O que Game of Thrones pode nos mostrar sobre liderança?
Game of Thrones em poucos anos se tornou uma das séries mais assistidas e esperadas de todos os tempos, a série tem muitos elementos de fantasia, como: dragões, zumbis (White-walkers) entre outros. Também há muitos elementos palpáveis e não palpáveis da realidade e a mais presente é a liderança.
Na 8º temporada de Game of Thrones é extremamente visível 3 tipos de líderes assim como é possível enxergar a reação dos subordinados de acordo com a mudança de líderes.
AVISO: Haverá muitos spoilers neste artigo.
Mudança de Líderes
A mudança de líderes é algo que afeta muito as pessoas de uma organização, ou no caso de Game of Thrones de toda uma população leal a um rei ou uma rainha.
Nas temporadas passadas de Game of Thrones, Jon Snow foi eleito com o Rei do Norte por todas as grandes casas do norte e também pelo Povo Livre, pois Jon Snow ganhou a confiança de todos em diversas batalhas e também pela sua habilidade de liderança.
Agora vamos supor que você conseguiu seu posto de líder com muito esforço e dedicação, e depois de pouco tempo você simplesmente indica uma pessoa nova que você acha melhor para o trabalho para tomar o seu posto. Como seus colaboradores reagiriam a essa decisão? Em Game of Thrones é visível o desgosto do povo do Norte para com a nova rainha autoproclamada Daenerys Targaryen.
Não tenha dúvidas que essa será a reação da sua equipe na mesma situação.
Os tipos de líderes da nova temporada
É possível ver em Game of Thrones 2 tipos de líder claramente, e entres eles estão os líderes Jon Snow, Daenerys Targaryen e Cersei Lannister.
1. Jon Snow o líder eleito
Jon Snow depois de muitas temporadas de lutas, guerras, treinamento e até reviver, conquistou a confiança de todo o norte de Westeros e de muitos outros que o seguiriam cegamente mesmo se fossem direto para a morte. Isso acontece muito no mundo corporativo. O líder eleito tem respeito e tem a confiança total de suas equipes.
A liderança do líder eleito pode nem sempre ser a melhor, mas seu time ainda tem confiança em suas escolhas.
2. Daenerys Targaryen a líder autoritária
Daenerys é um grande exemplo de liderança pois ela tem muitas qualidades diferentes de uma líder, ela pode ser classificada como “eleita” por causa de suas ações de libertação dos escravos, assim ela foi acolhida pelo povo de Meereen (Cidade de escravos). Mas nesse post estamos a vendo como a líder autoritária.
A líder autoritária é a líder que pode ser boa em sua função, mas que molda suas equipes de uma maneira extrema por meio de demissões, mudanças totais de equipe ou no caso de Daenerys Targaryen, a morte.
Daenerys e Jon são exemplos de liderança e de perseverança e na sério tudo caminha para uma batalha final com os dois líderes se juntando para acabar com a ameaça do sul, Cersei Lannister.
3. Cersei Lannister a líder autoritária carrasca
Cersei também é classificada como a líder autoritária, porém diferente de Daenerys. Cersei Lannister tem as piores intenções possíveis e faz de tudo para conseguir causa o máximo de dor e desespero possível. Isso se aplica a líderes autoritários que não se dão ao trabalho de compreender antes de ser compreendido, e que acham que se sua equipe não está do seu lado devem ser todos trocados por outro invés de investir tempo para adapta-los ao seu objetivo.
Conclusão
Game of Thrones é uma das melhores séries dos últimos tempos, abordando temas atuais com um ambiente medieval, elevando ao extremo tais temas. Um dos temas mais abordado é a liderança, sendo o desafio principal de todos os personagens da série subir ao trono de ferro, a fonte de todo o controle dos 7 reinos. Isso traduz também na briga para quem sentará na cadeira de gestor, coordenador, COO e CEO.
Não pare agora, leia mais os nossos conteúdos de liderança, execução, educação, pautas atuais e muito mais. Clique em um dos textos a baixo e continue.