7 verdades sobre o empreendedorismo que você precisa saber!
Sabemos o quanto tudo que gira em torno do empreendedorismo e do empreendedor se tornou bastante popular no mundo e também no Brasil, e com isso, muitos mitos também se espalharam junto. Isso atrapalha muitas pessoas que sonham em criar o seu próprio negócio, eles acabam deixando seus projetos no papel, e uma ideia que poderia revolucionar o mercado e a vidas de muitas pessoas são deixadas para trás.
Então, para te deixar um pouco mais informado sobre ente mundo e abrir a sua mente, acompanhe comigo esta leitura onde vou te mostrar alguns fatos muito importantes sobre o universo do empreendedorismo e do empreendedor que vão te ajudar a ter uma outra visão sobre este assunto, e quem sabe, te ajudar a abrir o seu próprio negócio. Vamos lá?
1. Não é necessário muito dinheiro para começar
Certamente, empreender com uma grande quantidade de dinheiro trás bastante segurança e aumenta a margem para poder correr mais riscos, podendo erras mais vezes e aprender com os erros, melhorando o produto ou serviço para o seu público, entretanto, ter muito dinheiro não é um pré-requisito para começar a empreender. Uma grande ideia, ótimos companheiros e força de vontade são os pontos que vão fazer realmente a diferença e dar o ponta pé inicial para o seu negócio.
Também é possível reservar um certa quantidade de dinheiro durante algum tempo, pedir empréstimo à bancos e familiares, ou, como muitos fazem, um investimento em família, onde todos são envolvidos no negócio, indiretamente e diretamente, dependendo do número de pessoas envolvidas, cada um é responsável por um setor do negócio.
2. Necessariamente, um empreendimento não te deixa rico
Muitos almejam o sucesso e a independência financeira, porém, nem todas as pessoas ao empreender se tornam pessoas ricas, empreender não é uma fórmula de enriquecimento imediato. Depende muito do tipo de negócio, do mercado, do produto e de outros fatores para que o negócio se destaque em meio aos outros, e se for uma ideia original, ainda é preciso que as pessoas a comprem, a ponto de se tornar uma inovação, uma negócio disruptivo.
Geralmente, um empreendimento leva cerca de 1 a 3 anos para começar surgir resultados positivos, abrindo possibilidade para o empreendedor ter mais estabilidade. A média de um salário de um empreendedor é de R$89.000,00/ano, e em um empreendimento maior, ele pode receber até R$250.000/ano.
3. Empreender não é assumir todos os riscos
Todos sabem que é preciso correr certos riscos para que se tenha um grande retorno, porém, os empreendedores aprendem com o tempo e experiência a calcular previamente os maiores riscos que podem correr para ter um equilíbrio entre Riscos x Lucros.
Mas não significa que não podem haver riscos incalculáveis, se não houvessem riscos, todas as pessoas seriam empreendedoras, pois o sucesso seria uma certeza. Os empreendedores se arriscam constantemente sem certeza do retorno, a diferença é que eles procuram limitar os riscos no início e acompanhar aqueles que tem mais possibilidades de sucesso.
4. Produtos melhores não gera sucesso imediato
Não importa o quão superior o seu produto é comparado ao da concorrência, se não houver uma campanha de marketing bem elaborada para o público certo, no local mais propenso a progredir, o sucesso se tornará muito difícil de ser alcançado e todo o projeto vai ficar estagnado, em um loop incalculável.
A chave para que um negócio decole é como você o anuncia, onde, quando e para quem, pois na maioria das vezes os empreendedores não começam com ideias originais, e sim com produtos já existentes com alguma melhoria ou benefício, sendo assim, é muito importante trabalhar no marketing do seu produto, estar no lugar certo, na hora certa e divulgar para as pessoas certas.
5. Empreendedores possuem muitos chefes
Aposto que você pensou que empreendedores não possuíam chefes e não respondiam a ninguém, mas não é verdade, todo mundo precisar reportar a alguém, e não seria diferente com empreendedores. Caso eles consigam investimento para o seu negócio, vão automaticamente responder aos seus investidores, portanto, os investidores e também o seu próprio negócio serão seus chefes, pois os empreendedores necessitam dar muita atenção para ambos, reportando-os várias vezes ao dia com informações sobre o andamento do negócio, sobre as vendas, sobre crescimento e muitas outras coisas.
6. Não é preciso uma ideia original
Muitos empreendimentos não saem do papel ou são abandonados no trajeto, por que as pessoas acham que precisam de ideias originais para que um negócio funcione, mas não verdade, basta que a ideia não viole as patentes e marcas registras de outra pessoa ou organização.
É possível empreender com um produto já existente, talvez com alguma melhoria ou custo-benefício melhor que a concorrência, mas o que de fato fará a diferença é o marketing do seu produto.
7. Empreendedores não trabalham 24 horas por dia
Muitos acham que o empreendedor por estar à frente do negócio e envolvido em todas as tomadas de decisões, acabam sendo sufocados pela rotina não sobrando tempo para lazer, família e vida pessoal, o que não verdade. É de extrema importância o comprometimento em um empreendimento, porém, não há nenhum impedimento ao organizar e equilibrar o seu tempo para ambos, como a rotina que envolva negócios, para a família e também para se desenvolver.
Conclusão
Empreender é um desafio muito grande para qualquer pessoal, é preciso dedicação, competência e muita flexibilidade para que seja possível fazer todo o negócio progredir e saber equilibrar o tempo com a família e vida pessoal. Esperamos que estes fatos que falamos acima tenham agregado valor para você e que possam te ajudar a planejar caso surja alguma ideia empreendedora.
Chegou até aqui? Não pare agora e continue a sua leitura! Leia os outros textos sobre empreendedorismo que nós temos aqui no blog da FranklinCovey!
Já pensou em ter uma reunião com especialista da FranklinCovey para desenvolver um diagnóstico junto com você e a sua empresa de graça? Você pode agendar essa reunião agora mesmo, entre em contato e saiba mais!