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Descubra as vantagens das habilidades sociais e saiba como promovê-las no seu negócio

Home Gestão e Administração Descubra as vantagens das habilidades sociais e saiba como promovê-las no seu negócio
Descubra as vantagens das habilidades sociais e saiba como promovê-las no seu negócio

Descubra as vantagens das habilidades sociais e saiba como promovê-las no seu negócio

Antes de tudo, você sabe o que significam habilidades sociais e o motivo pelo qual as empresas precisam desenvolvê-las? Ainda não? Então, vamos explicar! Esse termo se refere aos comportamentos sociais, em diversas categorias, que podem contribuir para uma melhor efetividade e qualidade das interações estabelecidas entre os colaboradores de uma organização, por exemplo.

É importante que as companhias desenvolvam tais habilidades sociais para que consigam ter harmonização nas atividades exercidas por todos que fazem parte do empreendimento. Veja algumas das vantagens: saber elaborar e responder perguntas; ser empático; iniciar, manter e finalizar as conversas; elogiar e aceitar elogios; emitir opiniões; aceitar críticas; pedir desculpas por atitudes grosseiras; saber expressar-se em público; elaborar e responder perguntas, entre outras.

Agora que já fizemos uma breve explicação sobre o assunto, que tal aprender algumas dicas de como desenvolver as habilidades sociais em seu negócio? Gostou? Então, continue a leitura!

Veja dicas para desenvolver as habilidades sociais na sua empresa

Como vimos, as habilidades sociais são muito importantes para qualquer empresa prosperar, tendo em vista a saúde do negócio e o bem-estar da convivência diária entre os colaboradores. É por isso que preparamos algumas dicas de como desenvolver as habilidades sociais na sua empresa. Confira!

Incentive a comunicação transparente

Para começarmos, a primeira dica é relacionada à comunicação. É fundamental que todos que fazem parte da companhia saibam dialogar da forma mais coerente possível, sem ruídos na interação. Todos devem ter um objetivo comum: o bem-estar da empresa para que o trabalho seja exercido de forma clara e objetiva.

Esse fator é importante e deve ser destacado, visto que uma organização, independentemente do segmento, só consegue ter boas habilidades sociais se mantiver uma comunicação transparente, para que inverdades não virem ‘notícia’. Por isso, é necessário que se incentive um bom diálogo entre todos os funcionários.

Realize o feedback

Além de incentivar uma comunicação transparente, realizar o feedback entre as pessoas do trabalho é muito válido. Se uma empresa busca progredir, ela precisa dar a devida atenção para quem faz parte dela, ou seja, seus colaboradores. Isso significa, entre outras coisas, que é preciso chamá-los para conversar e dar um retorno sobre como estão sendo realizadas suas atividades no ambiente profissional.

O feedback não deve ser realizado apenas para chamar a atenção para alguma atividade que foi desempenhada de forma insatisfatória. Pelo contrário, é preciso que as pessoas tenham o retorno também sobre o que foi feito com excelência e que, de alguma maneira, gerou valor para o empreendimento. Essa atitude faz com que todos sintam a importância do seu trabalho para o lugar de que fazem parte.

Sem deixar de ressaltar que o feedback deve ser verdadeiro, logo, nada de querer humilhar as pessoas ou fazer elogios para agradar. O importante é ser o mais transparente possível. Ao focar em comportamentos positivos, seja específico e lembre-se: dê o retorno no momento oportuno e de maneira individual.

Elabore testes de desempenho

Uma maneira bem interessante de medir como está o desempenho de sua equipe e, consequentemente, de suas habilidades sociais é realizando testes de desempenho. O melhor é que eles podem ser feitos de forma online, para que, assim, os resultados sejam divulgados em tempo real. Muito bom, não é?

Se você estiver pensando em medir as habilidades de atendimento ao cliente, por exemplo, é possível realizar testes de comunicação e resolução de problemas com seus colaboradores. Isso pode ajudar bastante a saber qual o nível de conhecimento das pessoas.

A partir disso, é possível fazer um planejamento estratégico para efetivar e melhorar o desempenho de todos, além de conseguir que a empresa gere mais lucro, visto que seus funcionários estarão mais produtivos e seguros no seu trabalho.

Realize treinamentos

Outra dica que vai ajudar muito para desenvolver as habilidades sociais na sua empresa é oferecer treinamentos contínuos. Aqui, nós não estamos apenas falando em cursos de capacitação das atividades mecânicas, mas das intelectuais e, principalmente, das sociais. Vamos concordar que de nada adianta seus funcionários serem excelentes em alguma atividade profissional se não têm um bom relacionamento interpessoal, não é mesmo?

Portanto, não deixe de realizar esses treinamentos contínuos, pois todos têm muito a ganhar com isso, tornando o ambiente mais agradável, em todos os sentidos: profissional e social. Agora, vamos ver mais uma dica para estimular o autoconhecimento? Confira no próximo tópico!

Estimule o autoconhecimento

O autoconhecimento é a chave para o sucesso profissional de qualquer pessoa, pois quem sabe dos seus limites, das suas habilidades e do seu temperamento, diante das situações de estresse, está bem mais preparado para ter o autocontrole e agir da melhor forma possível.

Com isso, é perceptível que uma pessoa que tem o autoconhecimento saberá trabalhar melhor, não é mesmo? Dessa forma, seu negócio só tem a ganhar. Então, não hesite em estimular o autoconhecimento por meio de avaliações e testes específicos para cada um que faz parte do empreendimento.

Saiba quais as vantagens da inovação organizacional

As inovações organizacionais ajudam a otimizar processos e a investir em soluções eficientes, por meio de estratégias de abordagem. Portanto, promover as habilidades sociais no negócio faz parte de um processo de inovação organizacional que gera grandes resultados para a companhia.

Elas têm importância tanto para as pessoas que têm grandes déficits quanto para as que desejam aprimorar suas competências sociais, já que tais habilidades são fundamentais para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Vimos, ao longo do artigo, que as habilidades sociais, como empatia, comunicação verbal e não verbal e precisão, são válidas em diversos contextos da vida. Assim, elas não podem e nem devem passar despercebidas entre as organizações e seus líderes, caso esses profissionais queiram ter um ambiente próspero e agradável.

Agora que você já aprendeu quais as vantagens das habilidades sociais e como promovê-las no seu negócio, que tal ficar conosco e aprofundar seus conhecimentos ao saber o que é inovação organizacional e como aplicá-la? Muito bom, não acha? Então, confira mais uma leitura fantástica e produtiva. Vamos lá!

Tags: Gestão e Administração
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