Treinamento EAD: será que vale a pena para o seu negócio?
Está pensando em fazer treinamentos com seus funcionários, mas não sabe se deve fazer de forma EAD? Em primeiro lugar, explicaremos o que significa treinamento EAD, que nada mais é do que uma forma de capacitar seus colaboradores a distância, ou seja, por meio de um notebook ou smartphone, por exemplo. Neles, geralmente, as pessoas assistem a aulas em vídeo, acompanhadas de algum material de apoio, como os e-books — espécies de livros virtuais.
Os treinamentos EAD são, muitas vezes, opções das empresas para oferecer um curso mais em conta para as finanças corporativas. Entretanto, é importante verificar se representam o ideal para seu negócio, visto que nem sempre a “economia” em real gera um retorno efetivo para o empreendimento. Pensando nisso, vamos destacar alguns tópicos para sanar todas as dúvidas em relação ao tema. Boa leitura!
O treinamento EAD não deve ser feito de forma isolada
Se você está pensando em fazer um treinamento de forma EAD apenas para economizar os gastos da organização, saiba que isso é um erro. Como já citamos no começo do artigo, é preciso saber o perfil da sua empresa para investir no treinamento adequado.
Além disso, sabia que esse tipo de capacitação, feita de forma isolada, não costuma gerar bons resultados? Pois é! A aprendizagem a distância requer mais esforço para aprender do que um ensino presencial, visto que o colaborador precisa ter uma atenção redobrada ao que está sendo transmitido na tela digital.
Além disso, o profissional não pode deixar que as distrações externas o desviem do seu aprendizado online, como mensagens de aplicativos, conversas paralelas na hora dos estudos e ligações que não sejam importantes. Todos esses são fatores que podem comprometer o rendimento da pessoa que está acompanhando a aula.
Por isso que é importante que o treinamento EAD seja aliado a um treinamento presencial, para que haja uma complementação entre ambos. Compreendido? Então, vamos adiante!
O ensino EAD pode não ser tão efetivo quanto os presenciais
Vimos que o treinamento EAD não deve ser feito de forma isolada, não é mesmo? Ele também pode não ser tão efetivo quantos os que são feitos presencialmente. No entanto, você sabe o motivo disso? Continue a leitura!
As capacitações EAD deixam muitas “brechas” para que os profissionais que estão passando pela aprendizagem venham a cometer falhas. Isso acontece porque, como já explanamos, mesmo que a pessoa queira, ela não consegue ficar 100% atenta ao que está sendo transmitido no treinamento, devido às distrações externas.
Além disso, mesmo que o profissional consiga ter um bom aproveitamento do curso, muitos deles são mal elaborados, ou seja, não abordam todos os conteúdos que devem ser explanados durante a aprendizagem, da mesma forma que boa parte deles está desatualizada e defasada. Não é porque o curso é a distância que deve ser preparado de qualquer forma, não é mesmo?
Os Cursos a distância podem desestimular os colaboradores
Muitos treinamentos representam uma forma de fazer uma “reciclagem” com os colaboradores, para que eles se atualizem sobre as atividades da empresa e do universo corporativo. Além disso, podem ensinar um profissional a ter um perfil de líder, a alcançar o autoconhecimento de suas habilidades sociais e profissionais, entre outros.
Entretanto, existem aqueles que são direcionados para os novos funcionários. Você já pensou em como é frustrante para um profissional que está chegando a uma empresa com todo “gás” ter que passar por um treinamento EAD sem fazer nenhum aprendizado prático? Imaginou? Então, é aquele velho ditado: “o que eu não quero para mim eu não faço para os outros”, concorda?
Além de isso tirar as expectativas dos novos funcionários, você já parou para refletir que, após um treinamento EAD, sem terem uma experiência prática efetiva, as pessoas podem não desempenhar suas funções com excelência? Isso mesmo! Isso pode, inclusive, gerar um efeito dominó e um maior impacto em todos os setores da companhia, deixando de promover um lucro satisfatório para o seu negócio.
Portanto, pense bem em como procederá nesse quesito e não tome nenhuma atitude precipitada. Mais um tópico finalizado! Vamos para o próximo?
A aprendizagem precisa ser escolhida de forma cuidadosa
Se você já está pensando em investir no curso de treinamento para seus colaboradores, mas ainda está na dúvida entre o presencial e o EAD, saiba que essa escolha deve ser feita de forma muito cuidadosa, pois ela pode decretar o sucesso ou fracasso da sua companhia. Tudo depende das escolhas do líder da organização.
Sendo assim, busque referências de empresas reconhecidas e veja como elas fazem seus treinamentos, o que gera resultado, o que dá retorno e o que faz elas serem empresas renomadas. Já pensou? Então, é necessário destacar que muitas dessas organizações realizam treinamentos In Company e costumam gerar muito valor para os negócios, sejam eles monetários, sejam eles interpessoais.
O treinamento In Company é a melhor solução para seu negócio
Agora que explanamos alguns tópicos sobre treinamento EAD, podemos dizer que os treinamentos presenciais — necessariamente os In Company — são a melhor solução para que seu negócio cresça. Entretanto, não basta ser qualquer treinamento, é necessário buscar a empresa que faz isso de forma clara, objetiva, com responsabilidade e compromisso com as pessoas.
Um exemplo do que estamos falando é a FranklinCovey, que é a melhor fonte de informação sobre treinamento corporativo. Por meio do seu site, é possível encontrar diversos artigos sobre esse e outros temas de grande importância para seu empreendimento.
Ela é uma empresa conhecida em mais de 160 países e exerce atividades de consultoria e treinamento In Company. Os seus clientes costumam ter resultados efetivos, a um custo acessível a empresas de vários tamanhos e segmentos. Além disso, sua metodologia é aplicada de acordo com os conteúdos produzidos por grandes nomes. Muito bom, não é mesmo?
Agora que você já sabe tudo sobre treinamento EAD e qual é essencial para sua empresa, que tal seguir as nossas redes sociais para aprender mais assuntos que vão ajudar seu negócio a ter mais sucesso? Estamos no LinkedIn, Facebook e Twitter!