Entenda a importância da liderança na transformação digital nas empresas
Ainda que muitos profissionais exerçam a função de liderança em uma organização, uma grande verdade é que nem todos conhecem verdadeiramente o papel de um líder no dia a dia corporativo. Na realidade, a grande maioria costuma associá-lo a posições de autoridade na hierarquia, sem considerar que, antes de tudo, um líder é aquele que sabe dirigir os seus liderados.
Indo mais a fundo, inclusive, essa mesma direção deve ser sempre no sentido do atingimento dos objetivos da companhia. Em outras palavras, o líder é, de fato, o elo de maior força entre os integrantes do quadro de pessoal e os propósitos definidos por uma corporação, já que a diferença determinante entre o fracasso e o sucesso de um negócio é a maneira como ocorrem a seleção, o treinamento e a gestão dos seus talentos.
Contudo, indo além — e considerando que vivemos, atualmente, um período em que os avanços e as inovações se dão em um ritmo altamente acelerado —, você já refletiu sobre a relevância da liderança na transformação digital nas empresas? Pois é acerca disso que trataremos neste post. Continue a leitura!
O que se pode entender por transformação digital?
Certamente, em algum momento, você já leu ou ouviu falar sobre a transformação digital. No entanto, ainda que seja tão evidente aos olhos de alguns que esse processo é inerente à era que vivemos nos dias de hoje, há quem acredite que essa concepção é uma ideia ligada ao futuro, a algo que ainda está por vir.
Bem, de forma simplificada, é possível definir a transformação digital nas empresas como um processo em que as companhias — dos mais diversos portes e dos mais variados segmentos de atuação — empregam a tecnologia com o intuito de aprimorar o seu desempenho e, com isso, alcançar resultados melhores. Ou seja, esse conceito está diretamente relacionado a uma mudança estrutural a ser implementada nas corporações.
Afinal, é a partir disso que a tecnologia passa a ocupar uma “posição estratégica” e central, não mais representando um elemento superficial no âmbito institucional. No entanto, fato é que tal transição não somente demanda tempo, mas também requer o emprego de recursos — e, nesse contexto, o sentido não se limita aos financeiros. Entretanto, por mais desafios que o processo envolva, é fundamental trilhar a jornada rumo à transformação digital.
No entanto, por que é importante que as companhias passem por esse processo?
Acima, destacamos que, mesmo que haja desafios a serem superados no caminho, a transformação digital nas empresas representa um processo do qual não se pode — e nem se deve — fugir. Diante disso, a grande questão passar a ser: por quê?
Inicialmente, é essencial compreender que, ainda que ela esteja, sim, diretamente relacionada à tecnologia, não se restringe somente à mera inserção de novos recursos tecnológicos. Trata-se, na realidade, de uma verdadeira revolução que ocorre tanto na conduta quanto na mentalidade de uma corporação. Ou seja, ao pensar em transformação digital nas empresas, há que se pensar também (para além da mudança estrutural de que falamos) em transformação cultural.
A partir desse entendimento, torna-se possível também compreender que, para que ela seja implementada de forma bem-sucedida, alguns pilares precisam ser observados. Como exemplos, é possível mencionar:
- o direcionamento do foco ao público-alvo;
- a implementação de uma cultura de feedbacks;
- a adoção de metodologias ágeis;
- a assunção de uma posição mais aberta a adaptações frequentes;
- a implementação de um mindset digital.
Você já parou para pensar que a transformação digital é algo que está acontecendo ao nosso entorno neste exato momento? O mercado passou (e ainda passa regularmente) por um sem-número de mudanças nos últimos anos e já não é uma novidade que os consumidores também tiveram os seus hábitos modificados. Hoje, mais do que nunca, eles buscam por empresas que ofereçam soluções tão eficazes quanto céleres para as suas demandas, a qualquer tempo, de qualquer lugar.
Nesse sentido, se a sua companhia não estiver prontamente preparada para atender às expectativas desses clientes, cada vez mais exigentes e conectados e igualmente prontos para procurarem a concorrência se não se sentirem devidamente valorizados, ela ficará para trás em pouco tempo. Por isso, pode-se dizer que a transformação digital não é uma escolha, mas, sim uma necessidade. Porém, diante disso, onde o líder “entra” nessa questão?
Qual é a importância da liderança na transformação digital nas empresas?
A complexidade operacional elevada fez com que os elementos relacionados à tecnologia ganhassem um “status” de obrigatoriedade no âmbito corporativo para as organizações que têm a pretensão de preservar a sua operabilidade no mercado. No entanto, o papel humano nesse contexto é algo que é, muitas vezes, deixado de lado em meio a tantas informações que parecem vir de todos os lados em simultâneo.
A verdade, porém, é que os líderes têm uma expressiva relevância quando o assunto envolve a transformação digital nas empresas, devendo assumir o papel de responsáveis pela adequação da governança corporativa como um todo. O intuito, nesse caso, é torná-la capaz de não apenas absorver as inovações, mas também de refleti-las no cotidiano do quadro de pessoal. Entretanto, não para por aí. Entre outras práticas, é também responsabilidade da liderança:
- manter-se atenta às movimentações que ocorrem no mercado de atuação da empresa;
- lançar um olhar cauteloso sobre os processos e as tendências que podem ser aplicáveis à corporação;
- engajar os colaboradores no sentido de estimular uma mudança de mindset, com o foco voltado às novas diretrizes adotadas pela organização.
Fato é que, a fim de que a tecnologia lance o negócio a um novo patamar em termos de performance e produtividade, o papel da liderança não somente é amplo, mas também determinante. A partir da visão macro dos profissionais que exercem essa função sobre esse processo de transição, torna-se viável dispor dos recursos necessários para introduzi-la no ambiente institucional de maneira natural, porém proveitosa, e priorizando sempre o valor estratégico do quadro de pessoal e a inteligência analítica de dados.
Como você pôde ver, não há que se falar em transformação digital nas empresas sem associar a sua implementação ao significativo papel da liderança nesse processo. Sendo assim, ainda que a concepção, inicialmente, seja naturalmente associada à tecnologia e aos seus avanços, o fator humano permanece indispensável para que a transição — que não mais representa uma escolha, mas, sim, uma necessidade — ocorra de maneira acertada.
A propósito, por falar em tecnologia e nos seus impactos no contexto corporativo, você já está convencido acerca das razões para utilizar a inovação a favor da sua organização? Pois reforce essa mentalidade lendo o nosso post sobre o tema!