Afinal, quais os perigos do estresse no trabalho?
O estresse no trabalho é algo muito comum no ambiente corporativo, sendo uma resposta física que o nosso organismo emite para um determinado estímulo. As pessoas se sentem pressionadas psicologicamente devido às metas a serem cumpridas, ao medo de perderem o emprego etc. Com isso, nosso corpo tende a reagir com a produção de alguns hormônios, como a adrenalina, a norepinefrina e o cortisol.
Além disso, a pessoa convive com alterações de humor, sem conseguir realizar as atividades do cotidiano de forma efetiva. Pensando nisso, vamos explanar melhor sobre os perigos do estresse no trabalho e como é possível evitá-los para melhorar a qualidade de vida! Continue a leitura!
Saiba como o estresse no trabalho prejudica o desempenho das atividades
O esgotamento causado pelo estresse no trabalho é algo que afeta, de forma significativa, o seu desempenho no ambiente corporativo, dificulta as relações interpessoais e aumenta o absenteísmo. Dessa forma, vamos apresentar, de forma detalhada, como esse problema afeta nossas vidas. Confira!
Dificuldade de concentração
Quando os funcionários estão estressados, eles têm maior dificuldade de assimilar o conhecimento e de se concentrar. A ansiedade e a irritação estão relacionadas ao estresse no trabalho, prejudicando o equilíbrio emocional no cotidiano. Isso traz consequências para nossa memória, dificultando o raciocínio e o nosso poder de tomar decisões corretas.
Nesse sentido, o profissional acaba se distraindo com mais facilidade e deixa de prestar atenção em como suas funções estão sendo desempenhadas, o que pode causar algum erro no processo de produção das atividades, trazendo prejuízos para a organização. Além disso, sem o poder de concentração, a pessoa pode até causar algum acidente de trabalho. Portanto, é preciso ter bastante atenção a esse fator.
Transtornos mentais
Esse ponto é muito importante, pois boa parte das pessoas sofre com algum transtorno mental ocasionado pelo estresse no trabalho. Entre eles: crises de ansiedade, depressão, síndrome do pânico, ataques de agressividade etc. Essas doenças têm ligação direta com o nosso estado psicológico e, muitas vezes, são de difícil diagnóstico.
Destaca-se que os problemas mentais podem dificultar as relações interpessoais com a equipe de trabalho, amigos e familiares, afetando toda a vida do indivíduo.
Problemas físicos
Como explicamos no tópico anterior, os transtornos mentais podem causar sérios problemas no nosso dia a dia. Contudo, é preciso ter atenção também aos fatores físicos decorrentes do estresse no trabalho. Alguns deles são: dor de cabeça, pressão alta, insônia, problemas cardíacos, gastrite, distúrbios dermatológicos, entre outros.
Esses fatores tendem a aumentar o absenteísmo e fazem com que os funcionários não consigam exercer suas atividades com excelência. Isso pode acarretar o não cumprimento das metas preestabelecidas pela organização, ou até mesmo algum acidente dentro da empresa.
Veja como o estresse pode ser evitado
Se você sofre com o estresse no trabalho, é fundamental que siga alguns passos para mudar essa situação de pressão no seu cotidiano. Entre eles: cuidar da saúde mental, ter uma comunicação mais eficiente, saber distribuir as tarefas e, acima de tudo, reconhecer quando as demandas estão além do que você pode produzir. Confira mais detalhes abaixo.
Cuide da sua saúde mental
É notório que todos nós sofremos com pressões no trabalho. Contudo, para evitar que elas venham a causar problemas nas nossas vidas, é preciso que cuidemos da saúde mental. Para isso, o primeiro passo é não pensar em coisas ruins que já fizeram parte do seu cotidiano ou que possam vir a acontecer em algum momento.
Quando passamos a remoer pensamentos negativos, ficamos em um ciclo improdutivo, em que as coisas não progridem. Uma dica para ajudá-lo é pegar uma folha de papel em branco e desenhar um círculo. Em seguida, escreva dentro dele o que você acha que pode ser controlado em sua vida.
Na parte de fora do desenho, coloque tudo aquilo que é incontrolável — esses fatores não devem preocupá-lo, pois você não pode fazer nada a respeito deles. Feito isso, busque deixar de fora dos seus pensamentos os problemas que estão ao redor do círculo.
Tenha uma comunicação mais eficiente
Quando nos comunicamos da forma correta, muitos problemas podem ser evitados no ambiente profissional. Portanto, caso não tenha como cumprir um determinado prazo de algum projeto, por exemplo, fale com seus superiores sobre isso da forma mais clara e transparente possível. Dessa forma, você garante uma comunicação mais eficiente e evita frustrações e estresse no ambiente laboral.
Saiba delegar tarefas
Sabemos que gerir uma empresa não é uma das tarefas mais fáceis, não é mesmo? Entretanto, é preciso que você tenha em mente que todos nós somos seres humanos e passíveis ao erro. Com isso, é fundamental que saiba delegar as tarefas corretas para seus colaboradores. As decisões devem ser sempre tomadas pensando no bem de toda a equipe. Para isso, não hesite em fornecer e aceitar ajuda das pessoas que trabalham com você.
Reconheça seus limites
Com a correria do dia a dia, muitas vezes não sabemos reconhecer nossos limites. Assim, quando nos damos conta, já estamos com esgotamento físico e emocional. Para que isso não acorra, tenha em mente que seu corpo não é uma máquina, ele tem limitações. Algumas dicas que você pode adotar na sua rotina são:
- manter uma alimentação equilibrada;
- não levar as obrigações do trabalho para serem feitas em casa;
- dormir na hora certa;
- reservar um momento para o lazer.
Como vimos, o estresse no trabalho é uma doença séria que, se não cuidada, pode levar a grandes problemas, como dificuldade de concentração, transtornos mentais e males físicos. Entretanto, tudo isso pode ser evitado quando reconhecemos nossos limites, cuidando na nossa saúde física e mental. A partir disso, conseguimos ter uma comunicação mais eficaz com a equipe, além de conviver melhor com todos que estão a nossa volta. Portanto, não deixe de prestar atenção aos fatores que citamos neste artigo e viva sem medo!
Agora que você já sabe quais os perigos que o estresse no trabalho pode causar, sugerimos que compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar seus amigos que estão passando pela mesma situação. É uma boa ideia, não acha?