Solução de problemas: entenda como essa habilidade vai impactar a sua carreira!
Já não é bem uma novidade que, nos dias de hoje, as soft skills — ou habilidades pessoais — são tão ou até mais importantes e valorizadas pelas empresas do que as hard skills — ou capacidades técnicas. A bem da verdade, o que tem havido nos últimos tempos é uma lacuna bastante significativa entre o que é esperado por parte dos recrutadores dos candidatos no mercado de trabalho e o que esses mesmos profissionais têm para oferecer.
No entanto, é importante dizer que, embora o início da jornada profissional seja o “timing ideal” para o desenvolvimento de soft skills, nunca é tarde para adquirir tais competências. Inclusive, essas habilidades são determinantes para a ocupação de posições de liderança, as quais geralmente não são preenchidas por jovens que estejam iniciando a sua jornada. O fato é que, atualmente, experiência e inteligência já não bastam.
Pensando nisso, nós elaboramos este post para tratar de uma skill em específico que tem o potencial de impactar expressivamente (e de forma positiva) a sua evolução profissional: a capacidade de solução de problemas. Continue a leitura e entenda do que se trata, qual é a sua importância e como desenvolvê-la!
O que é a habilidade de solução de problemas?
Mais do que nunca, a procura por profissionais que tenham a habilidade de solução de problemas vem aumentando. A razão para tanto reside, principalmente, no fato de que a tecnologia trouxe um sem-número de transformações para as mais variadas áreas profissionais — e, de modo geral, para a sociedade.
Nesse sentido, aqueles que almejam estar mais bem preparados para os desafios do mercado de trabalho, tanto o atual quanto o futuro, devem buscar o desenvolvimento da capacidade de ligar com contextos incertos e de se adaptar aos mais diversos cenários. Na realidade, quando falamos de solução de problemas, falamos de gerenciar situações nas quais as soluções até então conhecidas já não são aplicáveis.
Ou seja, trata-se de “pensar fora da caixinha” para, a partir disso, chegar a novas possibilidades de resolução. Nesse sentido, é possível afirmar que a habilidade de solução de problemas é, basicamente, uma competência que leva os profissionais a adotarem uma nova conduta diante das circunstâncias que se apresentam, como a existência de conflitos entre dois ou mais departamentos, a necessidade de lidar com um consumidor insatisfeito com um produto e/ou um serviço prestado etc.
Qual é a sua importância e quais são os benefícios para a vida profissional?
Inicialmente, há que se dizer que a capacidade de solução de problemas, segundo o Fórum Econômico Mundial, está presente dentre as 15 habilidades que estarão em alta até 2025 no mercado de trabalho. Esse fato, por si só, já revela a tamanha importância do seu desenvolvimento, especialmente para garantir um crescimento profissional contínuo e o acesso às novas oportunidades que surgirão nos próximos anos.
No entanto, a sua relevância não se limita a essa previsão. O período delicado de pandemia da Covid-19 acabou por reforçar mais ainda a dimensão que essa competência tem, seja na esfera pessoal, seja na esfera pública, seja na esfera privada. A verdade é que, quando tal aptidão não é bem desenvolvida, o mais comum é que as pessoas sejam “paralisadas” pelos obstáculos.
Ou seja, elas tendem a apresentar condutas associadas à ausência de coragem, o que, muitas vezes, faz com que tomem decisões rápidas, porém pouco — ou nada — efetivas. Por conseguinte, o resultado disso é, posteriormente, a busca por culpados ou a inclinação a enxergar todo o entorno de forma negativa, como se tudo conspirasse contra e nunca a favor.
Por outro lado, quem tem a competência vê os reflexos positivos na sua vida profissional, afinal, a habilidade de solução de problemas vai bem além de fazer escolhas acertadas para driblar contratempos simples do dia a dia no trabalho. A bem da verdade, trata-se da capacidade de criar soluções que fogem do convencional — ou seja, do lugar-comum — e, em simultâneo, une processos bem consolidados para resolver questões complexas e, por vezes, nem sempre bem definidas. Isso é justamente o tipo de manobra que se busca hoje.
Como é possível desenvolvê-la?
O mais recomendável sempre será o aprendizado contínuo, até porque o mundo também está em constante movimento, logo, sempre surgirão entraves novos a serem contornados por ideias inovadoras. Contudo, algumas boas práticas podem, sim, ser colocadas em ação no seu cotidiano a fim de desenvolver a habilidade de solução de problemas. A seguir, confira algumas das principais.
Não pare de estudar
A nossa primeira dica-chave complementa o que foi dito na abertura deste tópico acerca do aprendizado contínuo. A bem da verdade, diante das transformações constantes que surgem a todo momento, exigindo que as companhias inovem e adaptem-se, a melhor saída é buscar continuamente novos conhecimentos.
Nesse sentido, uma ótima alternativa é tornar a leitura um hábito. Inclusive, um excelente ponto de partida é a publicação “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes®”, que traz um processo testado e aprovado de crescimento tanto pessoal quanto interpessoal, com um impacto imediato, porém duradouro.
Seja resiliente
Nos últimos tempos, com certeza, a palavra-chave para o enfrentamento de tantas circunstâncias inesperadas é “resiliência”. Entretanto, isso também se aplica no contexto organizacional, pois, combinada com a persistência — que está muito ligada à ideia de não desistir mesmo quando a solução parecer distante —, a resiliência o manterá firme para suportar a “pressão” inerente à vida profissional.
Abandone a zona de conforto
Por fim, para refinar a sua habilidade de solução de problemas, é indispensável abandonar a sua zona de conforto, afinal, de que outro modo seria possível estar diante de problemas de maior complexidade? Nesse sentido, se os obstáculos não vêm surgindo naturalmente, que tal buscá-los, propondo-se, por exemplo, a atuar em projetos mais desafiadores? Enxergue essa iniciativa como uma oportunidade de desenvolver o pensamento analítico e crítico, tendo a chance de expor as suas ideias e, por conseguinte, trabalhar essa soft skill.
Como você pôde ver, em razão de o mundo estar em progressiva evolução, em um processo de transformação incessável, é fundamental ter foco na descoberta das melhores respostas para os entraves mais ininteligíveis provenientes dos cenários em contínua mudança. A habilidade de solução de problemas se trata justamente disso. Portanto, desenvolva-a e torne-se, cada dia mais, o tipo de talento que o mercado procura e valoriza.
Este post foi útil? Então, que tal aproveitar a visita ao blog para assinar a nossa newsletter e acompanhar as nossas próximas publicações diretamente da sua caixa de entrada?!