Saúde mental do trabalhador e qualidade de vida no trabalho: como cuidar desses aspectos?
Você já percebeu que quando acordamos dispostos, de bom-humor e com coragem para enfrentar os desafios as coisas acontecem melhor ao longo do dia? Para ter essa energia vital, precisamos estar bem física e emocionalmente.
Na vida profissional não é diferente. A saúde mental do trabalhador e qualidade de vida no trabalho são aspectos que toda organização precisa cuidar. Se preocupar com o bem-estar dos funcionários é dar as condições para o desenvolvimento de um bom trabalho de forma saudável.
Se você quer saber como transformar a vivência na sua companhia para que todos sejam produtivos, fique conosco! Neste artigo vamos mostrar como promover um ambiente sadio na empresa e os reflexos dessa prática no dia a dia da instituição.
Por que desenvolver ações de saúde?
As empresas precisam prezar pelo bem mais valioso que ela tem: as pessoas. De nada adianta contratar os melhores profissionais e disponibilizar as melhores ferramentas de trabalho se os funcionários não se sentem bem recebidos e felizes no serviço.
Contar com o suporte da instituição em todos os momentos é fundamental para que o colaborador enfrente as adversidades e consiga entregar o seu melhor. Por isso, a preocupação com a saúde deve ser uma prioridade para o RH (Recursos Humanos).
Uma companhia que investe na saúde mental do trabalhador e qualidade de vida no trabalho promove o crescimento pessoal e o amadurecimento emocional. Dessa forma, o colaborador constrói uma estrutura psicológica capaz de suportar as cobranças e o stress do mercado competitivo em que está inserido.
Um empregado que tem esse acompanhamento consegue resolver conflitos com mais facilidade, sente-se motivado e trabalha engajado. Cuidar da saúde da equipe é investir no comprometimento e aumentar o nível da entrega.
A qualidade de vida no trabalho é medida pelo grau de satisfação do colaborador com a função que exerce e o ambiente em que trabalha. Por isso, melhorar a vivência na empresa é demonstrar que a instituição se preocupa não só com a sua performance, mas também com seu bem-estar.
Quais os impactos das ações de saúde?
A felicidade no trabalho gera uma série de benefícios para a instituição. Criar um ambiente produtivo passa por ter um bom clima no escritório e construir uma relação respeitosa e de confiança entre os colaboradores e também com os gestores.
Nesse sentido, o Recursos Humanos precisa assumir a política de promoção de saúde mental do trabalhador e qualidade de vida no trabalho. É o RH o responsável pela gestão de pessoas e precisa partir desse setor o trato humanizado.
Com as condições adequadas, a equipe conseguirá ter dedicação e foco no trabalho. Um time motivado e engajado atinge um patamar acima da média. O clima organizacional é um dos aspectos que mais influencia na produtividade.
Sem falar que o nível de satisfação alto e o bom ambiente diminuem consideravelmente o afastamento por doenças psiquiátricas e a rotatividade de profissionais. Com o turnover menor, consequentemente, se reduzem os custos que esse problema traz com o procedimento de demissão e o processo de recrutamento e treinamento de novos servidores.
Da mesma forma, o número de faltas e a taxa de absenteísmo caem vertiginosamente. Quando o escritório é um local de acolhimento, onde as pessoas têm bons relacionamentos e compartilham os valores da empresa, os profissionais não são apenas empregados, eles se sentem verdadeiramente parte da instituição.
Como aplicar na minha empresa?
Para realizar a transformação necessária, o RH precisa tomar atitudes que venham ao encontro da promoção da saúde mental do trabalhador e qualidade de vida no trabalho. Confira a seguir quatro dicas de como começar a implementar essa mudança.
Pratique a comunicação
O principal problema de uma grande parte das organizações é a falta de comunicação. Quando não se tem um fluxo de informações eficiente os setores se sentem desguarnecidos. A troca de experiências é muito importante para que os departamentos trabalhem de forma integrada.
Uma boa pedida é ter uma rede social corporativa. Com uma plataforma que faz a nutrição de informações e proporciona a troca de mensagens em tempo real, os colaboradores terão uma ferramenta útil para se comunicar e construir soluções juntos.
Promova a saúde mental fora do trabalho
Todos gostam de um bônus financeiro, mas já pensou em incluir benefícios que vão além de dinheiro. Premie um bom desempenho com um dia no spa ou então uma viagem com a família para um local de lazer como um hotel fazenda ou um parque aquático, por exemplo. Ações como essas fogem do trivial e chamam a atenção dos colaboradores para o cuidado que a empresa tem com eles.
Além disso, os funcionários têm suas obrigações e nem sempre sobram recursos para investir em passeios, mas quando o reconhecimento vem com a possibilidade de realizar uma atividade como essa, eles com certeza não deixarão de ir. Momentos como esse são importantes para a saúde mental e quando a instituição proporciona isso, a imagem perante o público interno melhora muito.
Tenha um plano de carreira estruturado
A ascensão profissional também faz parte da qualidade de vida no trabalho. Enxergar a perspectiva de crescimento dentro da organização motiva a equipe. Quando se tem como meta a promoção, os esforços convergem para conquistar esse objetivo. Tão importante quanto definir o plano de carreira é demonstrar o que é preciso para subir hierarquicamente.
Por isso, além do organograma de funções, deixe claro os critérios que serão determinantes para conceder a promoção. Assim, os funcionários saberão exatamente o que foi levado em conta para a escolha e quando alguém for promovido evitará o descontentamento dos outros colaboradores.
Disponibilize um ambiente confortável
Chegar ao escritório e encontrar um local limpo e organizado faz toda a diferença. Entrar em um ambiente que está um caos impacta negativamente a produtividade e a qualidade de vida no trabalho.
Adeque o imóvel e a mobília para acomodar bem a equipe. Escolha um local arejado, instale um ar condicionado para combater o forte calor, tenha cadeiras com ergonomia e artigos como descanso para pé e suporte para monitor. Tudo isso colabora para o conforto e a saúde do colaborador
Prover a saúde mental do trabalhador e a qualidade de vida no trabalho é dever das boas organizações. Agora que você tem as informações necessárias para cuidar do bem-estar dos seus funcionários, é fundamental envolver os gestores da companhia no processo.
Contar com profissionais capacitados e sensíveis a essas questões em posições de liderança é encarar o assunto como ele deve ser visto. Encontrar um gestor que contribua para um ambiente leve e que dê boas condições de trabalho é promover o bem-estar.
Gostou deste conteúdo e quer receber artigos como este direto no seu e-mail? Então assine nossa newsletter e receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog!