Saiba como cuidar da saúde mental do trabalhador da sua empresa
Já pensou que algum funcionário da sua empresa pode estar passando por um problema psicológico devido ao estresse no ambiente de trabalho? Pois é! A depressão é um dos fatores que tem afastado muitas pessoas das organizações. Por isso é fundamental que a companhia saiba cuidar da saúde mental do trabalhador, para que ele exerça seu cargo com mais motivação, satisfação e empenho em suas atividades cotidianas.
Pessoas mentalmente fortes têm um alto nível de realização no ambiente corporativo. Portanto, é preciso que o empreendedor esteja “por dentro” desse assunto para evitar que sua equipe adoeça. Para começar, vamos conferir quais são os ambientes de trabalho em que há maior pressão? Fica com a gente!
Confira os ambientes de trabalho de maior pressão
Para saber investir na saúde mental do trabalhador da sua empresa, antes de tudo, é preciso saber se seu empreendimento está entre os negócios que geram maior pressão nas pessoas. Confira, a seguir, quais são eles:
Startups
Quem trabalha em startups deve estar preparado para assumir múltiplas responsabilidades em um projeto. Além de ser proativo, ter foco e comprometimento. Não é à toa que há uma grande pressão nesses ambientes de trabalho.
Empresas tradicionais
As empresas tradicionais também estão nessa lista das organizações que geram grande pressão nos trabalhadores. O setor que é muito conhecido entre as pessoas é o do telemarketing. Ele é um dos campeões em afastar trabalhadores do ambiente de trabalho, devido às constantes pressões psicológicas que sofre.
Multinacionais
Grandes empreendimentos costumam ter um grau de responsabilidade bem maior do que os de pequeno porte. Isso acontece pelo fato dos funcionários precisarem ter mais atenção com o serviço/produto que estão desenvolvendo, já que atingem um número maior de clientes do que os outros empreendimentos.
Com isso, se algum colaborador cometer uma falha, pode gerar grandes prejuízos a todo o negócio, o que acaba acarretando uma grande pressão psicológica em todos que estão envolvidos no desenvolvimento da empresa.
Bancos
Esse setor também gera muitos problemas na saúde mental do trabalhador. Já pensou na pressão que o funcionário tem ao precisar lidar diariamente com dinheiro de outras pessoas? Para trabalhar nesse ramo, não é preciso apenas ser bom em matemática, mas é fundamental ter bastante atenção e muito equilíbrio emocional. Isso é essencial para que evitem erros no pagamento.
O profissional dessa área vive em constante pressão, visto que se faltar algum dinheiro no caixa, por exemplo, ele sabe que será responsabilizado. Essa situação pode acarretar até em uma demissão por justa causa, dependendo da situação.
Veja quatro dicas de como melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho
Promova as relações internas
A comunicação é um dos fatores essenciais para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. O gestor deve promover um ambiente harmonioso entre seus colaboradores, com diálogos, por meio de pausas durante o expediente.
Promover as relações internas são fundamentais para que a comunicação flua de forma mais eficiente, sem ruídos. Com isso, evita-se falhas na comunicação, desgastes desnecessários, perda de tempo e energia. Dessa forma, as pessoas conseguem ser mais produtivas e satisfeitas com suas atividades.
Saiba mediar conflitos
Um bom gestor, não só dá ordens, mas também sabe qual a hora certa de mediar os conflitos existentes. Não estamos falando aqui apenas de divergências entre funcionários, mas de saber quais são as principais frustrações da sua equipe. É fundamental conversar com cada um e saber os seus medos e os seus incômodos dentro da empresa, para tentar solucioná-los da melhor forma.
Já pensou em reduzir o horário de expediente daquele funcionário que chega atrasado na faculdade, para ajudar na sua qualidade de vida? Ou fazer uma caixinha de sugestões de possíveis melhorias para a empresa, com opinião de toda equipe? Tome esses pontos como exemplos e saiba mediar os conflitos da forma correta.
Desenvolva as habilidades de liderança
Saber promover as relações internas e mediar os conflitos são habilidades de liderança do gestor de equipes. É preciso saber desenvolvê-las da melhor forma para ser um bom líder dentro da companhia.
Portanto, é preciso que valorize a saúde mental da equipe, dando “o melhor” para os funcionários, incentivando o engajamento de todos. Além disso, é necessário saber gerenciar os custos e ter responsabilidades. Para que isso tudo seja possível, é essencial que o líder também seja uma pessoa otimista, que tenha pensamentos positivos.
Não é porque seu negócio está com problemas que você vai descontar nos colaboradores, não é mesmo? É necessário que se tenha discernimento para gerir uma empresa, sem arrumar culpados para o que está dando errado. Para isso, busque motivar sua equipe, dessa forma todos vão perceber que são peças importantes, cada um com seu talento.
Invista em tecnologia
Ter uma boa tecnologia no ambiente de trabalho ajuda, significativamente, o desempenho das atividades dos colaboradores do negócio, visto que as pessoas passam a contar com softwares que otimizam o desempenho das funções. Quando os funcionários passam a utilizar equipamentos que ajudam a melhorar seu desempenho, consequentemente, eles se sentem mais realizados com seu cargo.
Portanto, não deixe de investir nesse tipo de aprimoramento, para que seus colaboradores possam evoluir, trazendo maiores resultados para o empreendimento, além de garantir o bem-estar da equipe. Com isso, todos saem ganhando: o gestor, o empreendimento e os funcionários.
Contrate uma consultoria que ajude na saúde mental do trabalhador
Garantimos que essas dicas vão ajudar muito na saúde mental do trabalhador da empresa. Mas, não é só isso! Para ter certeza que tudo ocorra da melhor forma possível, é fundamental que conte com a ajuda de uma consultoria. Ela tem o papel de oferecer treinamento In Company para todos os seus funcionários, ajudando a formar líderes e pessoas felizes com o seu trabalho.
Viu como é importante contar com uma consultoria para melhorar a saúde mental do trabalhador? Então, não deixe de ajudar seus funcionários. Faça sua empresa crescer junto com os colaboradores. Evite que seu negócio fique mal visto por seu público interno e externo. Dê atenção a quem são seus primeiros clientes. Dessa forma, tudo fica bem: funcionários felizes, motivados e que geram resultados significativos.
Gostou do artigo sobre como cuidar da saúde mental do trabalhador da sua empresa? Apostamos que sim! Então, que tal deixar seu comentário para sabermos mais como o ajudamos nessa jornada? Queremos conhecer você!