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Rotina de RH: 6 dicas essenciais para diminuir custos

Home Gestão e Administração Rotina de RH: 6 dicas essenciais para diminuir custos
Rotina de RH: 6 dicas essenciais para diminuir custos

Rotina de RH: 6 dicas essenciais para diminuir custos

Algumas pessoas ainda têm um conceito inadequado das funções do Recursos Humanos e pensam que se trata de um departamento que cuida somente de aspectos burocráticos da empresa. Porém, a rotina de RH envolve responsabilidades que vão bem além do controle dos horários, registro dos funcionários e aspectos desse tipo.

O RH passou a promover ações para aumentar a motivação dos colaboradores e promover a retenção dos talentos, criar planos de carreira interessantes para os profissionais e várias outras atividades que melhoram (e muito) a relação entre o empregado e o empregador.

Neste post, você entenderá como é importante ter uma boa gestão em RH e descobrirá 6 dicas valiosas de como reduzir custos sem permitir que a qualidade seja afetada. Entenderá também, como o employee experience pode colaborar nessa tarefa. Siga conosco e aproveite a leitura!

Qual a importância de uma gestão correta na rotina de RH?

Como todo departamento, se não houver uma gestão correta no RH, isso pode gerar um grande prejuízo para a empresa. Nesse caso, como estamos falando de gestão de pessoas, que é responsável por controlar, gerenciar equipes, executar tarefas, se o setor não for bem administrado, pode comprometer o sucesso de toda a organização.

Em um departamento tão essencial, pode ser complicado ter que diminuir custos, porém, em momentos de crise, os gestores se deparam com essa necessidade. Para saber como executar a tarefa sem comprometer a qualidade da empresa, primeiro, precisamos entender quais são os custos em RH.

Absenteísmo dos funcionários

Faltas justificadas ou não, atrasos, atestados médicos e odontológicos, saídas antecipadas —tudo isso compromete o rendimento do funcionário e, consequentemente, a produtividade da empresa.

Taxa de rotatividade ou turnover

Substituir funcionários a todo momento sai muito caro para uma organização. Então, quando essa taxa está alta, é sinal de que existem problemas na gestão do RH.

Pagamentos e reajustes de benefícios

Cortar benefícios nunca é uma boa solução. Então, encontrar operadoras que possam oferecer os serviços com preços que estejam de acordo com a capacidade financeira da empresa é sempre uma boa ideia.

Obrigações previdenciárias e trabalhistas

Não há como fugir delas. No entanto, existem vários benefícios, como isenções e incentivos para empresas que cumprem as leis corretamente. Um RH com uma boa gestão saberá trazer essas recompensas para a empresa.

Como reduzir custos na rotina de RH?

Para tornar a empresa mais competitiva no mercado e aumentar sua lucratividade, reduzir custos é uma necessidade. Dessa forma, o dinheiro pode ser investido em melhorias que levem a empresa a crescer.

Entretanto, essa redução deve ser feita com cuidado para produzir os efeitos desejados e não resultar em perda da qualidade. O RH é o departamento estratégico nessa hora e pode gerar uma boa economia. Conheça 6 dicas de gestão que podem colaborar para a redução de custos de uma organização.

1. Aumente a satisfação dos funcionários

Colaboradores satisfeitos trabalham melhor e produzem mais. Isso é fato. Invista na resolução de conflitos no ambiente laboral, ofereça treinamentos e o desenvolva lideranças. O trabalhador deve sentir que é importante para a empresa e que ela se preocupa com ele.

2. Promova atividades de treinamento e capacitação apropriadas

Manter os profissionais sempre atualizados e com as ferramentas necessárias para exercerem um bom trabalho é fundamental para atingirem excelentes resultados. Diante disso, investir em treinamentos constantes e aliados à tecnologia deve ser uma preocupação presente em uma empresa que pretende ser competitiva e estar à frente no mercado de trabalho.

3. Tenha maior objetividade na hora da contratação

Contratar a pessoa com as habilidades certas para executar a função mais adequada a ela é o primeiro passo para o sucesso. Esse profissional fará sua tarefa de forma eficiente, com qualidade e no tempo certo. Tudo isso garantirá uma boa produtividade para seu trabalho. Uma contratação apropriada significará um trabalhador motivado e satisfeito.

4. Defina metas de produtividade para as equipes

Essa é uma estratégia indispensável para manter a equipe motivada, mas tenha em mente que as metas devem ser, ao mesmo tempo, desafiadoras e alcançáveis. Elas também servem para medir o progresso de maneira geral.

Para defini-las, tenha certeza de seguir os passos abaixo:

  • ouça os envolvidos, aqueles que terão de alcançar as metas;
  • ofereça o suporte necessário para que elas possam ser alcançadas;
  • estabeleça métricas para acompanhar e avaliar essas metas.

5. Considere a terceirização de algumas áreas

Centrais de atendimento, serviços de segurança e limpeza são áreas que costumam ser terceirizadas. Os custos desses funcionários são por conta da empresa contratada, inclusive, o treinamento. Então, o profissional já vem capacitado para executar sua função.

Para ter certeza de que não terá aborrecimentos, pesquise muito sobre a empresa que está contratando e faça os cálculos para ver se realmente vale a pena fazer a terceirização. É interessante promover uma integração entre os funcionários da sua empresa com os terceirizados. Assim, você garante maior comprometimento no trabalho e melhores resultados.

6. Otimize a jornada de trabalho

Lembra-se da contratação do funcionário certo para a função certa? Ela influencia aqui também. Ele fará seu trabalho em menos tempo, evitando o pagamento de horas extras e o retrabalho. O colaborador focado em apenas uma tarefa de cada vez se torna mais produtivo.

Se não há trabalhadores fazendo horas extras, também é reduzido o custo com contas de luz e água. Isso sem falar que ele ainda terá maior qualidade de vida, pois poderá passar mais tempo com a família ou aproveitar o tempo para fazer cursos de qualificação profissional.

Qual a importância do employee experience na redução de custos do RH?

Muito discutido no momento, o employee experience se refere ao modo como a empresa trata seus funcionários, desde sua contratação até sua dispensa. É a preocupação em oferecer um bom ambiente de trabalho, uma cultura organizacional, boas lideranças, planos de carreira, incentivos e outros aspectos que proporcionem boas experiências aos seus profissionais.

Essa preocupação deve ter o objetivo de gerar maior engajamento, satisfação, motivação e diminuir as taxas de turnover e absenteísmo. Dá para entender como ele é importante na redução de custos de uma organização.

Depois de compreender como é fundamental manter uma boa gestão na rotina de RH e aprender a reduzir custos, só falta mesmo colocar tudo em prática e levar todos esses benefícios para sua empresa!

Quer saber mais sobre a importância do employee experience para uma organização? Então, leia este outro conteúdo e aprenda tudo sobre o assunto!

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