RH 4.0: a revolução industrial transformando a gestão de pessoas
A evolução constante das tecnologias gera a necessidade de as empresas capacitarem as pessoas para lidarem com essas mudanças e, mais do que isso, usá-las como aliadas no crescimento de negócios. Esse é o caso do RH 4.0.
O novo RH traz contribuições importantes para o mundo organizacional, e todo negócio precisa se preparar para implementá-lo. A cada novo passo que a área de TI dá, mais impacto isso tem no mundo das organizações. Por isso, é preciso fazer parte dessa evolução a fim de se adaptar à nova realidade.
Mas não é só se adaptar, é necessário tornar-se relevante em meio a essa transformação, gerando valor para a empresa e ganhando vantagem competitiva. Isso começa na gestão da organização, no alinhamento entre pessoas e objetivos, na cultura, no perfil comportamental e nas ações internas e externas. Esse alinhamento é o que vai proporcionar crescimento individual e coletivo às equipes de trabalho e, consequentemente, à organização.
Entenda agora como fica a gestão a partir do RH 4.0, o que é esse conceito e que mudanças ele traz para as empresas!
De onde surgiu o RH 4.0?
Hoje, vivemos a chamada Revolução 4.0, que se caracteriza por uma mudança na indústria com origem no avanço tecnológico, assim como em todas as outras revoluções. No entanto, cada um desses momentos carrega características singulares, bem como avanços específicos.
No caso da quarta revolução, estima-se que o impacto na indústria será ainda mais significativo, visto que se dá devido ao conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico ao virtual. Por meio de sistemas cyber-físicos, o nível de integração entre equipamentos, pessoas e a rede gerou uma nova inteligência.
É a inteligência artificial propriamente dita atuando nos negócios em funções cotidianas e estratégicas.
Nesse sentido, surge também o RH 4.0, que é o RH inserido nessas mudanças e com papel ativo na transformação digital dentro do mundo organizacional.
Que ferramentas estruturam o RH 4.0?
Como se trata de uma gestão alinhada com a revolução tecnológica, existem recursos e ferramentas que viabilizam a atuação desse novo RH. Além de uma mudança profunda de mindset, essas ferramentas representam parte essencial da alteração. Veja, a seguir, quais são elas!
Internet das Coisas
O conceito de Internet das Coisas trabalha com o modelo de conectar os objetos entre si e com a internet, a fim de gerar inteligência a partir dessa interação. Essa conexão permite a troca de informações que facilitam as tomadas de decisões, desde as mais simples, como ações diárias, até aquelas mais estratégicas, de médio e longo prazos.
Um exemplo prático do uso desse recuro é o emprego de sensores em materiais estocados para o controle e o monitoramento logístico. Por meio desses sensores, é possível ter informações de localização e controle dos níveis de estoque de uma empresa que necessite de algum tipo de material.
Computação em nuvem
A computação em nuvem é outra ferramenta essencial para o RH 4.0. Migrar os sistemas da empresa para a nuvem traz inúmeras vantagens. Além de uma diminuição de custos significativa, com instalações e técnicos em TI, ela traz mais produtividade para as equipes, segurança de dados, economia de espaço físico, dentre outros.
A área de recrutamento e seleção é uma das que podem ser beneficiadas pela nuvem. Hoje, existem programas que analisam perfis e currículos e facilitam as decisões do recrutador. Em vez de buscar informações fragmentadas em diferentes formatos, o RH pode contar com uma única fonte que integra todos os dados mais relevantes para uma triagem ou até para a análise de perfil.
Outra vantagem se dá em relação às funções ditas de departamento pessoal, aquelas mais específicas e voltadas para suporte e gestão de documentos de colaboradores.
Com uma solução em nuvem, como um aplicativo instalado no smartphone do colaborador, é possível acessar documentos, comunicar e justificar faltas ou atrasos, anexar atestados digitalizados e quaisquer outras atualizações que, antes, deveriam ser feitas manualmente por analistas e profissionais do RH. A eficiência trazida pela nuvem é uma das características mais relevantes para as empresas.
Big Data
O uso de informações geradas pela interação com tecnologias é o trabalho do Big Data. Há uma série de dados extraídos de dispositivos que podem ser úteis para os negócios na tomada de decisões comerciais, institucionais e estratégicas. Essa geração de valor a partir de dados é uma outra característica do RH 4.0 e que conta com o apoio dessa importante ferramenta.
Softwares de RH
A automatização de processos é uma necessidade que anda junto à utilização de softwares, que, em sua maioria, estão alocados na nuvem, justamente pelas facilidades que destacamos.
O novo RH oferece a possibilidade de automatizar funções e centralizá-las em uma única plataforma. Algumas dessas funções possíveis nos softwares específicos para o setor são:
- mensurar resultados de colaboradores;
- realizar a própria análise de desempenho por meio de metas preestabelecidas;
- definir um sistema de recompensas para as melhores performances;
- propiciar o gerenciamento de projetos de equipes a distância;
- criar agendas e cronogramas de tarefas;
- realizar a gestão do ponto e o cálculo de horas;
- trabalhar com indicadores.
Todas essas funções em uma mesma plataforma representam um passo importante em direção à eficiência e à constante melhoria dos processos e da performance de equipes.
Quais são as principais mudanças que esse conceito traz para a empresa?
A partir dessa mudança de posicionamento do RH e das ferramentas que possibilitam isso, vamos mostrar algumas das principais transformações que ocorrem nas empresas que implementam o RH 4.0.
Processos online
A substituição de programas instalados em máquinas e processos manuais por sistemas virtuais é uma dessas mudanças que trazem a diminuição da burocracia e a otimização do tempo, de recursos e do espaço físico.
Portanto, aquele setor lotado de papéis, com pilhas de currículos e documentos espalhados em cada gaveta não é mais uma realidade necessária. A automatização de processos e a substituição de programas por softwares online é o primeiro passo para ingressar no RH 4.0.
Liderança 4.0
Outra mudança significativa na gestão de pessoas do novo RH é a liderança. Hoje, bons líderes não são aqueles que mandam, mas os que estimulam o desenvolvimento da sua equipe e conseguem atingir resultados e, até mesmo, superá-los.
No entanto, um ponto essencial desses novos líderes no RH 4.0 é desenvolver uma mentalidade voltada para o digital. Já existem especialistas chamando isso de empoderamento digital, cujo processo já ocorre em escolas, com jovens, e em empresas de diversos segmentos.
Trata-se da capacidade de transformar a sua realidade por meio da tecnologia. Quanto mais empoderados digitalmente os colaboradores estiverem, melhor será seu desempenho e mais benefícios isso trará para os negócios.
Como se pode ver, a base de todas as mudanças do RH tradicional para o 4.0 é composta da tecnologia e das relações humanas. É preciso haver tanto uma mudança cultural nas organizações, criando abertura para o digital, quanto a inserção de ferramentas compatíveis com esse novo momento.
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