Programa de incentivo: saiba como ele pode contribuir para a sua equipe
Quer fazer seu negócio prosperar com uma equipe mais engajada? Saiba que o programa de incentivo é uma ótima solução para sua empresa progredir. Mas o que significa isso? Calma, vamos explicar!
Ele consiste em políticas adotadas para encorajar os parceiros de negócios e a equipe interna da organização. Alguns dos benefícios que o programa de incentivo proporciona são: colaboradores mais engajados, melhoria do clima organizacional, metas sendo atingidas com mais facilidade, melhor desempenho dos funcionários e, consequentemente, maior lucro para o negócio.
Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas de como implementar um programa de incentivo que pode contribuir para sua equipe de maneira eficiente. Boa leitura!
Conheça bem as necessidades dos colaboradores
Antes de tudo, é preciso entender as necessidades dos seus colaboradores, ou seja, saber o que eles precisam para exercer suas funções satisfatoriamente. É preciso estar atento ao que seus funcionários andam falando na empresa, por isso, busque escutá-los.
Vá ao encontro de sua equipe, pergunte quais são os seus questionamentos, faça uma pesquisa de satisfação interna para entender, detalhadamente, os pontos positivos e os que precisam de melhorias. Dessa forma, você saberá como implementar o programa de incentivo da maneira mais eficiente possível.
Com essa pesquisa na mão, é hora de começar a estimular as metas com toda a equipe. Veja como fazer no próximo tópico!
Estimule metas
Uma das principais propostas de um plano de incentivo é estabelecer bonificações por meio do cumprimento de metas predeterminadas pela empresa. Para isso, é importante criar metas factíveis e claras, algo que esteja ao alcance de todos os colaboradores da organização. Nada de lançar objetivos inatingíveis.
Não esqueça de verificar se toda sua equipe está ciente do plano de metas a ser alcançado. É necessário ser transparente com todos para evitar “ruídos” na comunicação. Para uma melhor compreensão, reúna as pessoas e seja bem explícito, por exemplo: “caso as vendas ultrapassem os 6%, os funcionários serão contemplados com uma bonificação de R$ 700”.
Essa explicação ficou clara para você? Ótimo. Agora, o que é preciso fazer se o colaborador não atingir as metas? Confira a resposta no próximo tópico.
Ofereça feedback para os funcionários que não atingirem as metas
Já vimos como estimular as metas, não é mesmo? Agora, se elas não forem alcançadas, a estratégia deve ser outra. Nada de dar “bronca” nos funcionários: a ideia é agir como um líder que ajuda no crescimento da empresa e de sua equipe, propondo soluções — e não criando problemas.
Portanto, invista no feedback positivo. Não atingir as metas não é algo fora do comum. Isso é normal, apesar de não ser o esperado pelos gestores da companhia. Entretanto, faz parte do processo de qualquer empresa. É preciso estar preparado para ganhar e também para perder.
Por isso, chame os funcionários que não alcançarem as metas para conversar, individualmente, e procure entender quais foram suas dificuldades para atingir os objetivos propostos. De acordo com a resposta, busque estratégias para solucioná-las e não esqueça de motivar os colaboradores a não desistir no primeiro tropeço, pois perseverar faz parte de uma equipe de sucesso.
Estabeleça premiações de acordo com a realidade da empresa
As premiações são algo de muito valor para as pessoas que fazem parte da empresa, pois elas sentem que seus esforços estão sendo recompensados de alguma forma. A empresa está reconhecendo seu grau de importância para a saúde da empresa. Por isso, tome cuidado na hora de estabelecer as premiações.
É importante oferecer como prêmio ou bonificação apenas aquilo que condiz com a realidade do negócio. Se sua empresa é de grande porte e pode oferecer viagens internacionais para todos os funcionários, ótimo. Caso contrário, verifique como andam as contas da organização e o que cabe no orçamento naquele momento.
Uma boa dica é investir em ações de endomarketing. Muitas companhias já as adotam, e elas costumam ser bem avaliadas pelos funcionários. Não sabe do que estamos falando? Fique tranquilo! Abordaremos o tema logo abaixo.
Promova ações de endomarketing
Quando falamos em ações de endomarketing, estamos nos referindo às medidas adotadas com a intenção de aumentar o bem-estar e a retenção de talentos na empresa. Uma das suas principais ações é incentivar a compensação não somente por resultados.
É importante que as pessoas também sejam recompensadas por ideias novas (que são apresentadas aos gestores e líderes) e pela participação em eventos e palestras, por exemplo, além dos esforços realizados em atividades cotidianas e projetos específicos que geram valor à empresa.
Nas ações de endomarketing, as bonificações costumam ser menores, mas são significativas para os colaboradores. Confira algumas delas: espaços para descanso, cartões de desconto em lojas e faculdades, cursos de reciclagem, premiação com equipamentos eletrônicos, atividades na empresa (como treinamento físico e massagens), entre outras.
Descubra a importância de um programa de incentivo
Muito além do que se pensa, o programa de incentivo ajuda tanto o funcionário quanto gestores e empresa. Ele é uma forma eficaz de fazer uma instituição prosperar da maneira correta, pois os funcionários se sentem mais felizes em fazer parte de uma companhia que pensa no conjunto, já que sabe valorizar cada um que exerce seu trabalho em prol do sucesso do negócio.
Benefícios para sua empresa
Como já citamos no início do texto, os benefícios obtidos ao adotar essas estratégias no seu negócio são:
- aumento da motivação e do lucro: seus funcionários impactam diretamente no destaque da sua empresa no mercado;
- engajamento dos canais de venda: a competitividade é garantida, o que permite que todos sejam mais bem preparados para alcançar resultados;
- retenção de talentos: há atração de pessoas com perfil alinhado ao da organização.
Gostou dessas dicas de como contribuir para sua equipe por meio de programas de incentivo? Então, o que acha de colocá-las em prática na sua empresa? Não esqueça de assinar nossa newsletter e conhecer as novidades que preparamos para você aprender ainda mais sobre esse e outros assuntos que já fazem parte do seu universo de trabalho. Nos vemos em breve!