Planejamento estratégico: qual é a importância no momento de crise?
Entender sobre planejamento estratégico é essencial para que a sua empresa consiga desenvolver uma visão ampliada sobre o negócio no médio e no longo prazo. A partir disso, fica mais fácil alcançar os objetivos do empreendimento.
Para que isso seja possível, é preciso entender se você está usando as estratégias certas no planejamento, que possibilitam a otimização do trabalho de toda equipe para alcançar o sucesso da companhia.
Quer entender mais sobre o planejamento estratégico, seus benefícios e a importância dele para o gerenciamento de crises nas empresas? Então, não deixe de conferir todos os tópicos deste post!
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico pode ser considerado o ato ou processo de desenvolver estratégias em um empreendimento, para estabelecer metas e objetivos a serem alcançados. Isso significa que é possível definir ações práticas com o objetivo de impulsionar resultados que levam ao crescimento da organização.
Em outras palavras, o planejamento estratégico é uma forma de orientar as empresas no momento de tomada de decisões e de fazer a distribuição dos seus recursos no período futuro. Essa é uma ação que deve ser desenvolvida por qualquer empreendimento que deseja crescer, por meio de processos que envolvam todos os profissionais da companhia — líderes ou liderados.
Para que serve o planejamento estratégico?
Sem planejamento estratégico, a empresa fica sem saber onde deseja chegar e como isso deve ser feito. Em grande parte das vezes, isso acontece pelo fato do empreendimento não entender qual é sua cultura organizacional e os seus diferenciais, mesmo que já tenha definido sua missão e seus valores no passado.
O planejamento estratégico serve para que o líder enxergue o potencial do seu negócio, criando ações que façam a empresa a sair na frente dos seus concorrentes no mercado de atuação. Da mesma forma, ele permite descobrir quais são os caminhos mais indicados para trilhar e alcançar os objetivos empresariais.
Quando uma organização sabe quais são suas fraquezas e seus diferenciais, e entende o mercado em que está atuando, ela consegue escolher as melhores estratégias para pôr em prática no dia a dia do trabalho das equipes. Além disso, essa é uma ótima forma de engajar os colaboradores, fazendo com eles trabalhem de forma mais produtiva para melhorar resultados.
Tudo isso é possível porque os funcionários passam a entender quais são os valores da companhia e as metas que precisam ser alcançadas a curto, médio e longo prazos. Esse entendimento permite que todos os profissionais tenham mais responsabilidades sobre suas atividades diárias, sendo recompensados pelo seu sucesso e pelo da empresa em que atuam.
Quais são os benefícios do planejamento estratégico?
Os benefícios do planejamento estratégico são inúmeros para uma empresa. A seguir, listamos alguns deles. Confira!
Melhora a comunicação
Melhorar a comunicação faz parte de um bom planejamento estratégico. Isso acontece porque a comunicação com sua equipe estará mais clara e objetiva, ou seja, todos entenderão quais são as ações que a empresa pretende tomar no seu dia a dia. Os líderes e os liderados vão estar lado a lado, planejando diferentes formas de atingir as metas e alcançar os resultados satisfatórios, possibilitando que todas as camadas da empresa tracem o mesmo objetivo.
Caso surja algum problema durante o processo de produção das demandas, os colaboradores podem contatar seus líderes para encontrar soluções — reformulando o planejamento, por exemplo. Isso possibilita encontrar formas de evitar prejuízos financeiros e otimizar as atividades, evitando erros e falhas.
Permite o planejamento dos investimentos
Outro benefício dessa ferramenta é identificar os gargalos que acontecem no dia a dia do trabalho e verificar as oportunidades de melhoria que podem ser implementadas. Isso possibilita que o gestor faça um investimento mais acertado e alinhado ao perfil da empresa.
Ao planejar os investimentos, também é possível evitar que muitas ações sejam tomadas por impulso e que levem a perdas de lucratividade. Por meio dessa análise, os líderes podem entender quais investimentos são benéficos para o negócio e se estão de acordo com os objetivos da empresa em determinado momento.
Protege contra mudanças do mercado
Cada vez mais as empresas precisam se adaptar às mudanças do mercado para se manterem competitivas na sua área de atuação. Com o planejamento estratégico, é possível que o empreendimento fique menos suscetível a essas mudanças. Isso acontece porque a empresa consegue saber qual é o melhor caminho a ser seguido — em situações favoráveis ou desfavoráveis.
Fica mais fácil, portanto, saber o que deve ser feito para que o negócio continue sendo líder de vendas, independentemente das mudanças que acontecem no mercado de atuação. Isso evita que os gestores sejam surpreendidos pela perda repentina nos lucros do negócio — causando demissões de colaboradores, por exemplo.
Ajuda a empresa a se fortalecer
É perceptível que, mesmo que a empresa tenha um bom planejamento, ela ainda é passível de erros e falhas. Isso não significa, no entanto, que não é preciso investir em planejamento estratégico. Pelo contrário: ele é peça fundamental para o crescimento de um negócio. Por meio dessa estratégia, é possível fortalecer a empresa e deixá-la mais preparada para as tomadas de decisão e para enfrentar qualquer situação que venha a ocorrer. Assim, a companhia passa a ter menos impactos negativos diante dos imprevistos.
Melhora a tomada de decisões
Saber tomar decisões acertadas é outra vantagem de um bom planejamento estratégico. Isso acontece porque sua análise será baseada em informações e dados que deixam os processos mais ágeis e apropriados, voltados para os objetivos da empresa.
Por meio das informações coletadas no planejamento estratégico, fica bem mais fácil traçar as melhores decisões — que serão executadas no dia a dia do trabalho. Os profissionais serão capazes de entender melhor como funciona a logística e os processos da companhia, o que permite que cada passo tomado no negócio seja bem calculado, evitando grandes preocupações.
Funciona como uma vantagem competitiva
O erro de muitas empresas é começar suas atividades sem ter um planejamento estratégico, o que faz com que elas fiquem sujeitas às diversas mudanças que podem ocorrer durante sua atuação no mercado. O empreendimento pode vir a ter queda nas vendas, demissão de colaboradores e até mesmo perder credibilidade diante de clientes, colaboradores e fornecedores.
Por meio do planejamento estratégico, fica mais fácil das instituições se prepararem para os imprevistos que acontecem no mercado. Elas vão ter uma vantagem competitiva e mais chances de alcançar o sucesso, pois estarão mais preparadas para as possíveis mudanças que vão encarar durante sua trajetória mercadológica.
Por que o planejamento estratégico é essencial para empresas em momento de crise?
O planejamento estratégico é essencial para empresas nos momentos de crise porque, quando o seu negócio está bem estruturado e planejado, você consegue visualizar os problemas difíceis por uma ótica positiva. É possível ter um “plano B” para pôr em prática em situações desafiadoras, como quando há uma diminuição da receita ou um aumento nos gastos.
Ao saber driblar os momentos de crise, os gestores conseguem evitar que o negócio acumule dívidas com fornecedores e funcionários, além de impedir que a empresa vá à falência. Todo empreendimento, independentemente do tamanho, deve contar com planejamento estratégico em médio e longo prazos.
Como realizar um bom planejamento estratégico?
Entender como realizar um bom planejamento estratégico é fundamental para garantir todos os benefícios que citamos no tópico anterior. Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para você pôr em prática no seu negócio. Veja!
Primeiro passo: diagnóstico
O diagnóstico também é conhecido como análise de SWOT, que é o primeiro passo do planejamento estratégico. Nessa etapa, você precisa listar quais são as fraquezas, as forças, as ameaças e as oportunidades da empresa.
Essa análise precisa ser feita juntamente aos demais colaboradores da companhia. Todos poderão avaliar quais são os diferenciais do negócio e os pontos que precisam ser otimizados — tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Nesse momento, é preciso entender quais são as ameaças e oportunidades que têm impacto no empreendimento, como a crise financeira do país ou a sazonalidade do mercado.
Para fazer esse diagnóstico corretamente, é preciso entender o contexto em que a organização está inserida. A partir disso, é possível identificar as melhores ações para alcançar os objetivos propostos pela liderança.
Segundo passo: identidade organizacional
Ter uma identidade organizacional significa que o empreendimento deve ter a missão, a visão e os valores conhecidos pelos colaboradores e clientes. Isso permite que ações sejam orientadas pelas diretrizes estratégicas do negócio.
A missão de uma empresa diz respeito à razão que faz ela existir. A visão está relacionada ao que a organização deseja se tornar ou onde quer chegar. Os valores têm relação com os princípios que servem de guia para a cultura do empreendimento e de seus funcionários.
A identidade organizacional serve de guia para fechar contratos com fornecedores, contratar novos colaboradores e lançar serviços/produtos no mercado. Tudo isso é essencial para garantir que a companhia consiga se firmar em sua área de atuação.
Terceiro passo: metas e indicadores de sucesso
Nessa etapa, é preciso anotar onde o empreendimento precisa chegar e quais são as informações que servirão de guia para o sucesso dessa jornada. Para isso, as metas a serem conquistadas devem envolver toda a equipe. Pode ser necessário elaborar uma meta geral, para depois poder transformá-la em meta de Recursos Humanos, Marketing, Vendas etc.
Para atingir os objetivos propostos, eles precisam ser desafiadores e realistas — nada de elaborar sonhos inatingíveis! As metas precisam estar de acordo com a realidade da companhia e do mercado de atuação.
Por meio dos indicadores de sucesso, é possível fazer o acompanhamento de como está sendo o desempenho das metas. Se uma delas é, por exemplo, alcançar um faturamento predefinido, o próprio valor mensal do faturamento servirá como indicador para acompanhar ao longo de cada mês.
Quarto passo: plano de ação
Após seguir os passos anteriores, é chegada a hora de pôr em prática o plano de ação. Ele é responsável por viabilizar as conquistas das metas e dos objetivos que foram definidos anteriormente. Essa estratégia é baseada em um cronograma estipulado por líderes e liderados.
Na prática, você define atitudes que serão tomadas para colocar em prática o planejamento estratégico, além de delegar quem são os profissionais que vão executar cada uma das ações. Antes de fazer isso, não se esqueça de documentar as estratégias — isso pode ser um diferencial na hora de saber quais métodos têm dado certo e quais precisam passar por melhorias.
O plano de ação deve ser elaborado por ordem de importância. Dessa forma, as demandas que forem urgentes e simples devem ser executadas primeiro, permitindo a otimização do tempo e mais agilidade no trabalho.
Quinto passo: acompanhamento e análise
No quinto passo, você deverá definir quais são as prioridades de assuntos que devem ser abordados nas reuniões, para que seja possível fazer o acompanhamento e o debate dos resultados alcançados. O ideal é que esses encontros ocorram todas as semanas. Assim, é possível falar sobre as ações do planejamento estratégico que foram colocadas em prática na semana anterior e elaborar os próximos passos do negócio.
Além das reuniões entre líderes e liderados, é essencial reunir os gestores para avaliar os resultados obtidos. Esses profissionais devem, sempre que possível, fazer uma revisão e a redefinição da análise SWOT, do plano de ação e das metas organizacionais. Isso acontece porque, como o mercado está sempre em constante transformação, a empresa precisa se adequar ao momento atual do setor.
Se você busca o crescimento da empresa, é indispensável fazer um bom planejamento estratégico. Essa organização possibilitará que a empresa consiga melhorar a comunicação, planejar os investimentos, se proteger contra as mudanças do mercado, se fortalecer e melhorar a tomada de decisões. Além de tudo isso, o planejamento contribui para uma gestão empresarial mais eficiente, com o desenvolvimento de equipe e outros benefícios importantes.
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