Você sabe quais são os principais perfis de liderança? Confira!
Saber quais são os perfis de liderança é fundamental para conseguir ter o sucesso do seu negócio. Além disso, ao tomar conhecimento sobre o tema, você consegue otimizar o fluxo de produção dos seus funcionários e gerar resultados significativos no seu empreendimento. Para isso, é preciso que seja um líder admirado por toda a equipe, colaborando para um ambiente harmônico e motivacional.
Hoje, muitas empresas investem fortemente em estratégias de identificação e preparo de líderes. Elas têm como objetivo tornar seus colaboradores capazes de conduzir o time com maior presteza, segurança e eficiência.
Para que seja possível ter um melhor entendimento sobre o assunto, convidamos você a continuar a leitura conosco e descobrir tudo sobre os principais perfis de liderança! Não vai perder essa, hein?
Quais as características que definem um líder?
Com perfis e atuações diferentes, o líder é um profissional que consegue influenciar as pessoas positivamente. Ou seja, ele cativa os colaboradores e tem a confiança da equipe. Além de trabalhar junto com os colaboradores em prol de um bem comum, em vez de só delegar as tarefas.
Esse profissional tem o papel de representar os interesses da empresa, ao fazer uso dos recursos que estão ao seu alcance para formar um time eficiente com grande potencial para fazer o empreendimento alcançar as metas estabelecidas. Da mesma forma que colabora para melhorar a cultura organizacional da empresa, tornando um ambiente saudável, em que há colaboração mútua.
Existem diferentes tipos e perfis de liderança?
Ter o perfil de liderança não está apenas associado a cargos de chefia, um funcionário também pode ser um líder dos seus colegas. Para isso, basta que ele tenha as características de um líder e esteja sempre disposto a ajudar seus colegas de profissão.
Dessa forma, os perfis de liderança atuam de forma diferente a depender do ambiente que estão inseridos naquele momento. Por isso, é importante saber que qualquer pessoa pode ter esse perfil, seja ela criança, jovem ou adulto.
Existem líderes que costumam ser mais centrados, enquanto outros são mais permissivos ou colaborativos. Também existem aqueles que observam mais os prazos, normas e metas, e outros que focam nas satisfação interna dos funcionários e das pessoas que estão inseridas no ambiente organizacional.
Tem pessoas que já nascem com essas habilidades, já outras adquirem ao longo de sua jornada de vida. De uma forma ou de outra, todos os perfis de liderança trazem vantagens e desvantagens para o cotidiano, visto que, mesmo com boa intenção, podem acabar cometendo falhas que impactem negativamente nas atividades diárias.
Quais os principais perfis de liderança e suas vantagens e desvantagens?
Conhecer os perfis de liderança é uma forma de ter um autoconhecimento sobre sua atuação na empresa e no dia a dia. Dessa forma, é preciso saber como está desempenhando o papel de líder e se ele é o ideal para o cargo que ocupa, mas sem deixar de esquecer que todos eles têm seus pontos positivos e negativos. Para entender melhor sobre o que estamos falando, veja, a seguir, os dez principais perfis de liderança.
Coercitivo
Esse é o perfil que é mais encontrado nas empresas. É o “chefe tradicional”. Entre suas principais características estão o individualismo, no qual a pessoa tende a centralizar o poder para si. Quem tem esse perfil, geralmente, não gosta de ver o crescimento dos funcionários, pois ele tem medo de que os colaboradores venham a roubar sua posição dentro da organização.
Dessa forma, o líder coercitivo acaba sendo visto como um ‘mandão’. O que pode criar uma distância entre ele e as pessoas que são lideradas. Isso tende a dificultar uma ligação de respeito, empatia e confiança entre as partes envolvidas.
Esse profissional costuma dar mais feedbacks negativos do que positivos. Entretanto, ele tem, entre suas características positivas, a facilidade de conseguir lidar com os colaboradores mais problemáticos. Além de conseguir atingir as metas mais facilmente.
Democrático
Esse tipo de liderança preza pela colaboração de toda sua equipe, ao gerar confiança entre os seus liderados. Além de ter um canal de comunicação efetivo com o time que trabalha. Dessa forma, ele costuma incentivar a participação dos funcionários em todas as atividades do empreendimento.
Um líder democrático tem um poder de ser um facilitador dos processos decisórios. Isso acontece porque ele busca unir a equipe em reuniões que estimulem discussões construtivas e que venham a solucionar algum problema que esteja acontecendo na companhia.
Apesar de prezar pela opinião das pessoas para aprovar planos de ação e ideias, esse gestor também costuma ter um perfil indeciso. Isso acontece devido ao fato dele poder demorar a tomar uma decisão correta.
Autoritário
Entre os principais perfis de liderança, está o autoritário. Ele tem entre um dos seus pontos positivos a capacidade de mobilizar os colaboradores em prol de um ideal. Para isso, ele costuma comandar sua equipe com firmeza e exigência, para garantir a excelência das atividades do cotidiano.
Contudo, ele tende a monopolizar muitos trabalhos para si, além de exigir que todos se empenhem ao máximo. Isso o torna uma pessoa com alto senso crítico com quem deixa de apresentar os resultados solicitados.
Ele tende a cobrar as metas em prazos que devem ser cumpridos rigorosamente, sem fornecer suporte, e espera que seus colaboradores busquem ajuda entre si. Mas, apesar disso, ele é um bom líder no que se refere a mobilização e a motivação em busca dos objetivos da companhia.
Marcador de ritmo
Esse profissional costuma trabalhar até mais tarde com seu time. Ele é tem um perfil colaborativo, que dificilmente vai deixar sua equipe no sufoco quando algum problema aparecer. O que o torna uma pessoa workaholic, na qual busca alcançar seus objetivos profissionais.
O marcador de ritmo também costuma cobrar esse comportamento workaholic das pessoas que são lideradas por ele. O que gera um ritmo de trabalho para os profissionais que não é tão saudável, visto que ele busca um alto desempenho de si e de todos que trabalham consigo.
Por ser uma liderança focada em resultados, o chefe acaba não tendo muita paciência com os demais funcionários que não tenham o ritmo de trabalho igual ao seu. Essa atitude pode resultar em uma equipe desmotivada e menos satisfeita.
Paternal
Esse gestor tem como seu principal alicerce de liderança, formar uma equipe que seja baseada em um bom relacionamento. Isso significa que ele tem como objetivo construir relações fraternais, com um bom ambiente de trabalho. Além de prezar mais pelos feedbacks positivos do que os negativos.
O líder paternal liga mais para a parte emocional do que para os resultados efetivos. Isso pode gerar um risco para empresa, ao fazer perder receita com as vendas de produtos/serviços, por exemplo.
Apesar dele ser um ótimo profissional para resolver conflitos, sua liderança não consegue ser neutra na hora de julgar os acontecimentos do dia a dia do trabalho. Dessa forma, essa imparcialidade pode atrapalhar a forma como seus colaboradores se desenvolvem e os resultados que eles optem.
Centralizador
O líder centralizador é uma pessoa que está começando sua 1ª experiência em liderança. Por isso, seu perfil é considerado bom para equipes jovens e que não tenham ainda uma certa maturidade para andarem sozinhas e necessitam que haja esse desenvolvimento.
Isso significa que ele tem dificuldade em distribuir as atividades operacionais, da mesma forma que costuma tomar decisão sem perguntar a opinião do seu time. Por ser muito centralizador, esse profissional pode desestimular sua equipe, ao gerar um sentimento de não valorização do trabalho.
Esse é um dos perfis de liderança que é muito comum nas empresas, visto que cada vez mais é possível ver pessoas exercendo o cargo de chefia sem uma experiência prévia. Isso pode fazer o líder atrasar as entregas, visto que vai estar sobrecarregado. Além de não conseguir resultados satisfatórios com seus funcionários.
Treinador
Esse profissional também tem como foco o relacionamento. Um dos seus pontos positivos é autoconhecimento. Ele também consegue identificar essa característica nos seus funcionários, ao criar um plano de ação para conseguir orientá-los da melhor forma. Com isso, ele consegue melhorar o desempenho de todos ao longo dos dias.
Apesar de ter mais facilidade de desenvolver sua equipe, esse profissional também tem seus pontos fracos. Entre eles, estão: alegar falta de tempo e que tudo se resolve com um treinamento.
Inspirador
Esse líder costuma ser um exemplo para os outros colaboradores da organização e, principalmente para o seu time. Isso acontece pelo fato dele ter uma liderança carismática e inspiradora, por meio do seu trabalho bem executado. Seu perfil é do tipo que adora trabalhar com uma equipe que busque um bom desempenho e seja muito motivada.
Por ser bom no que faz, as pessoas sabem exatamente quais são suas atividades diárias e como desenvolvê-las. Com isso, não é preciso dar muitas ordens e, sempre que surge alguma dúvida, os colaboradores sabem o momento certo de consultar o gestor.
Apesar de ser muito bom para distribuir as atividades, esse líder pode ter conflito com outros personagens do empreendimento. Esse é o caso das pessoas que apresentam personalidade forte e que têm muita experiência profissional, visto que elas podem não concordar com a forma de liderar do ‘Inspirador’.
Liberal
O líder liberal consegue lidar muito bem com colaboradores multidisciplinares e que tenham uma excelente maturidade. Com isso, ele tem mais tranquilidade para dar plenos poderes a sua equipe na execução das tarefas. Mas ele também fica sempre disponível para tirar as dúvidas do seu time e dar o devido suporte.
Por conseguir desafiar seus funcionários a entregar os melhores resultados, o líder liberal tem espaço de sobra pra criatividade, troca de conhecimento e inovação. Contudo, para que isso funcione de forma efetiva, o gestor precisa conhecer muito bem cada integrante de seu empreendimento.
Um ponto que pode atrapalhar o seu trabalho de liderança é a falta de acompanhamento do desempenho dos membros da empresa. Na prática, isso pode desfocar das atividades que devem ser desempenhadas e comprometer as entregas das suas demandas.
Visionário
O visionário, que tem esse nome por sempre olhar para o futuro, é um dos líderes que fazem parte da lista dos principais perfis de liderança. Ele costuma criar projetos e planos que levam a empresa a um alto nível de sucesso.
Por ter uma visão além do presente, esse gestor costuma ter facilidade de encontrar talentos para desempenhar as funções consigo. Entretanto, nem tudo é perfeito, pois esse profissional pode não ser tão produtivo nas atividades que requerem um prazo menor.
Manter uma equipe motivada é fundamental e nem sempre é fácil. E um dos grandes desafios do gestor visionário, é o fato de que muitas empresas podem não ter como comprar uma ideia para se ter um retorno apenas no futuro.
Como identificar o perfil ideal para cada tipo de cargo e função de liderança?
Para saber o perfil ideal para cada tipo de cargo, é preciso ter conhecimento de que não existe um tipo de liderança errado ou certo. Esse fator depende de inúmeras questões, como a cultura organizacional da companhia que trabalha, a personalidade dos líderes e as características da equipe que faz parte.
Nesse sentido, é fundamental ter em mente que escolher um determinado tipo de liderança vai influenciar de forma direta no desenvolvimento da empresa e na forma como os funcionários desempenham suas funções. Dessa forma, um gestor pode pôr em prática estratégias de diferentes perfis e conseguir fazer seu trabalho fluir da melhor forma, nos diversos tipos de situações.
Entender sobre os principais perfis de liderança é uma forma de compreender como está sua atuação e sua resiliência no trabalho. Por isso, é importante que verifique se têm aplicado mais pontos positivos ou negativos, para que seu trabalho seja desempenhado de forma correta e ajude na evolução da equipe. Então, não deixe de analisar todos os pontos abordados e otimize o empreendedorismo e inovação no seu negócio.
Gostou das informações que apresentamos ao longo deste artigo? Então, o convidamos a assinar nossa newsletter e ficar por dentro de mais assuntos que vão ajudar você e sua empresa a prosperar. Garantimos que não vai se arrepender!