Pense Ganha-Ganha: A base da interação humana
Já se sentiu lesado em algum relacionamento? Como se a outra pessoa envolvida estivesse apenas ganhando a suas custas? Ou já sentiu que estava se aproveitando de alguma situação de fraqueza de alguém? Esse comportamento pode ser parte dos Paradigmas da Interação Humana desenvolvido pelo Dr. Stephen R. Covey.
Os Paradigmas da Interação Humana
O Ganha/Ganha não é uma técnica, mas sim uma filosofia completa de internação humana. Na verdade, é um dos seis paradigmas da interação. Os seis paradigmas giram em torno de qualquer interação humana como: Pai e filhos, casamento, trabalho e etc.
Todas as suas interações que você tem com outro ser humano deve ter um pensamento Ganha/Ganha pois todos os relacionamentos tem que ser bom para todos os envolvidos.
Os 6 paradigmas da Interação Humana são:
Ganha/Ganha
O Ganha/Ganha é um estado de espírito que busca constantemente o benefício mútuo em todas as interações humanas. Ganha/Ganha significa entender que os acordos e as soluções são mutuamente benéficos, mutuamente satisfatórios.
Ganha/Ganha é a crença na Terceira Alternativa. Não se trata do meu jeito ou do seu jeito, e sim de um jeito melhor, superior.
Ganha/Perde
O Ganha/Perde é um pensamento de “alguém precisa perder para eu vencer” e isso deve ser evitado, esse estado de espírito busca o seu benefício por cima dos outros. O Ganha/Perde significa que as soluções beneficiam apenas você e não para a outra parte.
Ganha/Perde trata-se apenas do meu jeito e não do seu jeito.
Perde/Ganha
Perde/Ganha é o estado de espírito em que não tem padrões, bem pior que o Ganha/Perde o Perde/Ganha não tem exigências, expectativas ou visão, normalmente preferem ceder e concordar.
Perde/Ganha trata-se da vitória do outro em cima da sua, é deixar a outra parte dominar a relação.
Perde/Perde
O Perde/Perde é a junção de duas pessoas que pensam Ganha/Perde, as duas partes são egoístas interagem e tentam passar por cima do outro. São cegos demais para enxergar que o “assassinato é suicídio”.
Perde/Perde normalmente é uma consequência de pessoas ou empresas de mentalidade Ganha/Perde.
Ganha
Essa é alternativa de pensar apenas na sua parte, não desejam necessariamente que os outros percam. Isso é irrelevante. Só importa para elas conseguir o que pretendem.
Quando não há uma noção de disputa ou competição, Ganha é provavelmente a abordagem mais comum para as negociações cotidianas.
Uma pessoa com a mentalidade Ganha pensa em termos de garantir seus objetivos e que os outros se virem sozinhos.
Ganha/Ganha ou nada feito
Em uma relação Ganha/Ganha há sempre a negociação para que as duas partes saiam satisfeitos, mas nem sempre a negociação cria uma solução sinérgica então aplicasse a expressão ainda mais alta do Ganha/Ganha, Ganha/Ganha ou Nada Feito.
Por que pensar Ganha/Ganha?
O hábito de pensar Ganha/Ganha é uma porta de entrada para a empatia, entender o outro lado antes de querer ser entendido e chegar a um acordo em que ambas as partes saiam ganhando. Entender as necessidades do próximo e chegar em uma maneira de os dois ganharem vem de muito tempo atrás, com o nascimento dos trabalhos remunerado.
A troca de favores por ajuda e serviços é a forma mais primordial de Ganha/Ganha a troca existe desde os tempos das cavernas, e vai durar para todo o sempre.
A Confiança ligada ao Ganha/Ganha
Esse hábito de buscar a melhor maneira de chegar nos melhores resultados para as duas partes ajuda muito a construir confiança, quando ambas as partes entendem que um não precisa perder para o outro vencer.
As pessoas envolvidas em uma relação Ganha/Ganha visam os melhores maneiras de que todos saiam felizes e realizadas.
Você usa o método Ganha/Ganha no seu dia a dia? Se não, tente utilizar e veja os resultados positivos virem com o passar do tempo. Ganha/Ganha é o quarto hábito dos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficaz.
Saiba mais sobre os 7 Hábitos.