O que você precisa saber sobre o PDI?
O PDI é um programa direcionado para o desenvolvimento na carreira, sendo de aplicação individual. É um projeto que o gestor pode ajudar o colaborador a estruturar para servir de orientação para as ações dele, rumo ao alcance de objetivos.
Esse recurso causa um impacto muito positivo nas organizações, auxiliando no fortalecimento e no desenvolvimento da equipe. Além disso, atua na geração de motivação e na promoção do engajamento.
Quer aprender mais sobre o PDI e saber como ele pode trazer benefícios para o negócio? Confira o nosso post e entenda mais sobre o assunto!
O que é PDI e como ele funciona?
O Programa de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta estratégica para que o profissional alcance suas metas no trabalho. A proposta é o desenvolvimento de um plano de ações para estabelecer os alvos, definir os passos para alcançá-los e marcar prazos para o empreendimento dos esforços.
O PDI é estruturado com o foco em um objetivo específico, determinando medidas concretas para que essa meta se torne realidade. É um recurso muito utilizado pelas corporações para auxiliar os colaboradores a conquistar seus sonhos na carreira.
As ações no programa são determinadas a partir do referencial de curto, médio e longo prazo. Ele envolve também informações de competências necessárias para cada ação, custos envolvidos e desafios para o desenvolvimento de pontos fortes e melhora de questões problemáticas.
Uma boa alternativa para fazê-lo é montar uma planilha ou tabela, para facilitar a visualização dos itens. Um passo importante, após estruturar o programa, é verificá-lo de forma contínua e acompanhar os avanços ao longo do processo.
Para que o PDI serve?
O Programa de Desenvolvimento Individual é um recurso para a organização do projeto profissional. A proposta é que ele seja uma orientação para o colaborador ascender na carreira e alcançar os objetivos preestabelecidos.
Assim, podemos dizer que a ferramenta se torna uma referência, que pode ser consultada nos momentos necessários para que o trabalhador caminhe na direção das metas dele.
Como o PDI pode ser feito e como se dá a aplicação dele na prática?
Há vários passos importantes para fazer o PDI. Vamos mostrar quais são essas medidas, a seguir. Veja mais!
Faça um diagnóstico do desempenho do colaborador
Antes de implementar qualquer planejamento ou alteração, é importante conhecer o cenário do profissional. Esse procedimento é necessário para compreender o desempenho do trabalhador, verificando se ele está capacitado para o cumprimento das expectativas da empresa.
Dialogue com o colaborador sobre as aspirações dele para a carreira e sobre a performance que ele apresenta na corporação.
Defina um objetivo na carreira
No diagnóstico, foi possível visualizar lacunas e pontos positivos do profissional. A partir dessa análise, é necessário definir a meta na carreira, que vai ser o ponto de orientação de todo o Programa de Desenvolvimento Individual.
Em seguida, estabeleça, junto ao colaborador, os passos de curto, médio e longo prazo para o alcance desse objetivo. Podem ser cursos, treinamentos, capacitações, pós-graduação, participação em eventos, leitura de livros e várias outras estratégias.
Avalie os custos envolvidos
O crescimento na carreira demanda, também, a realização de investimentos. Nesse momento da elaboração do PDI, é necessário mensurar os custos envolvidos em cada ação planejada na etapa anterior.
Crie um cronograma
Elabore um cronograma com passos compatíveis para a realização das atividades. Evite sobrecarregar períodos muito curtos com um grande número de metas, ou o planejamento pode não ter sucesso.
A proposta é que o tempo do colaborador seja respeitado e que ele tome as atitudes a partir do que é capaz. O PDI deve ter uma duração média de três meses a um ano, mas outros intervalos também são possíveis.
Faça uma análise SWOT
A análise SWOT avalia as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e pode ser aplicada no contexto de uma organização e também para um profissional. Com ela, é possível identificar os pontos internos e externos que podem auxiliar o colaborador e as questões que precisam ser contornadas para o alcance de sucesso.
As Forças e Oportunidades devem ser potencializadas e utilizadas para o enfrentamento das Fraquezas e Ameaças.
Implemente o PDI na rotina
Com o PDI estruturado, cabe ao colaborador a implementação do programa na rotina dele. Você, como gestor, pode realizar reuniões periodicamente com o profissional, para verificar o andamento do projeto.
Qual a importância de construir o plano junto a cada um dos liderados?
O Programa de Desenvolvimento Individual é um recurso importante para o protagonismo do colaborador no próprio crescimento. Porém, para isso, o PDI deve ser construído junto ao funcionário, de acordo com as preferências dele. É um processo de diálogo e de desenvolvimento de alternativas viáveis para o alcance da realização na carreira.
O gestor tem um papel muito importante nesse processo. Ele deve abrir espaço para que o trabalhador possa se expressar e revelar as ambições profissionais que ele tem. O líder deve agir como um facilitador, ajudando a visualizar possibilidades no contexto do liderado e também oferecendo feedback contínuo.
Quais são as vantagens do PDI?
O PDI oferece vários benefícios para o colaborador, o líder e a empresa. Continue acompanhando para ver quais são essas vantagens!
Impulsiona a carreira dos profissionais
Muitas vezes, o colaborador tem desejos, mas não sabe por onde começar para alcançá-los. O Programa de Desenvolvimento Individual é uma excelente solução para esse problema.
A ferramenta estabelece medidas concretas, prazos e possibilidades para que o sucesso seja alcançado. É um planejamento sólido e bem estruturado, que pode ser muito funcional para o trabalhador desenvolver as competências necessárias e concretizar sonhos na carreira.
Auxilia em uma comunicação interna eficiente
O programa permite melhorar a comunicação entre gestor e colaborador, ajudando no estabelecimento de uma interação positiva entre eles. Você vai conhecer melhor sua equipe, sabendo das particularidades de cada profissional. Isso favorece a troca de informações e fortalece a confiança entre o líder e os liderados.
Melhora o planejamento estratégico
Colaboradores que desenvolvem o PDI tendem a se tornar mais motivados, dedicados e comprometidos. Isso gera um impacto muito positivo para a corporação.
A equipe vai empreender mais esforços por bons resultados, além de se tornar mais comprometida em fazer o melhor possível no trabalho. Dessa forma, a organização também se beneficia da aplicação do PDI no time.
Permite o autoconhecimento
Para o funcionário, a experiência com o Programa de Desenvolvimento Individual ajuda no autoconhecimento e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Ele pode realizar reflexões e compreender melhor as próprias perspectivas, atributos e potencialidades, o que o auxilia no enfrentamento de desafios e na busca pelo desenvolvimento na carreira.
O Programa de Desenvolvimento Individual é uma excelente ferramenta para os negócios, auxiliando em motivação, foco e engajamento do time. Ele possibilita ao colaborador criar um planejamento sólido para o alcance de objetivos, o que gera satisfação profissional e desenvolvimento para a corporação. O recurso cria condições para que o trabalhador fique mais empenhado em se aperfeiçoar, o que gera amplos benefícios para a empresa.
E então? Gostou de aprender sobre o PDI? Aproveite e siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube!