Linx: uma empresa extremamente produtiva!
Uma das principais empresas de tecnologia do País e líder em software de gestão para o varejo, a Linx contou com os serviços da FranklinCovey – líder mundial em aprimoramento de performance de executivos – para desenvolver um projeto de mudança comportamental nas equipes da vertical Shopping, uma de suas principais unidades de negócios. Pouco mais de seis meses após a implementação da metodologia global Quatro Disciplinas da Execução, a Linx vem obtendo ganhos expressivos de produtividade nas equipes, como a redução tempo de resolução de chamados de clientes no suporte.
De acordo com Ronan Maia, diretor executivo da vertical Shopping da Linx, o projeto envolveu 100 equipes de trabalho, o que soma mais de 600 profissionais das áreas comercial, pesquisa e desenvolvimento, suporte e operações.
“Logo no início do trabalho aqui na Linx vários desafios se apresentaram para que pudéssemos gerar os resultados esperados, especialmente no que se referia a elevar o nível de serviço aos clientes e a performance comercial. Para alcançar estes objetivos era necessário promover mudanças de comportamentos em larga escala a fim de produzir resultados que pudessem ser notados rapidamente”, afirma.
O que foi feito? Qual foi o resultado?
Maia já tinha trabalhado com a FranklinCovey no passado e convidou a empresa para desenvolver o projeto que geraria essa transformação. “Já conhecia o método e sua capacidade de alavancar a produtividade das equipes. Um dos seus méritos é conseguir fazer com que as pessoas foquem na execução do que é cricialmente importante, mesmo em meio ao ‘redemoinho’ de atividades e distrações que fazem parte do dia a dia. O apoio da FranklinCovey foi especial durante todo o processo”, explica.
Além da aplicação de conteúdo por meio de palestras e dinâmicas in company, a FranklinCovey também forneceu à Linx a ferramenta 4DX, que permite aos gestores acompanhar de perto a obtenção das metas definidas pelo projeto.
“A ferramenta ajuda muito a acompanhar o desempenho dos times, o que é uma dificuldade para quem tem que gerir um número grande de pessoas. Além de dispor de um rico material de capacitação, a plataforma 4DXOS disponibiliza um placar online para acompanhar a evolução das equipes”, ressalta Ronan Maia.
O impacto da metodologia nos índices de produtividade da vertical Shoppings da Linx já pode ser mensurado. O prazo de resposta aos chamados dos clientes diminuiu, alcançando mais de 50% de redução. Consequentemente, também houve queda de 40% no número de solicitações feitas no suporte.
As áreas comerciais também geraram resultados notáveis, como um aumento de produtividade de 56% na geração de oportunidades de negócio.
“Com o sucesso que obtivemos, o trabalho com a FranklinCovey já está sendo ampliado dentro da Linx. A metodologia Quatro Disciplinas da Execução já foi implementada em 18 franquias da empresa, e a expectativa é que chegue às 200 unidades regionais de todo o Brasil”, completa o diretor executivo.
Conclusão
“O maior desafio de um líder executivo recém-admitido é alcançar um resultado no curto prazo que requer imensa mudança de comportamento em larga escala. Com a 4 Disciplinas da Execução, o brilhante exemplo do Ronan Maia está em dedicar primeira atenção ao importante, depois então às ações para sustentar a excelência. Este é o segredo que o Ronan desenvolveu e aplicou, com o apoio da FranklinCovey nesta jornada de impacto, em pouco tempo gerando resultados extraordinários nas pessoas e na Linx. A estratégia está vencendo o redemoinho. Esta é a vitória maior de um líder. E como consequência, a motivação gerada por vencer a cada semana no placar envolvente torna esta jornada o maior programa motivacional da FranklinCovey no mundo todo.” Bill Moraes, VP de Consultoria da FranklinCovey e coautor do best seller as 4 Disciplinas da Execução.