Liderança 4.0: qual o conceito e como se desenvolver nesse sentido?
É inegável que mudanças profundas ocorreram na relação entre líderes e comandados. As inovações tecnológicas são um dos motores principais dessas transformações, exigindo atualização por parte de pessoas que atuam na esfera gerencial das empresas. Esse processo veio acelerando cada vez mais, principalmente em virtude da crise sanitária do COVID-19, funcionando como uma espécie de “filtro”, na hora de selecionar somente as empresas habilitadas, de fato, a trazer à tona a ideia de liderança 4.0.
Nos próximos tópicos e subtópicos vamos conceituar e explorar a ideia por trás da liderança 4.0. Falaremos sobre o processo evolutivo e sua importância, além de darmos algumas dicas de como adquirir as novas habilidades gerenciais exigidas pelo mercado. Continue a leitura até o final!
O que é liderança 4.0?
A liderança 4.0 é um termo que designa um conjunto de novas práticas gerenciais, em face das muitas mudanças provocadas pela transformação digital. Possui, portanto, uma forte relação com a quarta revolução industrial, pois está diretamente atrelada à era da informação e mudanças no entendimento de como comandar pessoas.
Em vez de atribuir somente tarefas que são muitas vezes repetitivas, estimula-se o trabalho colaborativo e criativo, visto que essas habilidades agregam maior valor ao negócio e trazem melhorias ao cliente, em termos de sua experiência e relacionamento com a empresa.
Como aconteceu esse processo de evolução?
As primeiras noções de liderança vieram com a primeira revolução industrial. O que predominava na época era a produção com a máxima eficiência e larga escala, sendo que os trabalhadores eram vistos de forma simplista, apenas como parte de uma engrenagem e não da maneira atual. A linha do tempo da liderança 4.0 pode ser sintetizada nos seguintes momentos:
- liderança 1.0: como falamos, surgiu com a primeira revolução industrial e tem foco em maximizar a eficiência de produção;
- liderança 2.0: aqui se começa a ter um foco na qualidade das empresas;
- liderança 3.0: tem relação com a transformação digital, porém em grau menos elevado do que a liderança 4.0.
Porque a liderança 4.0 é tão importante?
Não é exagero dizer que a liderança 4.0 pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Se a companhia compreende que os colaboradores não devem ser vistos de maneira impessoal e sem explorar habilidades além das que ele já exerce, isso já será de grande preciosidade.
Por outro lado, não observar a liderança 4.0 pode implicar em perda de diferencial competitivo, visto que empresas que prestam um bom serviço são abundantes: o que elas precisam ter é foco no cliente e em agregação de valor àquilo que vendem. Para se fazer isso é crucial entender o colaborador e extrair o máximo de seus potenciais.
A automatização de rotinas é uma realidade, inclusive com grandes impactos positivos às empresas, visto que agora o colaborador pode se dedicar a habilidades mais estratégicas, exigindo que os seus líderes saibam conduzir bem esses processos. Alguns dos principais atributos de um gestor alinhado com a transformação digital serão vistos adiante no texto.
Como desenvolver a liderança 4.0?
Certamente não é da noite para o dia que o líder se tornará 4.0. É preciso respeitar o processo, desenvolvendo habilidades e fazendo experimentações que se forem bem-sucedidas, podem ser adotadas em larga escala dentro da organização. A leitura de algumas obras também pode ser de grande ajuda, sendo que as principais delas são:
- Mindset, de Carol S. Dweck;
- Originais, de Adam Grant;
- A única coisa, de Gary Keller.
Vamos falar a seguir sobre inteligência emocional, gerenciamento descentralizado, inovação, autoconhecimento, bons relacionamentos, e, por fim, resiliência.
Trabalhe sua inteligência emocional
Entre outras coisas, ter inteligência emocional é estar aberto a ouvir os colaboradores. O líder com essa habilidade tem grande potencial de crescimento na sua área de atuação, pois ele necessariamente precisa ter o autoconhecimento antes da inteligência emocional, fazendo com que ele seja mais parcimonioso no relacionamento com os liderados.
Aposte no gerenciamento descentralizado
O líder deve ser desapegado e dar autonomia de decisão aos colaboradores. No entanto, isso não quer dizer que ele ficará sem autoridade, pois a ideia aqui é descentralizar algumas de suas atribuições, para que ele ganhe foco, agilidade e produtividade. Nesse sentido, o líder pode atuar dando suporte à equipe na tomada de decisão, mas dando independência ao time.
Invista em inovação
Colaboradores que pensam na inovação sempre terão ideias a serem testadas e implementadas na organização. Desenvolver uma cultura voltada para a inovação torna o ambiente da empresa mais propício à adoção de tecnologias alinhadas com a transformação digital, contribuindo para o aumento da competitividade do negócio.
Pratique o autoconhecimento
O autoconhecimento tanto do gestor como do colaborador são fundamentais dentro dessa nova realidade. A razão disso é que reconhecer os pontos fortes e fracos é o ponto de partida no desenvolvimento da inteligência emocional. O líder 4.0 deve se empenhar em estimular não só o seu autoconhecimento, mas também o dos seus liderados.
Mantenha bons relacionamentos
Pode parecer contra intuitivo em um primeiro momento, mas a construção de um bom relacionamento com os liderados passa por conhecer um pouco da rotina deles fora da empresa. Essa forma de enxergar o colaborador pode ajudar, por exemplo, na percepção de algum problema de ordem pessoal ou familiar que esteja prejudicando sua performance no trabalho.
Tenha resiliência
Ser resiliente significa, entre outras coisas, estar pronto para suportar incertezas do mercado. Toda empresa passa por altos e baixos, exigindo bastante resiliência por parte do líder, para que os momentos difíceis sirvam de aprendizado para o negócio crescer e se destacar no seu segmento de atuação.
Como a falta de adequação à liderança 4.0 pode ser prejudicial aos líderes?
Mesmo os líderes com boa reputação no mercado, à medida que não lançam mão da liderança 4.0, podem estacionar na carreira ou até mesmo regredir. Nesse sentido, é sempre importante cultivar uma mentalidade voltada para o crescimento profissional, adotando as melhores práticas do mercado e desenvolvendo habilidades interpessoais.
A liderança 4.0 surgiu em meio a um cenário de mudanças profundas na relação entre líderes e liderados. Dito isso, é fundamental trabalhar as habilidades descritas no texto, visto que elas não só ajudam a promover a transformação digital no ambiente de negócios, mas também promovem melhorias significativas no relacionamento interpessoal.
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