Líder x chefe: qual o melhor para a sua empresa?
Nos últimos anos, o vôlei masculino do Brasil dominou o cenário mundial. Foram inúmeras conquistas incluindo dois títulos da Copa do Mundo, oito ouros na Liga Mundial e o bicampeonato olímpico. Esse período, que é reconhecidamente o mais vitorioso de uma equipe na história do voleibol, ficou conhecido como “Era Bernardinho”.
O papel de Bernardinho nas vitórias é incontestável. Em seu livro, o técnico comenta detalhadamente sobre diversos aspectos que levaram o Brasil a tantas glórias e fala, inclusive, das características necessárias para ocupar a postura de liderança e gerir a equipe da melhor maneira.
Mas qual é o papel de quem ocupa essa função? Ser um bom chefe ou um bom líder? Como se dá essa relação líder x chefe? Os conceitos são semelhantes? Por que é importante você saber disso para a sua empresa? É só seguir a leitura que responderemos essas e muitas outras dúvidas!
Quais são as diferenças entre líder x chefe?
Mesmo que você não goste de esporte, o exemplo acima demonstra a importância da figura de comando. Foi o técnico quem conseguiu montar um grande time, extrair o melhor de cada atleta e gravar seu nome na história. Todos tiveram participação direta, mas não é à toa que esse ciclo é chamado de “Era Bernardinho”.
Nas organizações, quem ocupa o papel do gestor tem a mesma responsabilidade. Levar a equipe a grandes conquistas. Para as companhias, superar as expectativas e entregar um grande resultado tem o mesmo significado de faturar uma medalha de ouro.
Para alcançar esse sucesso, você precisa, obrigatoriamente, ter um bom líder na posição de chefia e nem sempre isso acontece. Vamos conhecer o que define cada um desses conceitos para ficar mais claro.
Quais são as características de um líder?
Ser um líder independe de cargo. Você pode ter diversos tipos de líderes em sua companhia que não necessariamente ocupam uma posição hierárquica superior aos demais colaboradores. Uma pessoa que transmita segurança, tenha capacidade técnica e aconselhe a equipe acaba se tornando uma referência naturalmente.
Conseguir inspirar e motivar os demais funcionários são qualidades que identificam esse perfil de colaborador. Mais do que a fala, praticar atitudes que servem de exemplo e que vão ao encontro dos valores que norteiam a empresa faz parte da rotina de que quem é um bom líder.
Servir de espelho e promover o desenvolvimento da equipe como um todo é o que se espera dessa figura. Nesse sentido, uma das características mais esperadas de quem está nessa posição e que é muito valorizada pelo time é saber dividir os méritos entre todos os envolvidos.
Todos esses elementos, somados ao trato respeitoso e à confiança depositada nos demais, fazem com que o funcionário assuma a posição de líder e seja inspiração para a equipe. Mesmo que ele não esteja em uma função de chefia.
Quais são as características de um chefe?
O chefe é a pessoa no comando. É ele o responsável por definir as funções, distribuir as tarefas e fazer com que o cronograma e os prazos sejam respeitados. Mas nem por isso o chefe precisa ser aquela figura caricata de filmes antigos, quando eram retratados como verdadeiros carrascos.
Quem está na chefia é responsável por conduzir a equipe. Espera-se que essa pessoa tenha um desempenho acima da média e uma visão global de todos os setores. Só dessa forma ele saberá como extrair o melhor de cada tarefa e de cada funcionário.
Esse gestor precisa ter uma boa capacidade de comunicação. Precisa saber ouvir e também falar de forma clara e direta, pois é ele quem será o porta voz do departamento, quem representará a equipe, quem fará as reivindicações e brigará pelo grupo na hora de prestar contas à diretoria.
Não é preciso adotar uma postura autoritária, mas é o chefe quem toma as rédeas da situação e assume as responsabilidades na hora de crises. Hoje, o chefe pode e deve ser visto como um companheiro de trabalho, mas é ele também que precisa cobrar e, quando necessário, ser duro com os membros da equipe.
Um bom chefe deve ser um bom líder?
Por esses conceitos, ficou claro que para ser um bom chefe é preciso ser um bom líder? Os gestores que aliam as características de liderança ao perfil e à postura que se esperam de um chefe conquistam o respeito e a admiração da equipe, além de conseguirem inspirar verdadeiramente os funcionários.
Identificar colaboradores que têm as qualidades necessárias e reúnem as condições para serem bons chefes é um desafio. Não são só relatórios e números individuais que traduzem os que melhor têm esse perfil. O comportamento e o relacionamento são igualmente importantes nessa análise.
Por isso, investir em desenvolvimento de lideranças dentro da empresa é um ótimo caminho. Desenvolver profissionais da companhia que apresentam capacidade para se tornarem bons chefes é uma forma de valorizar alguém que tem se dedicado à organização.
Essa atitude motiva todos que fazem parte da equipe. Mostrar que a ascensão profissional é possível refletirá na melhora do clima organizacional, no empenho e no engajamento dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados.
Sem falar que você terá na chefia uma pessoa que já está inserida na cultura organizacional da instituição, que compartilha da visão e dos valores da empresa e que conhece os processos da companhia profundamente.
Como é possível desenvolver as habilidades?
Com um bom programa de mentoria e consultoria, você terá o poder de transformar funcionários de referência nos líderes que sua empresa precisa. Mapeando as pessoas que se destacam, será possível potencializar as características existentes e desenvolver as habilidades que ainda não são pontos fortes.
Combinando ensinamentos que são pilares de qualquer capacitação de liderança com as novidades e atualizações trazidas pelas inovações do mundo corporativo, a próxima leva de gestores da sua instituição alavancará a empresa.
Reservar uma parcela do orçamento para contar com o suporte de uma empresa especializada em formar novos líderes contribuirá para uma formação completa. Contratando esse serviço, você garante o knowhow de quem tem experiência em qualificar os profissionais e prepará-los para os desafios. O recurso investido para usufruir dessa consultoria é irrisório frente aos benefícios.
Agora você já sabe como funciona essa dicotomia líder x chefe. Com todas as informações que trouxemos neste conteúdo, você está apto a avaliar a situação atual da companhia e implementar o que é preciso para fazer a diferença na instituição.
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