• All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato
FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil
  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato

Saiba o que é a inovação organizacional e como aplicá-la

Home Tecnologia e Inovação Saiba o que é a inovação organizacional e como aplicá-la
Saiba o que é a inovação organizacional e como aplicá-la

Saiba o que é a inovação organizacional e como aplicá-la

As empresas que alcançam bons resultados e se destacam no mercado têm uma característica em comum: apostam em inovação organizacional. Esse conceito ainda não é amplamente difundido e, muitas vezes, o desconhecimento acarreta perda de poder competitivo.

Seja por meio da tecnologia, seja por meio de uma estratégia de abordagem, otimizar processos e investir em soluções inovadoras é praticar a inovação organizacional. Desatar os nós que engavetam a instituição é o principal benefício dessa prática.

Se a sua empresa não está familiarizada com o conceito e ainda não buscou implementar a estratégia, não se desespere. Continue lendo este texto que vamos explicar como e onde fazer as mudanças necessárias!

Por que devo investir em inovação organizacional?

O primeiro desafio para qualquer mudança na organização é convencer a diretoria. É papel de um bom gestor demonstrar ao primeiro escalão da companhia que as vantagens em investir em inovação são muito maiores do que o investimento.

Quando o Recursos Humanos tem à disposição um orçamento para atualizar as ferramentas de gestão da empresa, contratar bons softwares e modernizar os procedimentos, inevitavelmente, os processos internos serão otimizados e os resultados superarão as expectativas.

Mas ter verba para investir é apenas um dos ingredientes para fazer essa receita dar certo. Para que você faça as escolhas adequadas para aplicar o recurso, vamos listar neste artigo as principais áreas em que praticar a inovação organizacional fará diferença. Veja só!

Ofereça treinamentos aos colaboradores

Capacitar a equipe é uma ferramenta de desenvolvimento mais do que útil. Além de influenciar positivamente o rendimento e a entrega individual, propiciar ao funcionário o crescimento profissional aumenta o engajamento, o sentimento de pertencimento e a motivação.

Para que os treinamentos e as consultorias atendam aos anseios da equipe e promovam a inovação necessária, busque parcerias com instituições de ensino superior. Existem programas de formação complementar e até incubadoras de projetos em diversas universidades que precisam de um ambiente para testar suas soluções.

Estabeleça um convênio com essas instituições e abra sua empresa para que elas possam aplicar as técnicas e validar seus estudos. Além de apoiar a formação acadêmica e colher os frutos das mentes inseridas nesse ambiente desafiador que é a universidade, você reduzirá os custos de investimento. Comece com o projeto em um departamento e, em caso de sucesso, vá expandido esse atendimento para outros setores.

Avalie constantemente os métodos

Mesmo que você tenha resultados satisfatórios na sua organização, não quer dizer que eles não possam ser ainda melhores. Crie um núcleo de estudos multidisciplinar com representantes dos diferentes setores da companhia.

Identifique os principais gargalos que travam os processos organizacionais e faça com que a equipe formada pelos diferentes especialistas se dedique a destrinchar esse problema e solucioná-lo. Estipule um cronograma, com um calendário de reuniões para essa comissão e metas a serem superadas.

Quando pessoas de diferentes áreas são envolvidas no debate, elas tendem a ver as coisas sob uma perspectiva diferente em relação aos profissionais que atuam diretamente naquele setor e que, por isso mesmo, carregam vícios do dia a dia. A troca de ideias é sempre produtiva e um ótimo combustível para soluções inovadoras.

Estimule a comunicação

Encontros periódicos entre funcionários e até redes sociais corporativas são ferramentas que propiciam um ambiente comunicativo e produtivo. É fundamental que os colaboradores da empresa se sintam à vontade para sugerir alterações e também para apontar possíveis erros nos processos da empresa.

Os funcionários estão envolvidos diariamente com as atividades e saberão identificar problemas, bem como encontrar soluções, mas, se não se sentirem confortáveis em fazer seus apontamentos, essas ideias podem se perder sem ao menos terem nascido.

A abertura para que se tenha uma comunicação horizontal, na qual funcionários operacionais tenham liberdade para se manifestar tanto quanto um diretor, é um caminho para que a empresa tenha um ambiente harmonioso, uma cultura organizacional que valorize o pensamento crítico e para que todos cresçam juntos.

Gerencie seus processos logísticos

Uma definição detalhada da logística é a colocação do produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, no prazo certo, com o menor custo de transporte e produção e, consequentemente, com um preço melhor para o cliente. Tudo isso refletirá na qualidade do produto e agregará valor.

É importante determinar uma equipe ou, ao menos, um profissional capacitado para definir as principais estratégias logísticas da empresa. O ideal é criar uma rotina dentro do RH para que o encarregado se dedique a isso permanentemente e que tenha uma relação próxima ao departamento financeiro.

É impressionante a diferença que um processo logístico eficiente representa no preço final pago pelo consumidor. Ter uma logística diferenciada é ter uma vantagem competitiva. Por isso, encontre um bom profissional e dê a ele as condições de desenvolver um bom trabalho.

Utilize a tecnologia

Mesmo empresas tradicionais, criadas há muito tempo e consolidadas no mercado, não sobrevivem mais sem o auxílio da tecnologia. As ferramentas tecnológicas são fundamentais para otimizar os processos e garantir estratégias precisas e que darão os melhores resultados.

Investir em uma plataforma inteligente de conversação, em softwares que entregam dados compilados e dão aos gestores informações detalhadas, ou, então, que promovam a melhoria da performance dos colaboradores, por exemplo, é essencial.

Recorrer à tecnologia não deve ser um ato de desespero. Separe uma parte do recurso de investimento da empresa para contratar serviços como esses. A popularização da internet foi importante para que os custos diminuíssem e as soluções ficassem mais acessíveis. Então, não perca mais tempo e encontre a plataforma ideal para a sua necessidade.

Ao adotar as práticas apresentadas aqui, em pouco tempo, você notará a melhora no rendimento dos funcionários, nos processos internos, na comunicação e também no clima organizacional.

Tudo isso terá reflexo em um ativo importante: no valor que será entregue ao cliente final. Ao fazer sua reputação crescer perante os consumidores, a imagem institucional da empresa decolará. Com isso, as oportunidades de negócios, o poder de barganha com fornecedores e, principalmente, o valor de mercado aumentarão.

Isso sem falar que sua equipe estará mais engajada, capacitada e feliz. Como reflexo, a rotatividade diminuirá, os colaboradores vestirão a camisa da empresa, será mais fácil retê-los e atrair os melhores talentos para garantir o sucesso da sua organização. Viu como investir em inovação organizacional transforma a gestão e os resultados da empresa?

Se gostou deste conteúdo, saiba que temos muitos outros artigos com informações úteis e importantes para a sua empresa. Para recebê-los diretamente no seu feed, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Tags: Treinamento e Desenvolvimento
Share

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

...
Como gerenciar o excesso de informações e ser um líder mais eficiente!

Como gerenciar o excesso de informações e ser um líder mais eficiente!

mar 9, 2022

A transformação digital trouxe diversos benefícios para a sociedade moderna.[...]

PDI para líderes: é possível ser um líder ideal?

PDI para líderes: é possível ser um líder ideal?

jan 17, 2020

Saber liderar é uma arte que nem todos conseguem dominar.[...]

Entenda o que é Síndrome do Impostor: saiba identificá-la e combatê-la de maneira eficaz!

Entenda o que é Síndrome do Impostor: saiba identificá-la e combatê-la de maneira eficaz!

mar 9, 2022

Você sabe o que é a Síndrome do Impostor? Conhecida[...]

Categorias

  • Carreira
  • Estudos de Caso
  • Gestão e Administração
  • Podcast
  • Tecnologia e Inovação
  • Todos os Artigos
  • Treinamento e Desenvolvimento

Siga-nos

Assine a Newsletter





INFORMAÇÕES CORPORATIVAS

  • Quem somos
  • Política de privacidade

SIGA-NOS

  • Twitter
  • Facebook
  • Linkedin


FC BRASIL CONSULTORIA E REPRESENTACOES LTDA
CNPJ 03.736.621/0001-26

© Copyright 2019. FranklinCovey Brasil. Todos os direitos reservados.

  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato