Qual a importância dos indicadores de desempenho para a empresa?
Os indicadores de desempenho são fundamentais para o sucesso da empresa. Afinal de contas, é por meio deles que a companhia conhece seus pontos negativos e positivos de melhoria para elaborar um planejamento estratégico.
Entretanto, não são todos os gestores que sabem como fazer a avaliação desses indicadores de forma precisa para que as ações possam ser realizadas visando o crescimento da organização.
Por isso, pensando em ajudar você, preparamos este post com o objetivo de esclarecer o que são de fato indicadores de desempenho, qual a sua importância e quais são os principais em uma empresa. Continue conosco e boa leitura!
O que são indicadores de desempenho?
Indicadores de desempenho são informações avaliadas conforme a singularidade e necessidade das corporações. Sua finalidade é mensurar se há qualidade na gestão, se o negócio está sendo rentável ou se é necessário rever as estratégias para alcançar os resultados desejados.
Ao contrário do que se pensa, os indicadores não servem apenas para avaliar os lucros da companhia. Eles também são importantes para a ordem de modo geral. Afinal, eles conseguem mensurar acertos e erros da empresa, além de redirecionar estratégias que busquem otimizar os processos.
Qual é a importância dos indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho são essenciais para monitorar os resultados da empresa e promover melhorias contínuas capazes de otimizar estes resultados. Usar esse instrumento é muito útil na prevenção de uma crise.
Afinal, a equipe de gestão já conhece os pontos de melhoria e os pontos negativos de uma organização, além de ter um direcionamento estratégico para reparar os desafios existentes.
Logo, esses indicadores contribuem com a estruturação do trabalho do gestor, fazendo com que a empresa tenha ciência de seus resultados e auxiliam em seu planejamento futuro.
Além disso tudo, os indicadores de desempenho fazem com que a corporação tenha mais atenção com seus profissionais, tomando medidas com o objetivo de deixá-los mais harmônicos e satisfeitos. Isso influencia positivamente a execução da atividade.
Quais são os principais indicadores de desempenho?
Agora que você sabe o que são de fato indicadores de desempenho e qual a sua importância no segmento empresarial, é momento de conhecer quais são eles.
Confira a seguir os principais indicadores de desempenho de uma empresa.
Produtividade
O indicador de produtividade basicamente tem como finalidade avaliar a eficiência e rendimento dos processos nas corporações. Esses processos podem ser produtivos, táticos ou gerenciais.
Por meio desse indicador, é possível saber quais são as melhores formas de fazer com que a produtividade de uma empresa aumente, ou se está ocorrendo algum tipo desperdício na linha de produção.
O indicador de produtividade utilizará o prazo de entrega dos produtos, revisões de orçamentos de matérias-primas, agenda de cronograma, por exemplo.
Além disso, é necessário ter paciência e tempo para calcular a produtividade de um time de colaboradores, e por esse motivo, as estratégias para otimizar a produtividade também podem ter um prazo maior para demonstrarem ser eficientes.
Qualidade
O indicador de qualidade tem o objetivo de medir a qualidade na realização de operações e processos em uma organização. Afinal de contas, se não está havendo qualidade no resultado, é sinal de que algo deve ser aprimorado.
Um bom exemplo é a quantidade de reclamações que um serviço recebe durante um determinado período. Essas informações devem ser comparadas com o nível de aceitação atingido pela mesma atividade.
Embora os indicadores se dediquem aos números, é essencial observar também o conteúdo das reclamações para juntar o qualitativo e o quantitativo na tomada de decisões.
Portanto, é fundamental ter um índice de erros aceitáveis. No caso das falhas superarem esse índice, é necessário avaliar o que deve ser realinhado.
Lucratividade
A lucratividade trata do que sobrou de faturamento de uma companhia, depois da subtração dos custos e despesas em um certo período. Ou seja, caso a empresa tenha um faturamento positivo, vendendo muitos serviços ou produtos, mas apesar disso, não sobrou recursos para fazer novos investimentos, a lucratividade não foi boa.
Por esse motivo, o indicador de lucratividade tem como propósito garantir que a empresa consiga saber qual a porcentagem que ela conquistou em um determinado período.
Sendo assim, caso o percentual de lucratividade seja muito baixo, é porque a companhia necessita adotar estratégias para reduzir os custos e despesas presentes no fluxo de caixa.
Rentabilidade
O indicador de rentabilidade trata do percentual de retorno de uma quantia investida pelos sócios. Ou seja, quando os sócios fazem um investimento para a organização que não veio da própria empresa em si, principalmente na abertura do negócio, é aguardado que essa quantia retorne aos donos ao longo do crescimento da companhia.
Dessa forma, o indicador de rentabilidade mostra qual foi a comparação do lucro líquido da empresa com o valor investido.
Estratégia
Diferentemente do indicador de rentabilidade e de lucratividade, o indicador de estratégia foca somente nas áreas estratégicas, como gestão, venda e marketing.
Por meio deste indicador, é possível descobrir se a empresa está fechando mais vendas, atraindo mais clientes, conseguindo mais tráfego em sua plataforma online, se tornando mais visível no mercado, entre outros. Além disso, o indicador de estratégia está totalmente relacionado com as tomadas de decisão da organização.
Por esse motivo, é um dos indicadores de desempenho que mais necessitam de cuidado aos fatores externos, como a análise dos fornecedores, entrada de novos concorrentes, mudanças políticas e na tecnologia.
Capacidade
O indicador de capacidade mensura a capacidade da execução de tarefas, processos de produção e das equipes. Ele está relacionado com o sucesso interno do time e suas atividades, por exemplo:
- quantidade de visitas por vendedor;
- total de reuniões por vendedor;
- total de ligações por dia;
- total de envio de propostas.
Por fim, podemos perceber que avaliar os indicadores de desempenho não é uma tarefa difícil. Basta ter disciplina e conhecimento sobre os processos da empresa para direcionar as avaliações de maneira eficiente. A organização que se dedica em melhorar os indicadores de desempenho, está investindo no crescimento do negócio perante o mercado e no prestígio com o público externo e interno.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e conheça nosso curso sobre desempenho de vendas e expanda seus conhecimentos!