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Você sabe qual a importância do feedback e do acompanhamento do colaborador?

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Você sabe qual a importância do feedback e do acompanhamento do colaborador?

Você sabe qual a importância do feedback e do acompanhamento do colaborador?

Gerenciar uma equipe é uma missão que envolve uma série de desafios. Afinal, é preciso buscar os recursos certos para alinhar a performance ao padrão desejado pela corporação, gerando motivação e engajamento. Para isso, oferecer aos colaboradores um retorno sobre o desempenho é fundamental. Nesse cenário, a importância do feedback se revela em uma série de resultados positivos para o empreendimento.

É necessário oferecer devolutivas e estabelecer uma política de acompanhamento dos profissionais, para que o time esteja em contínuos avanços e em constante reciclagem de conhecimentos. Quer aprender sobre a importância do feedback e conhecer novas possibilidades sobre o tema? Confira o nosso post e saiba mais!

Como funcionam os feedbacks?

Quando você passa tarefas para o colaborador, é esperado que ele cumpra as atividades em um determinado padrão e com um bom nível de qualidade. Depois que o trabalho é efetivado, é importante avaliar se ele ficou bom, se está correto e alinhado ao que era esperado. Há situações em que o profissional alcança sucesso com rapidez. Em outros momentos, ele pode precisar esclarecer dúvidas e ser notificado de algum equívoco ou problema.

O feedback é uma ferramenta de comunicação. É uma devolutiva sobre o desempenho do trabalhador, que passa primeiro por uma avaliação de resultados. Porém, é preciso saber dar esse retorno, pois ele tem uma grande influência sobre as condutas posteriores do funcionário. Um bom feedback pode gerar mais motivação, dedicação e envolvimento nas atividades, ajudando a equipe a manter uma alta performance. Uma comunicação cuidadosa, eficaz e construtiva pode gerar excelentes resultados.

É necessário compreender também que a devolutiva é uma via de mão dupla. É importante conhecer as impressões dos colegas diante do feedback, para que ele seja feito de forma construtiva, e não punitiva ou arbitrária. A escuta do profissional favorece a identificação das potencialidades e dos pontos de mudança, além de ajudar em uma construção criativa de soluções.

Para que servem os feedbacks?

Os feedbacks têm muitas funções importantes para as empresas. Eles ajudam a transmitir e reforçar a cultura organizacional, mostrando o que é valorizado e o que pode não ser adequado para o estabelecimento. Além disso, as devolutivas possibilitam alinhar o desempenho ao padrão esperado, ao mostrarem os pontos de acerto e os itens que devem ser melhorados.

Outra questão importante é que esses momentos favorecem o fortalecimento do vínculo entre as lideranças e os colaboradores. Eles abrem espaço para o diálogo e os esclarecimentos. Além disso, há uma maior compreensão entre as partes.

Qual a importância do feedback constante?

Os feedbacks constantes são muito importantes para a corporação. Veja por que a seguir!

Promoção da comunicação

Os feedbacks são excelentes situações para a palavra circular. É o momento ideal para explicar expectativas, mostrar pontos de falha, indicar os comportamentos bem-sucedidos e oferecer sugestões de melhorias.

É essencial criar espaço para que o profissional possa se manifestar, explicando as dificuldades enfrentadas e as ideias que ele tem para tornar o trabalho melhor. A visão de um colaborador pode auxiliar na identificação de outras lacunas nos processos de trabalho, contribuindo para a remediação e a correção dessas questões.

Geração de motivação

Ao dar um feedback para o colaborador, você está investindo no potencial dele e demonstrando que acredita na capacidade que o profissional tem de fazer melhor. Esse investimento tem grande chances de gerar retorno. Os pontos positivos foram valorizados, as questões para melhorar foram indicadas e as expectativas demonstradas.

Assim, o trabalhador fica instrumentalizado com mais recursos para melhorar e fazer algo construtivo. Outro ponto valioso é que essa interação é estabelecida em meio a um vínculo de confiança. Esse alicerce e os outros fatores colaboram para que o liderado fique mais motivado e desempenhe corretamente suas tarefas.

Aumento da produtividade

Conforme mencionamos no item anterior, o feedback cria condições para a geração de motivação. Isso coopera para a elevação da produtividade dos colaboradores. Além disso, a devolutiva permite compartilhar a informação de forma adequada, com os esclarecimentos necessários, a expressão de expectativas e a indicação dos pontos fortes e fracos.

Esses fatores instrumentalizam os profissionais com as ferramentas certas para que eles trabalhem mais e melhor. Afinal, a equipe está bem orientada e com os dados necessários para ter um bom desempenho.

Outro elemento importante é que o feedback é um sinal de confiança, o que estimula o time a corresponder a esse voto. Além disso, a devolutiva ajuda na promoção do diálogo, na identificação dos problemas e na análise das dificuldades por várias perspectivas. Isso favorece o clima organizacional e ajuda no fortalecimento da criatividade, gerando mais produtividade.

De que forma é possível avaliar se os colaboradores estão aderindo ao aprendizado das devolutivas?

Ao oferecer uma devolutiva, é importante verificar se a equipe aderiu às contribuições e sugestões. A proposta é criar uma cultura de aprimoramento, em que o feedback é um dos alicerces. Para que esse projeto seja bem-sucedido, é necessário realizar uma observação contínua e próxima do time. Uma boa alternativa é realizar encontros de follow up, em que você dá um novo retorno sobre a tarefa, verificando o alinhamento ao que foi apontado da primeira vez.

É necessário destacar que o feedback caminha com uma cultura de aprendizagem organizacional. A capacitação constante das lideranças e do time gera melhores performances e estimula a formação de soluções mais criativas e produtivas para os fatores que precisam de melhoria.

O retorno sobre o desempenho é um instrumento fundamental para os gestores e os colaboradores. Ele permite que os líderes indiquem as qualidades e apontem as necessidades de correção de maneira construtiva. Para a equipe, é um instrumento de orientação e motivação, mostrando direções a serem seguidas e dando possibilidade de diálogos e esclarecimentos.

O resultado desse processo é o desenvolvimento de um ciclo construtivo, em que profissionais e gestores podem formar soluções em conjunto, estabelecer um diálogo sólido e abrir espaço para soluções criativas. É importante que essa dinâmica avance com o acompanhamento do trabalhador e com uma cultura de aperfeiçoamento contínuo.

E então? Gostou de aprender sobre a importância do feedback e do acompanhamento do profissional? Aproveite e siga a FranklinCovey Brasil nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!

Tags: Treinamento e Desenvolvimento
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