Habilidades socioemocionais: por que desenvolver nos colaboradores?
Os currículos escolares buscam preparar estudantes para o mercado de trabalho, por meio do desenvolvimento de competências técnicas. Esse processo é essencial, porém, é importante dedicar atenção para as habilidades socioemocionais. No contexto organizacional, culturalmente se reproduz o que é feito nas instituições de ensino. Dedica-se foco ao saber técnico, mas as competências de convivência recebem menor atenção.
Mas qual é a importância das habilidades socioemocionais? O que elas são, exatamente? Preparamos este conteúdo especial com informações sobre essas competências e a importância delas para as empresas. Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!
O que são as habilidades socioemocionais e qual a importância delas no ambiente de trabalho?
As habilidades socioemocionais são um conjunto de competências que contribuem para a convivência com os outros e para o relacionamento consigo mesmo. Essas características criam condições para que haja uma melhor interação nos distintos grupos sociais, como trabalho, ambiente educacional e família.
Para que essas condições se desenvolvam, o relacionamento intrapessoal (do sujeito com ele próprio) deve envolver um reconhecimento adequado de emoções e também o delineamento de estratégias para o enfrentamento de desafios.
As habilidades socioemocionais podem ser distintas de acordo com o referencial teórico. Vamos apresentar algumas das competências selecionadas pela coalizão dos Estados Unidos “Partners for 21st Century Skills” (Parceiros para Habilidades do Século 21). Nós indicaremos qual é a habilidade socioemocional e mostraremos como ela contribui para o ambiente de trabalho. Veja mais!
Criatividade
A criatividade está associada à capacidade de renovação, de construir alternativas viáveis, inovadoras e diferenciadas para os desafios. No ambiente de negócios, essa habilidade proporciona condições para o desenvolvimento de propostas e táticas.
Além disso, a criatividade é muito positiva para a convivência, pois agrega repertórios diversificados para o diálogo e permite formar uma maior diversidade de estratégias para lidar com pessoas diferentes. Com criatividade, o colaborador tem mais talento para auxiliar clientes e para interagir com os colegas.
Comunicação
A habilidade de transmitir e trocar informação de forma adequada e eficiente é fundamental para o meio laboral. Ela facilita as relações sociais e possibilita que haja um melhor entendimento das ideias. A comunicação favorece colaboradores na interação com os vários agentes com que lidam no dia a dia, como os colegas, os gestores e clientes.
Para líderes, a comunicação é essencial para o intercâmbio de conhecimentos, instruções, orientações, feedbacks e referências. Isso contribui para que os profissionais entendam as demandas e possam providenciar o que é necessário.
Colaboração
Saber trabalhar em equipe de forma cooperativa é muito importante. A proposta é estabelecer um clima pautado na ajuda mútua, na aprendizagem com o próximo e na construção de alternativas em conjunto. Profissionais e líderes com essa habilidade têm mais facilidades nas relações interpessoais, evitam rivalidades e constroem formas para lidar melhor com os colegas.
Flexibilidade e adaptabilidade
O mercado se caracteriza por um elevado dinamismo. A constante mutação das situações no trabalho demanda de colaboradores o desenvolvimento de uma maior capacidade adaptativa. Nesse contexto, também é preciso ter flexibilidade. É importante destacar que essa maleabilidade respeita um conjunto de valores, é preciso ser flexível, mas respeitando os próprios alicerces.
Iniciativa e autonomia
A iniciativa e a autonomia contribuem para que o profissional assuma as rédeas de sua carreira. Ele se reconhece como o responsável pelo próprio desenvolvimento e pelas atitudes que toma no trabalho. Isso significa também reconhecer as falhas, construir um aprendizado a partir delas e empreender esforços para corrigi-las.
Habilidades sociais e interculturais
As competências sociais e interculturais são essenciais para uma boa convivência e para o desenvolvimento de relações de trabalho saudáveis. Empatia, gentileza e generosidade são algumas delas. Essas habilidades socioemocionais também contribuem para a manutenção de um bom clima organizacional.
Produtividade
Produtividade envolve um bom rendimento e também uma boa performance. Essa característica contribui para que haja um bom rendimento no dia a dia e para que os procedimentos como reuniões, vendas e outras atividades tenham uma boa rentabilidade.
Liderança
A liderança é uma importante habilidade socioemocional, principalmente para os gestores. Ela é fundamental para inspirar a equipe e para criar um ideal comum que dê direção aos esforços dos profissionais. O líder fortalece o time e cria um clima propício para a dedicação e produtividade.
É papel da liderança também o estabelecimento de um bom conhecimento sobre os colaboradores. Assim, ela percebe quais são as estratégias que podem auxiliar na motivação e no estímulo à dedicação do funcionário. Esse saber diferencial dos líderes também é importante no oferecimento de feedbacks, ferramentas essenciais para o crescimento do trabalhador e da empresa.
Responsabilidade
Uma postura responsável no trabalho é importante para que os profissionais tenham compromisso com seus deveres. Além disso, essa habilidade soocioemocional contribui para que cada um cumpra com a parte que lhe cabe de forma coerente, assumindo falhas e acertos.
Por que desenvolver as habilidades socioemocionais dos colaboradores e nos líderes ?
Desenvolver as habilidades socioemocionais em colaboradores e líderes contribui para um melhor clima organizacional e para o estabelecimento de uma maior maturidade no ambiente empresarial. Essas competências permitem formar times mais maduros, dedicados e empenhados, com relacionamentos positivos entre os colegas.
Isso auxilia no enfrentamento de desafios, possibilitando que os funcionários tenham mais disposição e criatividade para solucionar dificuldades. As habilidades socioemocionais criam um ambiente mais construtivo e propício ao aprendizado.
Desenvolver essas competências nos líderes é fundamental, pois eles são fonte de inspiração e exemplo para os profissionais. As lideranças fornecem feedbacks, orientações e realizam uma série de interações com os trabalhadores que são decisivas para a dedicação, incentivo e motivação da equipe.
Como desenvolver as habilidades socioemocionais no time?
Para desenvolver habilidades socioemocionais em trabalhadores e líderes, você pode investir em várias estratégias. Os treinamentos são importantes para o aperfeiçoamento dessas competências e para a aquisição de conhecimentos acerca do tema.
Além disso, é importante incentivar o trabalho em equipe, para promover a prática dos saberes adquiridos na capacitação de habilidades socioemocionais. Outra questão importante é estimular o autoconhecimento. Incentive leituras sobre o tema, estimule a busca de coaching e terapia, e motive os profissionais a se informarem sobre o assunto.
As habilidades socioemocionais são fundamentais para o aprendizado e o crescimento dos colaboradores. Elas promovem uma melhor convivência e facilitam a realização de um trabalho cooperativo. Com essas competências, é possível desenvolver uma série de alternativas construtivas para o negócio, fortalecendo a criatividade e a produtividade do time.
E então? Gostou de aprender mais sobre as habilidades socioemocionais? Aproveite e confira também o nosso conteúdo especial sobre saúde mental no trabalho!