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Gestor de RH: O que é e qual a sua importância nas organizações

Home Gestão e Administração Gestor de RH: O que é e qual a sua importância nas organizações
Gestor de RH: O que é e qual a sua importância nas organizações

Gestor de RH: O que é e qual a sua importância nas organizações

O mercado atual em que vivemos está cada vez mais dinâmico e competitivo, ter um bom sistema de RH é essencial para que as organizações não fiquem para trás no mercado.

Mas para te auxiliar a entender como não ficar pra trás é preciso entender: o que é um gestor de RH, qual a sua importância, as funções e o que é preciso para se tornar um gestor de RH.

Vamos passar por todos esses pontos para que nós possamos vencer os desafios da atualidade! Boa leitura!

O que é um gestor de RH?

Um gestor é um líder, e isso não é diferente com o gestor de RH! O gestor de RH é o coração da área de RH que é consecutivamente o coração da empresa, ele que sustenta a empresa para que as pessoas estejam sempre motivadas, bem treinadas e bem alinhadas com os objetivos da empresa.

Um gestor de RH tem muitas funções importantes na organização que dão resultados depois de um tempo de adaptação, um exemplo é inovação, um exemplo de inovação pode ser do uso de uma nova metodologia de recrutamento, que precisa de uma grande mudança de comportamento.

Qual a importância do gestor de RH?

Um gestor de RH tem uma importância gigantesca em uma organização, pois a empresa precisa de uma área de RH bem direcionado, bem motivado e produtivo.

E que não resolva problemas da empresa com soluções de “caixinha” e fazendo diagnósticos com as equipes da empresa para adaptar as soluções.

O gestor de RH auxilia os setores da empresa a se comunicar melhor com os colaboradores pois ele/a ouve a as necessidades, expectativas, reclamações, elogios e etc.

Uma das maiores qualidades de um gestor de RH é a de reter talentos dentro da organização, por alguns motivos essa habilidade de reter talentos é tão importante um funcionário “prodígio” as vezes quer apenas a oportunidade de mostrar trabalho para sair da empresa e ir para um cargo melhor. Um bom gestor de RH inspira, e consegue manter esse talento.

Quais são as 3 principais funções de um gestor de RH?

Um gestor de RH tem muitas tarefas e todas são extremamente importantes para o bom funcionamento da área de RH, porém 3 dessas funções se destacam por sua importância.

1. Recrutamento e seleção de pessoas

Ele é responsável por desenvolver dinâmicas, processos seletivos e diferentes tipos de improvisos para atrair os melhores candidatos para os cargos necessários.

Recrutar pessoas é função de quaisquer profissionais de RH, porém para o gestor de RH é o momento de refazer táticas e mudar equipes para conseguir resultados diferentes.

2. Cuidar do clima organizacional

O clima organizacional é um dos principais termômetros da empresa. Quando se tem um ambiente saudável no trabalho os colabores se sentem mais confortáveis e confiam mais em seus companheiros de trabalho e com os gestores tem uma relação de respeito mútua.

O gestor de RH precisa estar atento ao clima organizacional e tomar as atitudes necessárias para melhorá-lo. Objetivos comuns e simples são: diminuir o número de faltas, aumentar o comprometimento das equipes e respeito de todos.

3. Providenciar treinamento

Treinamentos são extremamente importantes para que as equipes estejam sempre aprendendo e se desenvolvendo. Treinamentos de equipe devem sempre estar alinhados com as necessidades da área em que essa equipe atua e com os objetivos da empresa em geral.

Um bom gestor de RH não faz o que acha que vai dar certo, ele faz uma pesquisa e análises de necessidades e desenvolve os treinamentos certos para aqueles tipos de desafios.

O que é preciso ter para se tornar um gestor de RH?

Para ser um gestor de RH são essências diversas habilidades de gestão básicas, mas não apenas elas, além do ordinário há a necessidade de realizar avaliação de desempenho, gerenciar a folha de pagamento de cada colaborador, treinar novas pessoas e melhorar suas habilidades entre muitos outros.

É bom que não foquemos apenas em hard skills é bom que tenhamos as ditas “Soft skills”.

Se comunicar de uma maneira clara e eficaz

Comunicação é algo extremamente importante para todos da empresa, porém para o gestor de RH é ainda mais importante pois não é simplesmente se expressar de maneira clara e eficaz, é preciso “ouvir o que não foi dito” (ouvir o que foi dito nas entrelinhas) e isso exige uma boa capacidade de interpretação do que lhe for comunicado.

Buscar inovar

Ninguém nunca deve se contentar com o ordinário. Busque sempre inovar em todos os projetos que forem desenvolvidos, inove nos processos já existentes e modifique o que está em seu círculo de influência.

Inovar nos treinamentos é criar treinamentos específicos para os funcionários que se encaixem com as necessidades da empresa, inovar é diferenciar o que já é feito em contratações e tentar novas dinâmicas entre muitos outros.

Se adaptar rapidamente

Todos os mercados mudam constantemente e não é diferente nas áreas, o marketing muda, o financeiro muda e não seria diferente no RH. O mercado de RH está sempre em constante alteração.

Um gestor de RH altamente eficaz está sempre antenado as mudanças de todas as áreas, não apenas a própria, pois é preciso saber as novidades e estudar como auxiliar essas áreas da sua empresa da melhor forma possível.

Conclusão

A gestão de RH é algo extremamente amplo e pede alguém com visão minuciosa para que as entrelinhas de todos os desafios não passem sem ser percebidas.

O gestor altamente eficaz tem qualidades incríveis de se adaptar rapidamente, buscar sempre inovar e se comunicar de maneira clara.

Chegou até aqui? Então não pare agora e continue a ler e se desenvolver com os nossos conteúdos exclusivos do blog FranklinCovey! Veja também as nossas soluções de impacto internacional comprovado!

Todas as organizações do mundo têm seus desafios! E nós da FranklinCovey temos soluções que são customizadas para cada necessidade de cada organização no Brasil e no mundo! Entre em contato conosco para que possamos desenvolver um diagnóstico especifico para a sua organização.

Tags: Gestão e Administração
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