• All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato

Call us toll free 1-888-558-1776

Find us on Map
info@franklincovey.com
Login

Login
FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil
  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato

Entenda o que é gestão comportamental e sua importância para os resultados das empresas!

Home Gestão e Administração Entenda o que é gestão comportamental e sua importância para os resultados das empresas!
Entenda o que é gestão comportamental e sua importância para os resultados das empresas!

Entenda o que é gestão comportamental e sua importância para os resultados das empresas!

Por muito tempo, o capital humano não foi priorizado nas companhias e os funcionários eram vistos apenas como profissionais facilmente substituíveis. Felizmente, esse pensamento mudou graças ao surgimento da gestão comportamental, que revolucionou o setor de RH nos últimos anos.

Esse tipo de gerenciamento deixa a gerência de pessoas mais estratégica e eficiente. O perfil comportamental, que inclui habilidades e competências, de cada colaborador é utilizado como ponto de partida para a formação de equipes mais fortes e adequadas, com potencial produtivo aprimorado.

Elaboramos este material para ajudar você a compreender melhor o conceito e a importância da gestão comportamental para os resultados do seu negócio. Aproveite a leitura.

O que é gestão comportamental?

É uma prática de gerenciamento de equipes focada nos traços de comportamento de cada integrante. Para que seja implementada, é preciso elaborar um mapeamento de perfil comportamental dos talentos da empresa.

Dessa forma, após a compreensão dos padrões e tendências de conduta dos funcionários, é possível idealizar planos estratégicos para o aproveitamento de suas capacidades. Tudo isso deixa o time mais produtivo e engajado.

Qual a importância desse tipo de gestão para os resultados das empresas?

O gerenciamento comportamental gera diversas vantagens que comprovam sua importância. Conheça os benefícios mais notáveis após sua implementação.

Valorização do capital humano

O primeiro destaque é valorização dos colaboradores. Ao compreender o perfil de cada profissional, como eles são, o que buscam e o que precisam para atingir uma boa performance operacional, você consegue definir ações, orientações, treinamentos e planos de carreira compatíveis com o que cada funcionário precisa.

Tal conduta de gestão faz com que eles se sintam valorizados, sabendo que a companhia compreende suas demandas e seus desenvolvimentos profissionais. Tudo isso leva ao reconhecimento mútuo entre ambas as partes.

Melhora no recrutamento e seleção

Aplicar a gestão de comportamento no processo seletivo faz com que as contratações sejam mais assertivas. Para isso, o RH deve mapear o perfil ideal para cada vaga e assim buscar candidatos que tenham as competências comportamentais necessárias. Com isso, a sua empresa encontra os talentos certos para os cargos, economizando tempo e dinheiro durante as etapas de seleção e integração.

Favorecimento do clima organizacional

Com uma companhia que conhece o perfil comportamental dos funcionários, eles se sentem valorizados e tendem a trabalhar em harmonia com as equipes. Assim, o ambiente laboral tende a ser mais positivo e colaborativo.

A convivência do time melhora, pois a liderança compreende os comportamentos e características de cada talento. Um bom clima empresarial é indispensável para manter os colaboradores engajados.

Aumento da produtividade

A gestão de comportamentos também beneficia a produtividade geral da empresa. Ao se sentirem valorizados e exercendo as funções certas em uma companhia que conta com um ambiente agradável, a performance dos profissionais é superior.

Os gestores de capital humano também podem fazer avaliações de desempenho periódicas para compreender como os funcionários têm se desenvolvido e o que fazer para que sejam cada vez mais produtivos.

Retenção de talentos

A retenção de talentos é um resultado de grande importância para reduzir a rotatividade da empresa. Compreendendo o perfil dos funcionários e promovendo orientações estratégicas para seu desenvolvimento, pode fazê-los permanecer na companhia por mais tempo — desconsiderando propostas da concorrência. Ao reduzir o turnover, você diminui custos gerados por novas contratações e integrações. Sem falar na possibilidade de candidatos promissores priorizarem sua marca para seguirem carreira.

Como implementar a gestão comportamento na empresa?

Cada funcionário é único e reage a situações de formas diferentes, de acordo com sua individualidade e vivência. Ao seguir essa premissa fica mais fácil implementar o gerenciamento comportamental com as práticas abaixo.

Mapeie os perfis comportamentais

Uma demanda muito ligada a esse tipo de gestão é o mapeamento de perfis dos funcionários. Essa atividade pode ser realizada em diversos procedimentos empresariais: durante a seleção, nos programas de qualificação e pesquisas de clima.

Serve para detectar e compreender com mais profundidade qual é o comportamento de cada um. As categorias comportamentais mais identificadas no mapa são:

  • comunicadores: dialogam com facilidade entre colegas e superiores;
  • executores: priorizam a realização de tarefas e obrigações;
  • planejadores: idealizam procedimentos e estratégias a fim de melhorar a performance da empresa;
  • analistas: estudam casos, processos e cenários com eficiência, mas não são muito colaborativos por conta do déficit em comunicação.

Se você, gestor, lida com pessoas é importante identificar o perfil de cada membro do time a fim de gerar harmonia laboral e evitar comportamentos passivos-agressivos, que geram estresse, frustração e ansiedade nos times.

Realize um planejamento estratégico

A elaboração do plano estratégico é essencial para contemplar toda a empresa, ou seja, suas áreas, departamentos, lideranças e colaboradores. Para isso, é preciso alinhar expectativas quanto à implantação do método, resultados almejados e perfis ideais para a companhia. Assim, o setor de Recursos Humanos e a liderança terão um direcionamento mais preciso para guiar a estratégia comportamental e sugerir novas práticas.

Invista em tecnologia para mapeamento de perfis

A essência desse modelo de gestão é o mapeamento. Logo, é necessário garantir recursos que possibilitem esse levantamento, como é o caso da tecnologia. Com sistemas de análise preditiva, é possível conhecer as características comportamentais dos funcionários, compreendendo seus padrões e tendências.

Dessa forma, é possível compreender comportamentos, pontos a corrigir e desenvolver, bem como descobrir os ambientes laborais que aumentam o desempenho de cada indivíduo.

Avalie habilidades e competências

Com o relatório gerado pelo sistema de análise comportamental fica mais fácil analisar as habilidades e competências do time. Isso porque você terá um panorama completo dos pontos fortes de cada talento, sabendo exatamente o que será necessário para melhorar seu desempenho.

Pensar em que cenário uma equipe está é indispensável para promover desenvolvimentos estratégicos ou fazer alinhamentos no modelo de gestão. Além disso, conhecer um time também beneficia os processos seletivos, pois o RH considerará as demandas e necessidades do grupo.

Possibilite o diálogo aberto entre líder e equipe

Como os perfis comportamentais são diferentes é preciso dar liberdade para que cada um se expresse naturalmente. Quando a comunicação é horizontal e menos hierárquico as pessoas se sentem à vontade para expor suas ideias e sugestões, sentindo-se mais acolhidas e compreendendo que sua experiência pode melhorar vários aspectos dentro da empresa.

Desenvolva ações para integração de perfis diferentes

Graças ao mapeamento dos perfis e da identificação dos pontos de melhoria é possível integrar equipes para troca de experiências. Compreender o perfil do colega de trabalho mutuamente melhora o convívio. Dessa forma, todos percebem o valor de cada um dentro do time e aprendem a respeitar suas individualidades.

Como visto, a gestão comportamental é uma prática de grande importância para o sucesso operacional de uma empresa. Com talentos devidamente orientados é possível tornar as atividades do cotidiano mais colaborativas e eficientes. Portanto, não deixe de investir nessa estratégia agora mesmo.

Ficou com dúvidas ou deseja complementar algo referente ao conteúdo? Envie seu comentário no campo abaixo.

Tags: Gestão e Administração
Share

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

...
Gestor de RH: O que é e qual a sua importância nas organizações

Gestor de RH: O que é e qual a sua importância nas organizações

jul 22, 2019

O mercado atual em que vivemos está cada vez mais[...]

Será que as políticas de RH estão sendo positivas? Saiba como avaliar!

Será que as políticas de RH estão sendo positivas? Saiba como avaliar!

ago 6, 2019

Sabemos que gerir uma empresa não é uma tarefa fácil.[...]

Vida pessoal e profissional: como conciliar e obter sucesso?

Vida pessoal e profissional: como conciliar e obter sucesso?

nov 21, 2019

Às vezes, um dia pode parecer pouco para fazer tudo[...]

Categorias

  • Carreira
  • Estudos de Caso
  • Gestão e Administração
  • Podcast
  • Tecnologia e Inovação
  • Todos os Artigos
  • Treinamento e Desenvolvimento

Siga-nos

Assine a Newsletter





INFORMAÇÕES CORPORATIVAS

  • Quem somos
  • Política de privacidade

SIGA-NOS

  • Twitter
  • Facebook
  • Linkedin


FC BRASIL CONSULTORIA E REPRESENTACOES LTDA
CNPJ 03.736.621/0001-26

© Copyright 2019. FranklinCovey Brasil. Todos os direitos reservados.

  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato