Estratégias de negócios: quais os tipos e importância para as empresa?
Para as empresas que querem crescer no mercado, aumentar os seus diferenciais é primordial. Esse processo está ligado à capacidade de inovação e de destacar-se entre os concorrentes. Para que isso seja possível, é necessário elaborar estratégias de negócios, que impulsionarão o desenvolvimento.
Existem vários meios para colocar em prática as estratégias de negócios. Elas estimulam a evolução de diferentes áreas da empresa a fim de alcançar resultados, como ampliar a penetração no mercado, aumentar as vendas ou desenvolver novos produtos. Para saber quais os tipos e importância das estratégias para as empresas, confira o post!
O que são estratégias de negócios?
As estratégias de negócios são formas de definir as metas principais que devem ser alcançadas para uma empresa em um determinado tempo e, ainda mais importante: como isso será feito e gerido. Por esse meio ficará claro quais os recursos já estão presentes na organização para tomar as ações necessárias a fim de atingir os objetivos.
Qual a importância e objetivo das estratégias de negócios?
Elas são importantes para saber qual caminho seguir quando se quer atingir um resultado. O objetivo pode ser voltado a diferentes fins, isso vai depender do que a empresa deseja ampliar no momento. Bons exemplos são: aumentar as vendas, criar produtos, ampliar o mercado dos produtos atuais, entre outros. Confira os detalhes a seguir.
Aumentar as vendas
Esse trabalho é feito com o objetivo de aumentar as vendas dos produtos que a empresa já dispõe no mercado, aumentando, consequentemente, o lucro.
Criar produtos novos
A criação de novos produtos também é uma das estratégias de negócios possíveis. Esse desenvolvimento é importante para atender o público de forma mais ampla, com as demandas já existentes.
Ampliar o mercado
Ampliar o mercado é uma estratégia que ajuda a levar os produtos para locais diferentes, que ainda não são atendidos, como: para outras cidades, Estados ou países.
Criar produtos produtos
As necessidades da empresa também podem exigir a criação de novos produtos para suprir as demandas do mercado.
Quais as estratégias de negócios?
As estratégias de negócios estão baseadas na relação entre os produtos ou serviços que a empresa oferece, ou deseja oferecer e os mercados onde já atua, ou que deseja atuar. Com base nisso, é possível definir quais aspectos podem ser aprimorados, desenvolvidos ou criados dentro da organização para atingir o objetivo necessário.
Também é importante considerar as oportunidades disponíveis dentro do mercado, para não deixá-las passar e aproveitar as chances de aumentar o faturamento e crescer. Para isso, é preciso estar atento e atualizado sobre as novidades do ramo no qual a organização atua.
Quem está no mercado há um tempo, já ouviu falar sobre diversificação e desenvolvimento de produto, penetração de mercado, entre outros termos muito discutidos na área de negócios. Mas, você sabe o que eles querem dizer? Continue a leitura e descubra os detalhes de cada uma!
1. Penetração no mercado
A estratégia voltada à penetração de mercado envolve a ampliação do market share da organização. O market share é a participação que a empresa tem dentro do seu mercado de atuação. Pode ser definido em unidades de produtos e serviços vendidos ou valores. Indica a força de competitividade que a empresa tem comparada aos seus concorrentes.
Essa força amplia a possibilidade da empresa conquistar novos mercados de forma mais fácil. Logo, essa estratégia não tem relação com desenvolvimento de novos produtos, nem com a conquista de mercados diferentes, mas sim com a capacidade competitiva da empresa e força a marca no mercado.
Estratégias voltadas à:
- fidelização de clientes;
- aumento do reconhecimento da marca;
- atendimento às necessidades do consumidor com campanhas de marketing e criação de conteúdo voltado ao público.
São exemplos de boas estratégias de penetração de mercado.
Essas ações têm o poder de caracterizar a empresa como uma líder e especialista na área, tornando-a mais presente.
2. Desenvolvimento de produtos
As estratégias também podem ser voltadas ao desenvolvimento de produtos. Principalmente quando a empresa já tem o reconhecimento dentro do mercado onde atua e há a demanda do público por algo que a organização ainda não oferece, é possível utilizar dessa estratégia.
Isso ajuda a ampliar as vendas e aumentar os lucros. Para que seja bem-feita, é necessário conhecer a fundo as necessidades e anseios do público, para que o produto desenvolvido seja certeiro.
3. Desenvolvimento de mercado
Quando a marca já tem um reconhecimento dentro de determinado mercado, é possível realizar uma expansão e distribuição para outros locais. Isso pode ser feito oferecendo o produto para outros Estados, cidades, ou mesmo aumentando a presença do produto na cidade onde já é vendida, conquistando novos bairros.
Uma boa saída para isso é o desenvolvimento do e-commerce. Com a divulgação online é possível atingir diferentes regiões, estudando estratégias de vendas direcionadas para cada uma.
4. Diversificação
No caso da diversificação, a empresa vê como uma oportunidade conectar o desenvolvimento de produtos novos com o de outros mercados. É uma estratégia um pouco mais arriscada. Por isso, o planejamento deve ser feito com calma e cuidado, pois os novos desenvolvimentos serão oferecidos em um mercado onde a organização ainda não atua.
Uma dica para fazer essa diversificação, é começar com a aplicação dos produtos novos dentro do mercado já conhecido, ampliando, posteriormente, para os novos. Isso ajuda a ter dados suficientes sobre a satisfação do público com o produto, auxiliando a prever os resultados em outros locais.
De qualquer forma, é necessário fazer o planejamento correto, para que a estratégia de diversificação seja eficaz. A empresa pode, por exemplo, criar uma linha de produtos e ofertar em regiões novas, onde existe uma maior concentração de pessoas que desejam esses artigos.
Por conseguinte, para que uma empresa cresça, é necessário que suas ações sejam baseadas em estratégias de negócios. Isso porque ela terá conhecimento das necessidades do público, demanda de mercado e áreas possíveis de atuação.
Os planejamentos podem estar relacionados ao desenvolvimento de novos produtos, presença em regiões diferentes, fortalecimento da força da marca com o market share e diversificação do produto. Com essas estratégias é possível aumentar os lucros e a competitividade da empresa, alcançando resultados melhores.
Agora que sabe tudo sobre estratégias, confira esse artigo sobre ascensão profissional!