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Escuta ativa: o que é e como aplicar essa técnica para engajar a sua equipe

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Escuta ativa: o que é e como aplicar essa técnica para engajar a sua equipe

Escuta ativa: o que é e como aplicar essa técnica para engajar a sua equipe

A vida moderna está repleta de compromissos e atividades tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Tais condições reduzem o tempo para ouvir o que os outros têm a dizer. Por isso, desenvolver a escuta ativa é uma excelente maneira de melhorar o ambiente de trabalho e conduzir melhor o seu time.

Ao evoluir essa habilidade, você consegue otimizar a comunicação com seus clientes e colaboradores, além de compreender mais sobre o seu mercado. No longo prazo isso leva a uma sequência de resultados positivos e contribui para a expansão do negócio.

Para tornar sua experiência ainda mais fácil, organizamos um guia completo sobre a importância de uma escuta ativa e como desenvolvê-la. Confira!

O que é escuta ativa?

A escuta ativa é uma estratégia que auxilia na construção de um diálogo eficiente, em que o interlocutor consegue transmitir o conteúdo com clareza para o seu ouvinte. Em uma conversa normal, é comum não absorver todas as informações repassadas, seja pela falta de concentração ou pelo excesso de dados apresentados.

Nesse caso, a escuta ativa funciona para quebrar esse ciclo de poucas interpretações, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de comunicação que ofereçam um diálogo direto e eficiente, podendo ser aplicada em diversas áreas da vida.

Para que essa abordagem seja efetiva, é importante ter um interesse genuíno no que o interlocutor está transmitindo. Isso permite desenvolver mais foco no conteúdo e evita distrações com o que ocorre em sua volta.

Quais são os níveis da escuta ativa?

Ouvir com atenção exige prática e foco no assunto que está em discussão. Para começar a exercitar essa habilidade, é importante conhecer os diferentes tipos de escuta ativa. Ela é normalmente dividida em três níveis distintos:

  • nível 1- Escuta interna;
  • nível 2- Escuta focada; e
  • nível 3- Escuta global.

No primeiro, a atenção não está focada no interlocutor, mas em seus próprios pensamentos, no ambiente e em suas atividades. Já no segundo nível, o ouvinte consegue dedicar atenção no que está sendo dito, mesmo que seja em um estágio ainda mais raso de compreensão. Já no último estágio se alcança a forma profunda de escuta.

Com o objetivo de melhorar a capacidade de ouvir e se concentrar no que o interlocutor tem a dizer, acompanhando sua linguagem não verbal e os demais aspectos de sua comunicação.

Como colocar a escuta ativa em prática?

Existem algumas técnicas de comunicação que podem ser adotadas para aplicar a escuta ativa e cativar os seus funcionários. Por meio delas, você compreende as dores e desejos dos membros da equipe e consegue motivá-los para buscar melhores resultados. Confira mais abaixo.

Ouça com a mente aberta

De nada adianta um colaborador vir conversar se você não tiver a mente aberta para entender os problemas ou buscar aderir à solução que ele sugeriu. Assim, é importante ter disposição e escutar seus colaboradores com muito carinho. A partir disso, sempre que for necessário eles buscam sua ajuda.

E isso é muito importante. Por meio dessa prática você abre um canal essencial para criar uma equipe unida e pronta para superar desafios. Também é relevante ter uma comunicação empática e buscar entender seus liderados para sentirem que você realmente se importa com o bem-estar deles.

Propicie um canal de comunicação eficiente

Disponibilizar um bom canal é fundamental para que a escuta ativa tenha resultados. Por exemplo, imagine que um colaborador precise falar com você. Porém, não sabe onde procurar, não tem como chegar em você ou, quando tem, tem consciência de que não será escutado e que de nada adianta se esforçar para isso.

Assim, ele vai ficar desmotivado e todas as ideias ou feedbacks que tiver serão jogados fora. Portanto, ter um canal de comunicação simples e eficaz com seus liderados é essencial para assegurar que a escuta ativa tenha sucesso e que todos os problemas do cotidiano sejam resolvidos.

Evite ser seletivo ao ouvir

Imagine que uma pessoa da equipe venha lhe informar sobre o departamento de marketing da empresa. Ela quer oferecer um panorama relacionado a tudo o que está acontecendo no setor. Mas você seleciona apenas uma parte, relativa aos resultados e não dá atenção ao resto da conversa. Isso é ser seletivo.

Portanto, para garantir uma escuta ativa e ter melhores diálogos e resultados, evite praticar essa ação. Preste atenção e tente absorver todo o conteúdo que seu liderado trouxe. Esse é um dos hábitos de gestores de sucesso e pode fazer toda a diferença na lucratividade do negócio.

Deixe o colaborador a vontade

Outro ponto importante para ter mais eficácia durante os diálogos com os colaboradores é assegurar que vão estar à vontade e que não haverá nenhum julgamento ou represália posterior à conversa. Para isso, você pode se mostrar interessado, apresentar seu ponto de vista, fazer questionamentos.

Além disso, deixe que o membro da sua equipe tenha o tempo necessário para abordar todos os temas que tem para lhe apresentar. Assim, ele ficará mais à vontade para dar o feedback e você vai entender toda a situação para certificar que a empresa está no caminho certo.

Quais são os benefícios da escuta ativa?

Os gestores que adotam esse tipo de escuta tendem a ter resultados interessantes em suas empresas. Se você quer saber quais são as vantagens de adotar a escuta ativa, continue a leitura que explicamos para você.

Aumento da confiança

Funcionários escutados tendem a ter mais confiança no momento de exercer suas funções. Assim, se você quer ter uma equipe confiante e pronta para resolver os problemas que surgem no dia a dia do seu negócio, a escuta ativa pode ser uma ótima solução. Além disso, a relação líder e liderado sai fortalecida.

Engaja a equipe

Com um relacionamento mais forte entre você e sua equipe, os colaboradores estarão motivados para oferecer o melhor de si e garantir que a organização conquiste todos os resultados. Assim, as metas serão batidas e o crescimento do negócio ao longo do tempo certamente vai ocorrer.

Desenvolvimento da empatia

Com a escuta ativa, você desenvolve maior empatia com os colaboradores. Assim, é possível entender as dores que tem no ambiente de trabalho e encontrar soluções para se sentirem acolhidos e tenham maior qualidade de vida ao desempenhar suas funções.

Viu como é importante desenvolver a escuta ativa? Por meio dessa técnica, você pode melhorar suas habilidades de liderança e ainda conduz a melhorias em seus relacionamentos pessoais e profissionais. Assim, você consegue melhorar o desempenho do seu negócio e estar mais presente para quem precisa de sua atenção.

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Tags: Treinamento e Desenvolvimento
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