O que deve ser levado em conta para contratar uma empresa de treinamento in company?
Afinal, o que devo levar em conta para contratar uma empresa de treinamento in company? Diante da importância de uma escolha bem-feita quanto aos profissionais envolvidos no processo de aprimoramento do negócio, todo cuidado é pouco.
Pense bem: você gostaria de ter ao seu lado alguém que não possa ajudá-lo de verdade com aquilo que requisitou, e ainda ter que pagar pelos seus serviços? É claro que não. O problema, no entanto, é que esse tipo de situação é mais comum do que se imagina.
No mundo das consultorias corporativas, nem tudo é o que parece ser. Nesse sentido, nos referimos aos especialistas não tão especializados assim e a falta de experiência e conhecimento prático por parte dos consultores: circunstâncias que, normalmente, levam à aplicação de generalizações, sem o estudo de particularidades e necessidades da organização.
Por essa razão, a seguir, mostraremos as principais considerações que devem ser feitas antes de contratar uma empresa de treinamento in company. Continue a leitura e confira!
O que é uma empresa de treinamento in company?
Em primeiro lugar, vamos à ideia por trás de uma empresa de treinamento in company. Para isso, olharemos para o mercado em que está inserida. Normalmente, quando as organizações estão em busca de auxílio para a implementação de suas estratégias ou para fazer melhorias, elas recorrem às seguintes opções: uma consultoria, ou o que se pode chamar de treinamento tradicional.
A questão, porém, é que, além de serem muito caras, as consultorias têm impacto somente no alto escalão do negócio (direção e gerência) e, raramente, conseguem mudar os comportamentos da sua linha de frente. Já os treinamentos tradicionais, por outro lado, são de baixo custo (geralmente), sendo que, na maioria das vezes, não são capazes de trazer os resultados que tanto se espera.
Uma empresa de treinamento in company, por sua vez, oferece uma terceira alternativa: uma combinação única de consultoria e treinamento que traz proveitos altamente consideráveis para um investimento relativamente pequeno.
Na FranklinCovey Brasil, levamos o conhecimento prático dos nossos consultores para dentro do seu negócio, investindo em experiências aplicáveis e que promovam as prioridades da sua empresa.
Quais são as principais considerações a fazer ao contratar uma empresa de treinamento in company?
Chegamos agora à parte que, de fato, pretendemos explorar com maior profundidade: as considerações a fazer antes da contratação desse tipo de parceiro. De modo claro e objetivo, atente para os seguintes aspectos:
- o entendimento sobre o seu setor;
- a relevância e estrutura dos conteúdos;
- a possibilidade ou não de customizar os treinamentos;
- a história e o posicionamento da empresa em seu mercado.
Entendimento do setor
Consultorias generalizadas podem até ajudar, no entanto, em um grau bastante limitado. É por essa razão que o entendimento do seu setor é indispensável, devendo ser o primeiro ponto de atenção. O que mais se vê por aí são provedores de treinamento que adotam práticas iguais para todos os tipos de negócio, o que é um grande erro: mesmos materiais, conceitos e histórias. Apenas as pessoas na “sala” é que são diferentes.
Aliás, umas das maiores queixas dos participantes é que o consultor não entende nada sobre o modelo de negócio da empresa e seu dia a dia de trabalho. Quando isso ocorre, o resultado é a descrença dos colaboradores na capacidade do treinador.
Relevância e estrutura dos conteúdos
Não esqueça de analisar os conteúdos oferecidos, que devem ser relevantes e de alta qualidade, oferecendo resultados de aprendizagem específicos. Procure imaginar se, ao finalizar o treinamento, você estaria em condições de implementar o que aprendeu de maneira prática.
A estrutura também é importante. Embora não exista uma regra, ela deve ser lógica e metódica, fluindo bem do começo ao fim. Um conteúdo bem estruturado evita confusões, permitindo um aprendizado linear.
Possibilidade de customizar ou não os treinamentos
Diga não às empresas de treinamento in company que não customizam seus serviços. Simples assim. Voltaremos a repetir o problema dos casos genéricos, de tamanho único, dramas e aplicações iguais. Lembre-se de que cada organização tem suas próprias particularidades, portanto, a personalização é vital para um processo de aprendizagem eficiente.
Para que você tenha uma ideia, nós, da FranklinCovey, fazemos uma série de diferentes perguntas para identificar as informações cruciais de cada negócio. Em outras palavras, realizamos um diagnóstico de precisão, que o ajudará, inclusive, a refinar as suas estratégias e considerações competitivas.
História e o posicionamento da empresa em seu mercado
E claro, considere também a história e o posicionamento da empresa em seu mercado. Deixamos esse fator por último por ser possivelmente o mais importante, visto que a separação entre as instituições de qualidade e credibilidade aparente daquelas que não aparentam ter esses atributos é imprescindível para a sua tomada de decisão.
Para isso, uma dica é fazer as seguintes perguntas:
- por quanto tempo a empresa vem atuando no mercado?
- Em que regiões e/ou países ela atua?
- Qual é a reputação que ela tem em seu próprio meio?
- Que serviços e soluções são oferecidos?
- Ela tem condições de oferecer um treinamento totalmente personalizado às minhas necessidades?
- O que os clientes dizem a respeito dela?
- Quais são as certificações, qualificações e experiências dos consultores?
- É possível estabelecer uma parceria de longo prazo?
Vá atrás das respostas. Além dessas questões, o preço é mais um aspecto a considerar. Entretanto, lembre-se de que preço e valor são coisas distintas. A recomendação consiste na busca da melhor relação custo-benefício.
Enfim, agora você já sabe o que levar em conta para contratar uma empresa de treinamento in company. E, para concluirmos este artigo, fique sabendo que somos referência no assunto, com qualidade e tradição: estamos presentes em mais de 140 países, promovendo a grandeza das pessoas e organizações de todo o mundo.
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