Saiba como integrar o departamento de RH com outros setores da empresa
A comunicação é algo essencial para o bom convívio em qualquer lugar que se esteja. No meio empresarial não é diferente, afinal, é preciso saber integrar o departamento de RH com os outros setores da empresa. Com isso, todos passam a ter conhecimento das novidades que acontecem nas outras áreas da companhia e que, muitas vezes, acabam tendo grande impacto em toda organização.
É preciso ter em mente da necessidade de se aprimorar, constantemente, a comunicação interna. Além de manter todos bem informados sobre os acontecimentos da empresa, os funcionários ficam em consonância com a missão e valores da companhia da qual fazem parte.
A boa comunicação faz com que os funcionários se sintam felizes em compor parte do processo do empreendimento. Isso os torna mais produtivos e realizados com seu trabalho. Por isso, a integração do departamento de RH com as outras áreas é essencial. Pensando nisso, o que acha de vermos algumas dicas de como aumentar essa integração entre os setores? Acompanhe e boa leitura!
Como integrar o departamento de RH com os outros setores
Agora que já vimos a importância da comunicação dentro da organização, vamos aprender as melhores dicas de como integrar o departamento de RH com os outros setores da empresa e fazer seu negócio se destacar. Confira os tópicos!
Elimine ruídos na comunicação
Para que todos tenham o mesmo entendimento do que vem acontecendo na empresa, é preciso que se estabeleça canais de comunicação efetivos e acessíveis a todos os colaboradores. Isso evita que aconteçam os ruídos na comunicação, ou seja, que as informações não sejam passadas da forma correta a quem interessa.
Além disso, ao eliminar os ruídos, as empresas se tornam mais transparentes com seus colaboradores. Dessa forma, todos passam a saber o que acontece dentro da companhia, de maneira clara e objetiva, evitando interpretações equivocadas sobre algum assunto.
Implemente estratégias de endomarketing
Em busca de evitar tais ruídos na comunicação, é possível que se invista em estratégias de endomarketing. Elas ajudam os gestores a levar as informações aos colaboradores sobre tudo que acontece no negócio.
O departamento de RH pode investir em assuntos de interesse de todos, por meio de jornais institucionais, murais e panfletos, por exemplo. Tudo para que se evite as falhas comunicacionais.
Defina metas
Definir metas são objetivos que devem fazer parte de qualquer empresa que deseja prosperar. Entretanto, é preciso saber alcançá-las da forma correta e evitar desavenças entre os setores.
Para isso, busque designar metas que devem ser cumpridas em conjunto por todos os setores. Isso vai fazer com que se estimule o trabalho em equipe. Para tornar o ambiente ainda mais agradável, é possível que o gestor ofereça recompensas para todos que trabalharam para atingir as metas, independentemente do resultado. Isso vai fazer com que a equipe se sinta mais engajada e produtiva com o trabalho.
Utilize a tecnologia
Uma opção de integrar o departamento de RH com os outros setores é usar a tecnologia a favor dos funcionários e da organização. Isso é possível por meio dos softwares de gestão que automatizam processos e centralizam informações.
Além disso, os softwares ajudam na realização de treinamentos com os funcionários e executam processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores. Por isso que é imprescindível que utilize a tecnologia a favor dos processos organizacionais.
Realize reuniões
Já sabemos que reuniões são importantes para o departamento de RH e as outras áreas, mas já pensou em integrar os outros setores na mesma reunião? Isso é uma ideia que dá muito certo se for feita da forma correta.
Para que se tenha reuniões produtivas, é preciso analisar três pontos:
- pauta — é preciso saber qual o assunto que deve ser tratado na reunião para que não perca o foco do que realmente precisar ser debatido;
- tempo — todos têm atividades para desempenhar na empresa e têm uma agenda com muitos compromissos, por isso, é preciso estabelecer a duração exata da reunião;
- plano de ação — faz com que os colaboradores saiam da reunião com algum resultado ou meta para ser alcançada.
Conte com a ajuda dos colaboradores
Já ouviu falar em pontos de contato? Eles ajudam muito na comunicação de uma empresa. O que acontece é o seguinte: em grandes organizações, muitos setores não conseguem ter um diálogo entre colaboradores de áreas diferentes, devido à grande quantidade de funcionários. Mas é aí que vem a ajuda dos colaboradores.
Os pontos de contato acontece quando se escolhe uma pessoa de cada setor para servir como referência para os funcionários de outros departamentos. Dessa forma, se o setor de RH precisar falar com alguém do administrativo, por exemplo, ele saberá qual colaborador precisa procurar. A partir disso, ele fica responsável por passar a informação dentro do próprio setor e, em seguida, dar a resposta ao colega.
Consequências de não integrar os departamentos
Ao longo do artigo vimos algumas dicas de como aumentar a integração do setor de RH com os outros setores. Entretanto, você sabe quais são as consequências de não tomar essa atitude? Alguns deles são: a diminuição da produtividade; funcionários menos engajados, falhas na comunicação; erros na produção; falta de engajamento dos colaboradores; maior rotatividade dos empregados, entre outros.
Além disso, a não realização da integração entre os departamentos, faz com o que os funcionários nem se conheçam direito, além de não ter conhecimento das funções dos colegas dos outros setores da empresa. Isso acaba gerando um desconforto comunicacional.
O departamento de RH é um dos setores que tem maior impacto em uma empresa. Por isso que frisamos tanto a importância em integrá-lo com outros setores, para que assim seja possível mais harmonização entre todos os departamentos da organização. Como falamos no começo do artigo, a chave para que tudo aconteça da melhor forma possível começa com uma comunicação eficiente. Então, não esqueça disso!
Agora que aprendemos como integrar o departamento de RH com os outros setores da empresa, vamos aprender como se adaptar aos desafios do RH na indústria 4.0? Garantimos que não vai se arrepender!