Descubra agora como identificar um bom líder
Quem trabalha no Recursos Humanos (RH) está acostumado a lidar com pessoas de diferentes perfis profissionais. Entretanto, muito além disso, é preciso saber como identificar um bom líder entre os colaboradores, visto que esse profissional tem o papel de integrar a equipe e incentivar os colegas de trabalho a realizar todas as metas para que os objetivos da empresa sejam alcançados.
Entre as principais características de um bom líder, estão:
- respeitar os limites de todos os profissionais;
- sempre oferecer feedback construtivo;
- reconhecer os méritos alcançados;
- saber tomar decisões corretas;
- e estimular o trabalho em equipe.
Além disso, ele sabe ajudar as pessoas quando precisam, consegue assumir suas responsabilidades e está sempre atento às novidades da área de atuação.
A partir das características citadas, anteriormente, é perceptível que o líder traz inúmeras vantagens para qualquer negócio, pois além de se tornar um exemplo entre os liderados, ele fortalece o trabalho de todos dentro da organização. Agora, que tal saber mais informações que vão ajudar a identificar um bom líder? Acompanhe o próximo tópico.
Veja 4 dicas de como identificar um bom líder
Você sabe como identificar um bom líder? Essa é uma pergunta feita por muitos gestores de RH. Esse profissional tão requisitado pelas empresas, tem o costume de conhecer bem sua equipe e saber os pontos positivos de cada um. Dessa forma, ele consegue potencializar ao máximo a capacidade das pessoas no ambiente de trabalho. Por esse motivo, vamos apresentar 4 dicas de como identificá-lo, confira:
Conheça seus colaboradores
Sabemos que um gestor de RH é uma pessoa com muitos compromissos. Entretanto, se você quer descobrir como identificar um bom líder na sua empresa, é preciso que reserve um tempo para conhecer seus colaboradores. Isso significa que deve separar algumas horas para entender melhor qual a função de cada um dentro do empreendimento, quais são seus objetivos profissionais e suas dúvidas.
Verificar se as pessoas gostam do seu trabalho e pretendem evoluir dentro da companhia é um fator importante, pois, com isso, é possível saber o nível de satisfação da equipe com suas atividades diárias. Além disso, é preciso que confira se os funcionários se sentem bem em ajudar os colegas, se tem proatividade etc.
Invista em métricas de avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho, por meio de métricas, está atrelado ao nível operacional e tático da organização, o que revela como os processos estão evoluindo. Por meio dos dados obtidos, é possível identificar as tendências e comportamentos do profissional e do negócio. Os KPIs são exemplo de métrica que consegue mensurar as informações minuciosamente, com resultados atrelados ao plano estratégico do negócio.
Dessa forma, o gestor consegue saber quais colaboradores estão desempenhando suas funções de forma eficiente e gerando valor para o empreendimento. Vale lembrar que um bom líder sempre conquista os melhores níveis de desempenho na sua avaliação, visto que ele está em sintonia com a cultura organizacional da empresa. Portanto, não esqueça desse quesito.
Mantenha um canal aberto de comunicação
Como anda a comunicação da sua empresa? Você sabe o que os seus funcionários estão achando do trabalho? Essas e outras perguntas devem ser feitas, constantemente, por quem faz parte do setor de RH, visto que funcionários satisfeitos se tornam ótimos líderes.
Para isso, mantenha um canal aberto de comunicação entre você e toda a equipe. Coloque uma caixinha de sugestão de melhorias na empresa em cada setor, invista em pesquisa de satisfação online. Se possível, uma vez por semana, faça uma reunião com os funcionários para discutir o que precisa ser melhorado em todos os departamentos.
Outra opção é investir no endomarketing, por meio das redes sociais. Nelas, pode ser criado um grupo de trabalho para cada setor, em que tenha um ‘porta-voz’ responsável por passar todas as notícias aos departamentos. E, caso alguém tenha perdido uma informação importante, faça um quadro de avisos ou até mesmo elabore um jornal institucional. Dessa forma, fica mais fácil manter uma boa comunicação com todos, além de ajudar a como identificar um bom líder.
Contrate com consultoria especializada
Já pensou que uma consultoria especializada pode ajudar você a identificar um bom líder dentro da empresa? Pois é! Com ela, seu negócio consegue ter os melhores treinamentos de liderança, produzindo resultados significativos. O método é aplicado in company, o que faz com que se obtenha ganhos efetivos para o empreendimento.
Ao utilizar a estratégia citada, fica bem mais fácil saber quem tem o perfil de líder dentro da empresa. Com isso, as pessoas que participam desse tipo de treinamento se sentem reconhecidas e descobrem o seu potencial para desenvolver as suas funções efetivamente, ajudando a equipe e o empreendimento a evoluir cada dia mais.
Confira a importância em desenvolver habilidades de liderança
Mesmo diante das tecnologias, alta competitividade mercadológica, pressões (internas e externas) que têm transformado o mercado, o papel do líder se mantém. Uma liderança de sucesso é construída em conjunto com os colaboradores que são mais participativos e que buscam inspirações em uma pessoa, que sirva de exemplo para eles.
Desenvolver habilidades de liderança é importante para que sua equipe cresça e evolua, gerando resultados expressivos fazendo sua companhia prosperar cada vez mais. Já que funcionários felizes, engajados e reconhecidos no trabalho, trazem resultados satisfatórios para o empreendimento. Eles não se apegam ao fracasso e sabem tirar lições dos erros cometidos, adquirindo sempre um aprendizado de tudo que acontece.
Saber identificar um bom líder é fundamental para a evolução de qualquer tipo de empresa. Portanto, busque conhecer seus colaboradores, por meio de canais de comunicação; invista em métricas de desempenho e amplie as habilidades de liderança da sua equipe, com uma consultoria especializada. Dessa forma, você passa a conquistar o sucesso do negócio com ajuda das pessoas que se sentem parte da empresa e não apenas meros funcionários.
Agora que você já aprendeu tudo sobre como identificar um bom líder na empresa, o que acha de aprender o passo a passo de como desenvolver a liderança dos colaboradores? Apostamos que não vai se arrepender! Boa leitura!