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Como estabelecer metas claras na empresa? Confira 4 dicas

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Como estabelecer metas claras na empresa? Confira 4 dicas

Como estabelecer metas claras na empresa? Confira 4 dicas

Saber como estabelecer metas claras na empresa não é exatamente uma tarefa fácil. Bill Moraes, vice-presidente da FranklinCovey Enterprise Brasil, apresenta insights importantes sobre esse ponto. Ele enumera os problemas mais comuns cometidos pelas organizações que desejam definir metas mas ainda não sabem como. O primeiro é delimitar um alvo que não necessariamente está ligado a algo que faz parte de uma visão, de uma lógica, de um plano, de uma estratégia.

Outro problema recorrente é traçar metas demais sem conexão entre esses objetivos. Na FranklinCovey, essa prática é conhecida como “ferver o oceano”, que significa tentar medir tudo que se move na instituição, mas sem definir uma relação lógica entre esses pontos. A consequência desse cenário é não se conseguir sequer medir com eficácia, muito menos mudar comportamentos ou processos.

Afinal, como estabelecer metas claras na companhia? Saiba mais em nosso artigo de hoje!

Qual a importância de estabelecer metas claras? 

Segundo Bill Moraes “A parte positiva de definir esse tipo de meta é traduzir um sonho ou uma inspiração em algo com data de início, linha de chegada e prazo de validade. O conceito disso não é só de métricas com resultado financeiro ou tangível, mas também, efeitos visíveis nas pessoas, dizendo que o jogo começou.” Isso gera produtividade e engajamento nas tarefas.

Como estabelecer metas claras na empresa? 

Cada uma das 4 disciplinas de execução estão relacionadas com um princípio: foco, alavancagem, engajamento e prestação de contas. Veja as indicações de Bill Moraes sobre esses conceitos:

  1. Foco: foque no que é crucialmente importante, pois quanto mais se restringe o foco, mais se realiza;
  2. Alavancagem: as pessoas agem em uma alavanca chamada medida de direção, que são ações preditivas, ou seja, que predizem o alcance da meta e influenciáveis pelo grupo de trabalho;
  3. Engajamento: mantenha um placar envolvente, o que significa ter um placar construído pela equipe. Isso cria um engajamento, uma vontade de vencer em um jogo que foi criado pelos colaboradores, não pelo líder;
  4. Prestação de contas: crie uma cadência de responsabilidade, ou seja, a equipe se reúne em torno do placar para responder o que cada pessoa fará em prol dos resultados nesta semana.

Como as 4 disciplinas podem ser uma boa orientação para atingir as metas?

“As 4 disciplinas podem contribuir no maior desafio de um líder, que é alcançar resultados, o que requer que as pessoas mudem os seus comportamentos e façam algo que nunca foi feito. Quando esses 4 princípios, foco, alavancas, engajamento de equipe e prestação de contas são alinhados no nível do time ou mesmo no nível de toda a organização, as pessoas conseguem prestar contas sobre um jogo que elas criaram, em alavancas que vão mover algo que é muito importante, que é o foco na meta crucialmente importante (também chamada de MCI).” explica o vice-presidente da FranklinCovey Enterprise Brasil.

De que forma a empresa pode focar no que é mais importante e crucial para o cumprimento das metas?

Uma relevante pergunta para que a empresa possa focar no que é mais importante e crucial é: qual parte da estratégia tem mais risco de não ser alcançada com total e absoluta excelência? Isso pode ser um direcionamento para separar metas que envolvem desenvolvimento contínuo do que provoca real impacto. Esse tipo de análise, geralmente, converge para a parte mais difícil, o alcance de um resultado, o que requer que a quase totalidade das pessoas dentro da organização façam algo que nunca foi feito.

O que é e como atuar nas medidas de direção?

Atuar nas medidas de direção requer que os profissionais trabalhem contra o senso comum, que é mensurar o que é mais fácil de medir, ou seja, a medida histórica. 

A medida histórica está ligada com meta, é fácil de mensurar, mas não pode ser mudada porque já aconteceu. Já as medidas de direção são ações estratégicas com alavancas que a equipe consegue agir nessas variáveis e influenciar. 

Bill Moraes destaca: “Por exemplo, se alguém criar um objetivo de perda de peso, o peso é uma medida histórica, porque, justamente, quando eu meço, ele já é algo do passado. Quando eu atuo não na balança, mas nas medidas de direção, que são por exemplo quantos quilômetros de caminhada e corrida por semana e quantas calorias são consumidas por dia, e meço isso, há boas notícias e más notícias. Boas notícias: é mais fácil influenciar quilômetros e calorias do que peso. Más notícias: é muito mais difícil mensurar isso do que simplesmente medir o peso.”

Como é possível manter um placar envolvente?

Moraes destaca que manter um placar envolvente é extremamente difícil, porque requer que os líderes deixem que a equipe crie o placar, a partir de sua meta crucialmente importante e suas medidas de direção. Um placar que é simples, altamente visível, que contém as corretas medidas históricas e de direção. Isso gera um efeito de engajamento, como se a o grupo de trabalho criasse um jogo envolvente e dela, que fizesse sentido para o coletivo. 

O especialista acrescenta que a cadência significa ritmo e frequência. Sem regularidade e disciplina, o resultado não acontece. 

Como a busca por mais conhecimento é válida para ajudar a atingir a meta?

A esquizofrenia na execução do plano é agir de forma igual e esperar resultados diferentes. A busca por mais conhecimento é absolutamente válida. Quando a equipe presta contas e aprende com sucessos e com fracassos, justamente a pesquisa e o estudo contribuem no aprendizado de métodos que vão funcionar. Assim, soma-se o ganho de conhecimento da experiência com o conteúdo de livros, processos de educação corporativa, trilhas de aprendizagem e referências.

Bill Moraes acrescenta que a FranklinCovey pesquisou e levantou com mais de quatro mil empresas, quatrocentas mil equipes no Brasil, na América Latina e em todo o mundo, o que funciona e o que não é efetivo para executar uma estratégia e alcançar metas que requerem muita mudança de comportamento. 

A FranklinCovey realizou investimentos de mais de duzentos milhões de dólares para justamente ajudar pessoas, líderes, equipes e organizações. Ela atua em temáticas de execução da estratégia que envolve as 4 disciplinas, e, também, como criar uma cultura mensurável de confiança, de que forma multiplicar a inteligência humana, maneiras para aumentar a maturidade pessoal do grupo de trabalho e estratégias para promover novos índices de lealdade dos clientes. 

Saber como estabelecer metas claras na empresa é essencial para alcançar a mudança de comportamento necessária para melhores resultados. A FranklinCovey é uma corporação global de consultoria e treinamento, contando com material próprio. As publicações são excelentes referências, que podem trazer grandes insights para o seu negócio. 

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato com a FranklinCovey!

Tags: Gestão e Administração
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