Passo a passo: aprenda como desenvolver a liderança dos colaboradores
O vôlei da “era Bernardinho” mudou o esporte para sempre no Brasil. Silvio Santos transformou a forma de fazer televisão. Henry Ford fez o mesmo pela indústria. Poderíamos seguir com exemplos nos mais variados campos de atuação, mas já deixamos claro o principal: a figura do líder impacta diretamente no resultado.
Equipes de sucesso precisam de um grande capitão. Quando se encontram figuras de peso para liderarem o time de colaboradores, elas devem ser valorizadas e, quando for a hora de substituí-las, encontrar alguém à altura pode se tornar uma dificuldade.
Uma ótima pedida para fazer essa sucessão de forma tranquila é trabalhar habilidades de líder e formar os próximos gestores entre os colaboradores. Quer saber o passo a passo de como desenvolver a liderança entre os funcionários da empresa? Siga a leitura!
O papel do líder nas organizações
Encontrar a melhor forma de gerir uma empresa não é tarefa fácil. Existem processos que funcionam muito bem em uma organização, mas que não podem ser simplesmente replicados em outra. Cada empresa tem suas especificidades.
Por isso, encontrar profissionais com capacidade de ter uma visão ampla não só dos procedimentos internos, mas também do mercado, é fundamental. Mas essa é apenas uma das habilidades que um bom líder deve ter.
Saber se relacionar e extrair o melhor de cada colaborador é uma das funções mais importantes de quem está na liderança de um grupo. A qualidade da entrega está relacionada a forma como a empresa é conduzida e ter uma figura competente guiando os colaboradores é o primeiro passo para o sucesso.
Bons gestores não são apenas chefes, são mentores. É parte do trabalho do líder formar outras lideranças dentro da empresa. O ideal seria identificar em cada setor uma pessoa de referência, ajudá-la a desenvolver as habilidades e, aos poucos, ir passando mais responsabilidades e já projetando o futuro da companhia.
Nem sempre isso é possível, mas dá para preparar o terreno com ações voltadas para a formação de líderes. Vamos conhecer algumas dicas para que você saiba como desenvolver a liderança entre os membros do seu time e garantir que os resultados sejam sempre satisfatórios?!
6 dicas de como desenvolver a liderança
Agora que você entendeu o papel do líder em uma organização, veja algumas dicas que separamos para desenvolver essa habilidade de liderança. Confira os próximos tópicos.
Identifique as competências
Preste atenção em sua equipe e no desenvolvimento das tarefas. Um líder não precisa ser necessariamente a pessoa que toma a frente dos projetos e dá aquele gás no pessoal. Existem referências técnicas, intelectuais e de relacionamento. Saiba garimpar quem são essas pessoas respeitando o perfil de cada um.
Muitas vezes aquele colaborador mais introspectivo pode ser quem dá as melhores ideias e resolve os grandes problemas. Cabe ao gestor identificar esse comportamento e ajudá-lo a desenvolver habilidades que ainda não tem domínio para se tornar o líder que a empresa precisa.
Desenvolva a empatia
Bons líderes têm uma capacidade de se colocar no lugar do outro acima da média. Na gestão de equipes é fundamental que quem está à frente saiba olhar para o todo com a visão dos diferentes profissionais envolvidos.
Uma boa forma de fazer com que os colaboradores desenvolvam a empatia é reunir a equipe para analisar uma situação real pela qual a empresa passou. Não precisa ser algo que deu errado, pode ser um case de sucesso.
Abra a palavra para que cada um explique qual foi seu papel naquele caso e para que os outros possam entender o porquê do desenrolar dos fatos e também pergunte aos outros funcionários como eles teriam reagido na ocasião. Isso fará com que todos aprendam a olhar o trabalho sob a ótica do colega.
Aplique treinamentos
Existem programas de consultorias, treinamentos específicos e profissionais gabaritados que atuam na formação de novos líderes. Considere o investimento que pretende fazer na formação dos futuros gestores da companhia e vá em busca dos melhores instrutores.
Ter uma dinâmica de atendimento individual e em grupo é importante nesse processo. Aliar a vivência dos atuais gestores com a experiência e a visão de alguém que vem de fora garantirá uma formação completa dos novos líderes.
Distribua responsabilidades
É comum que os gestores centralizem muito as funções que poderiam distribuir entre a equipe. Saber delegar tarefas e compartilhar as responsabilidades faz bem para a equipe e também para o gestor.
Ao mesmo tempo em que a agenda do líder fica menos corrida e ele terá tempo para pensar sobre o que está sendo feito e buscar melhorias para os processos da empresa, os colaboradores sentirão o peso de tomar decisões e estarão mais preparados para assumir cada vez mais o protagonismo.
Estimule a autogestão
Ajude o funcionário a encontrar o melhor método de trabalho. Estipule as metas e faça a cobrança na hora que for necessário, mas respeite o modo de fazer de cada um. Fique à disposição para aconselhá-lo, mas não exija que ele repita exatamente as suas ações.
Permita que ele faça o próprio gerenciamento. Entenda que até ele encontrar a sua forma de atuação será preciso paciência e estímulo, mas que ninguém melhor do que ele saberá encontrar o melhor modus operandi dentro das funções que precisa desenvolver.
Tenha um processo eficiente de feedback
O feedback é importante para todo trabalhador, mas, no caso de desenvolvimento de líderes, ele ganha ainda mais importância. É no momento de analisar o que foi feito a melhor hora de apontar os erros e acertos e tirar o melhor de cada experiência.
Saiba elogiar na mesma medida em que critica. Quando acontece um deslize, aponte de forma respeitosa onde o funcionário errou, mas quando ele superar a expectativa, não deixe de parabenizá-lo e demonstrar que fez um bom trabalho.
Desenvolver as habilidades de liderança aumentará a produtividade não só do colaborador, mas de todos em volta dele. Uma boa figura de gestor minimiza os conflitos e melhora o clima organizacional, pois, além de contribuir para a melhora dos resultados, ele também serve como ponte entre os colegas.
Você sabia que existem companhias especializadas em auxiliar nesse processo de construção de líderes? A FranklinCovey é uma instituição com atuação em treinamento e desenvolvimento de profissionais em quase 150 países ao redor do mundo.
Aqui no Brasil, o programa de cursos da FranklinCovey tem ganhado cada vez mais adeptos e formado uma nova geração de profissionais capacitados e prontos para enfrentar os desafios do mercado.
São conhecimentos divididos em seis grandes vertentes e, só nessa área, são quase dez soluções diferentes! Confira na prática como desenvolver a liderança nos colaboradores com a melhor equipe de profissionais.
Contratando os cursos “Os 4 papéis essenciais do líder” e “As 6 práticas críticas na liderança de equipes” você dará um embasamento completo para os seus colaboradores. E ainda contará com todo o suporte de uma instituição diferenciada durante o processo de formação de novos líderes!
Não deixe de acessar o nosso site para conferir todas as soluções que podemos oferecer a você.