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    Como fazer o cálculo de retorno de investimento para treinamentos e consultoria?

    Home Gestão e Administração Como fazer o cálculo de retorno de investimento para treinamentos e consultoria?
    Como fazer o cálculo de retorno de investimento para treinamentos e consultoria?

    Como fazer o cálculo de retorno de investimento para treinamentos e consultoria?

    Investir em treinamentos é uma prática que traz diversos benefícios para a organização, já que eles melhoram o desempenho dos colaboradores e a lucratividade do negócio. Porém, é igualmente importante fazer o cálculo de retorno de investimento sobre treinamentos e consultorias, para avaliar os resultados desses esforços.

    A realização desse cálculo permite saber se o investimento realmente está sendo benéfico para a empresa e trazendo os resultados almejados inicialmente. Além disso, por meio dele, a organização pode identificar a necessidade de novas estratégias para otimizar os processos relacionados a treinamentos e consultorias.

    Quer saber o que considerar no cálculo de retorno de investimento e como fazê-lo de forma correta? Veja a seguir!

    O que é o retorno de investimento?

    O retorno de investimento (Return on Investment – ROI) é uma métrica financeira que mensura a eficiência de um determinado investimento feito pela empresa. Para isso, o valor investido é comparado com os benefícios e o retorno financeiro que ele traz para a organização.

    O ROI é um indicador muito importante para uma melhor tomada de decisões na empresa. Isso porque ele exige uma análise cuidadosa dos custos e benefícios relacionados a cada investimento para decidir se eles são ou não viáveis e interessantes para a companhia no momento.

    Dessa forma, ao fazer uma comparação entre o que é gasto e o retorno financeiro, é possível saber se os investimentos feitos estão realmente trazendo os resultados esperados. Assim, a empresa pode conhecer melhor quais ações já estão dando certo e quais processos precisam ser otimizados para que se obtenha um melhor ROI.

    Como fazer o cálculo do ROI?

    Para se fazer o cálculo do ROI, deve-se dividir o lucro obtido por meio do investimento pelo valor que foi investido. Em seguida, o resultado deve ser multiplicado por 100 para que se tenha um valor em porcentagem.

    Dessa forma, se uma empresa faz um investimento de R$ 10.000, que traz um retorno de R$ 30.000 para o negócio, por exemplo — ou seja, um lucro de R$ 20.000 —, o ROI calculado é de 200%.

    O que considerar ao fazer o cálculo de retorno de investimento?

    Ao investir no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, a empresa pode obter diversas vantagens — como uma maior produtividade da equipe. Isso influi diretamente no andamento de seus projetos e fica mais fácil atingir as metas estabelecidas, o que aumenta sua lucratividade e a competitividade no mercado.

    Por esse motivo, contratar uma consultoria para ajudar a fazer um diagnóstico e definir estratégias para obter melhores resultados de ROI nessa área é algo que faz total diferença para o crescimento do negócio.

    O cálculo de retorno de investimento para treinamentos e consultoria envolve diversas variáveis, que vão além do cálculo matemático apresentado. Isso porque é preciso considerar determinados fatores, como a qualidade do serviço prestado e os impactos qualitativos que eles trouxeram à rotina da empresa — o que vai além dos resultados financeiros.

    Veja, a seguir, quais são os principais passos que devem ser seguidos para que ele seja feito da maneira certa.

    Crie objetivos e metas

    Para que o retorno sobre o investimento seja bem calculado, é preciso ter objetivos e metas bem definidos para os treinamentos. Somente assim, a empresa pode saber com clareza o que realmente está sendo avaliado na hora de levantar os benefícios trazidos por eles.

    Os objetivos dos treinamentos podem ser bastante variados e é importante que eles sejam definidos de forma precisa, o que inclui a estipulação de prazos para que sejam atingidos.

    Se uma empresa deseja promover um treinamento para um time de vendas, pode definir seu objetivo como “aumentar as vendas em 20% em um ano”, por exemplo. Assim, fica claro em quanto tempo o ROI deverá ser medido e qual valor espera-se que seja encontrado.

    Identifique os elementos a mensurar

    A identificação dos elementos a serem mensurados está relacionada aos benefícios obtidos com a consultoria ou treinamento como um todo, e não somente ao retorno financeiro direto. Isso acontece quando um treinamento promove um aumento na motivação e na produtividade dos colaboradores, por exemplo.

    Essas melhorias podem trazer um aumento no faturamento da empresa após passado algum tempo da realização do treinamento. Porém, nem sempre a organização identifica que esse resultado foi impactado pela qualidade do treinamento feito e acaba o atribuindo a outros fatores, como novos equipamentos adquiridos nesse espaço de tempo etc.

    Veja, a seguir, alguns fatores que devem ser levados em conta no cálculo do ROI:

    • a aquisição de novas habilidades ou conhecimento técnico pela equipe;
    • o atingimento dos objetivos e metas propostos ao investir no treinamento ou na consultoria;
    • a satisfação dos colaboradores com o treinamento prestado;
    • a melhoria de produtividade e a presença de colaboradores mais motivados e engajados com o trabalho;
    • o maior conhecimento dos colaboradores em relação aos processos internos da empresa;
    • a melhoria do clima organizacional etc.

    É importante que todos os elementos sejam mensurados não só após, mas também antes da inicialização dos treinamentos. Somente assim, será possível compará-los e saber se o investimento realmente valeu a pena.

    Levante os custos do treinamento

    Os custos do treinamento ou consultoria também devem ser avaliados com cuidado para que sejam comparados com os benefícios que trazem. É importante ter em mente que os custos não se limitam somente ao valor pago às empresas que prestam o serviço, mas incluem diversos outros fatores.

    Um desses fatores são os materiais necessários para a realização do treinamento, por exemplo. Isso inclui gastos com a utilização de equipamentos — como computadores e projetores —, internet, salas e auditórios etc.

    Outro fator que deve ser considerado é o tempo em que os colaboradores estão no treinamento, já que eles não estão produzindo durante esse período. Portanto, é importante que se tenha um retorno justo para compensá-lo, o qual deve ser calculado pela empresa.

    Como você pôde perceber, o cálculo de retorno de investimento é muito útil para aproveitar o orçamento da empresa da melhor maneira possível. Para que se obtenha melhores resultados no ROI para consultoria e treinamentos, é importante que eles sejam feitos com companhias especializadas na área e experientes no mercado.

    Você está em busca de melhores resultados com treinamentos e consultoria em sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

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