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Accountability: entenda o que é e como aplicá-la para impulsionar os resultados da empresa

Home Gestão e Administração Accountability: entenda o que é e como aplicá-la para impulsionar os resultados da empresa
Accountability: entenda o que é e como aplicá-la para impulsionar os resultados da empresa

Accountability: entenda o que é e como aplicá-la para impulsionar os resultados da empresa

Você sabe do que se trata o conceito de accountability? Ele é bastante associado à empresas com alta performance e com uma cultura mais eficiente e íntegra. Apesar desse conjunto de práticas ser aplicado em todos os departamentos da organização, é no setor de RH, que a sua implementação é mais importante.

Afinal de contas, esse setor é considerado um departamento fundamental para o bom funcionamento da empresa e para a implementação de uma cultura de eficiência e proatividade. Porém, como implementar o accountability no RH?

Preparamos este post como o objetivo de esclarecer o que é accountability, qual a sua importância e como implementá-lo na sua empresa. Boa leitura!

O que é accountability?

Sem uma definição exata em sua tradução para o português, accountability pode ser entendido como controle, responsabilização, proatividade, transparência e compromisso.

A sua principal finalidade é promover a prestação de contas de todos os departamentos, bem como delegar as responsabilidades de forma ética e clara, para assim, conseguir recompensar e responsabilizar quem conquista um objetivo ou comete um erro.

Ele deve fazer parte do dia a dia no ambiente de trabalho, dando prioridade à tomada de decisões éticas que diminuem a chance das coisas darem errado. Afinal de contas, se uma empresa começar a pensar em qual colaborador deve assumir a responsabilidade apenas quando algo não sair como o previsto, já terá aí um problema.

Entre os 4 pilares do accountability, podemos citar:

See it

O primeiro pilar trata do reconhecimento do problema. Nessa etapa, é necessário que os colaboradores e gestores sejam capazes de identificar pontos que não estão de acordo com as políticas da empresa ou que precisam de melhorias.

Para alcançar esses objetivos, é essencial que os gestores estejam dispostos a ter uma boa comunicação com a equipe, abertos a entender a situação sob a perspectiva de outros profissionais e dispostos a ouvir e descobrir problemas difíceis. Para isso, é fundamental manter o diálogo sempre aberto, perguntando e oferecendo feedbacks aos funcionários para que eles possam evoluir.

 Own

Após encontrar o problema, é o momento de construir o próximo pilar. Para isso, é importante ter coragem para se responsabilizar diante dos resultados e problemas identificados. Caso contrário, a performance organizacional pode ser afetada.

Na prática, não é uma tarefa fácil de ser feita, já que exige que os envolvidos, principalmente o gestor, admitam sua contribuição para o problema. Para facilitar essa etapa, você pode fazer perguntas como:

  • qual é a minha contribuição para os problemas e resultados ruins encontrados?
  • o que posso fazer após me deparar com essas questões novamente?
  • quais conselhos eu posso oferecer a alguém que está nessa mesma situação?

Solve it

Esse pilar trata da resolução dos problemas encontrados. Nessa fase, é necessário utilizar o conhecimento e a racionalidade para identificar soluções eficientes para solucionar esses problemas e estar pronto para o surgimento de outros imprevistos desagradáveis.

Para isso, é possível seguir algumas sugestões como:

  • ser persistente e estabelecer objetivos e metas;
  • lidar com os desafios de forma criativa;
  • permanecer focado nos resultados.

Do it

O último pilar trata da ação, ou seja, a implementação das melhores soluções identificadas nas etapas anteriores. Para isso, é crucial acompanhar todo o processo de aplicação de novas metas e correção de problemas, mensurar o progresso desse processo, além de dar feedbacks de maneira proativa e cumprir suas responsabilidades, guiando a equipe.

Qual a importância desse conceito para as empresas?

A aplicação do accountability proporciona diversas vantagens para à empresa. A principal delas é que o time consegue alcançar seus objetivos de forma mais eficiente e rápida. Isso é possível por causa da melhora do desempenho da gestão e do incentivo ao engajamento dos profissionais nos projetos corporativos.

Além disso, com a aplicação do accountability, todos os envolvidos se sentem mais seguros para apontar problemas e apresentar sugestões criativas para resolver as falhas.

A transparência, tanto na fiscalização dos procedimentos internos e prestação de contas, quanto nos relacionamento dentro da empresa, também é incentivada.

Em quais departamentos essa prática pode ser aplicada?

O RH é o principal departamento onde o accountability deve ser aplicado. Considerado um setor fundamental em qualquer companhia, ele atua como o centro da cultura, da visão e das pessoas que fazem parte da organização.

Por esse motivo, o setor de Recursos Humanos consegue fazer a gestão dos fluxos e processos que se refletem fora e dentro da empresa. Em função disso, o departamento é capaz de impulsionar a melhoria da cultura organizacional e a adesão de uma postura accountable (responsável) dos colaboradores.

Como implementar accountability empresarial?

Agora que você já tem um conhecimento mais abrangente do que se trata accountability empresarial, é necessário entender como implementar esse conceito na sua empresa.

Esclareça as expectativas

A primeira etapa para promover accountability é atuar com clareza. É necessário ser esclarecedor em relação ao resultado que deve ser obtido, o modo de avaliação e a forma como as pessoas devem atuar para atingir esse objetivo. Uma conversa bidirecional e sincera com o time pode ajudar bastante.

Analise os recursos necessários

Para fazer a implementação do accountability é necessário saber quais recursos e competências os profissionais precisarão ter para alcançar os objetivos. Caso algo esteja faltando, é importante ter cuidado para que seja buscado da melhor maneira.

Estabeleça a forma de avaliação

Durante a conversa com a equipe, é fundamental esclarecer a maneira em como o sucesso ou insucesso serão avaliados. É preciso estabelecer metas objetivas, mensuráveis e claras que possam ser acompanhadas diariamente.

Forneça feedbacks

Dar feedbacks honestos, claros e contínuos é crucial no conceito accountability. Os profissionais precisam saber como está o seu desempenho em relação ao que a organização espera deles. Há engajamento do funcionário? O trabalhador está cumprindo seus compromissos? Precisa aprimorar alguma competência?

Por isso, é importante estabelecer o hábito do feedback na empresa e aplicá-lo sempre com o intuito de garantir resultados mais eficientes, com práticas mais alinhadas.

Recompense corretamente

Quando as pessoas alcançarem os objetivos, elas precisam ser recompensadas adequadamente, seja com uma promoção, um reconhecimento, entre outros benefícios. Quando elas não atingirem o esperado, você pode repetir todas as fases citadas até aqui, para ter certeza que o processo está claro para todos.

Caso ainda os resultados não sejam alcançados, pode ser o momento de fazer algumas substituições ou mudar os papéis.

Por fim, podemos dizer que o accountability contribui com um RH estratégico, promovendo o desenvolvimento do departamento e a retenção de colaboradores de alta performance para acompanhar as modificações dos processos e os avanços tecnológicos. Ou seja, é um conceito que só gera vantagens e crescimentos para a área.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e leia nosso artigo sobre como descobrir a importância da liderança transparente, e vire um especialista no assunto!

Tags: Gestão e Administração
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