Treinamento de vendas: os mitos e verdades
Você quer melhorar as vendas e alavancar resultados em sua organização? Você gostaria que seus vendedores fossem excelentes no atendimento ao cliente? Você precisa de tudo isso pra ontem? Entenda nesse post como melhorar o desempenho de vendas!
A Venda é uma arte, porque a palavra “arte” significa expressar uma ideia com emoção e é isso o que bons vendedores sabem fazer, mas não só isso. Vender é mais do que encantar o cliente. Vender é promover o sucesso dos seus clientes, é entender as necessidades e vontades dos seus clientes e gerar vendas na mentalidade Ganha-Ganha.
Os Mitos da área de vendas
Existem muitos mitos na área de vendas, como:
Mito #1: “Bons vendedores nascem assim”
Não existe nenhuma diferença entre os genes dos grandes vendedores e os genes dos vendedores medíocres. Não há qualquer prova científica que comprove esta tese.
Todos começam do zero e o seu sucesso depende da sua vontade.
Mito #2: “Bons vendedores são pessoas mais inteligentes”
Não existe nada conclusivo que comprove que vendedores com QI mais elevado têm um resultado maior e mais previsível do que vendedores com QI medianos.
Vender não se trata de inteligência, uma pessoa que nunca estudou na vida pode vender melhor do que alguém que estudou a vida inteira para isso, por experiência e muitos outros fatores individuais.
Mito #3: “Bons vendedores têm um tipo de personalidade especial”
Em todos os testes de personalidade existentes (DISC, MBTI, Gallup´s Strenght Finder, Color Code, etc), nenhum deles identifica um tipo exclusivo de personalidade que seja o ÚNICO perfil ideal para que uma pessoa tenha sucesso na área de vendas. Bons vendedores possuem perfis variados de personalidade, que podem ser medidos e identificados em diferentes instrumentos de análise de perfil.
Existem diversos tipos de vendedores e cada vendedor com personalidades diferentes. Personalidades apenas auxiliam-nas vendas não é necessário para ser um bom vendedor.
Mito #4: “Bons vendedores são pessoas mais experientes”
Sobre isto Geoff Colvin disse: “Quando se trata de habilidades de importância capital – corretores que recomendam ações, funcionários que definem a liberdade condicional prevendo a reincidência, (…) – pessoas com muita experiência não se saíram melhor no trabalho do que aqueles com pouca experiência. Em um número significativo de casos, as pessoas de fato pioram no trabalho ao longo do tempo.”
Pessoas mais novas no negócio de vendas normalmente começam bem, trazendo novas ideias e mudando muitas coisas, e as pessoas mais experientes ficam normalmente presas nos métodos antigos se negando a mudar ou tem mais dificuldade de se adaptar.
O que determina que uma pessoa comum seja um vendedor extraordinário?
Para ter sucesso em qualquer área de sua vida, o que vale mesmo, é uma mistura de fatores que dependem, principalmente de seu empenho em praticar as habilidades certas.
Quer tocar piano de forma extraordinária? Aprenda, pratique, aperfeiçoe, pratique, pratique, pratique…. Se você agendasse um jogo com o profissional número 1 do mundo de seu esporte preferido, você praticaria antes, para não passar vergonha? Mesmo que você pratique este esporte com certa regularidade, se você escolher não praticar, sua performance será um vexame colossal. Isto serve para qualquer nova habilidade que você queira adquirir: idiomas, esportes, culinária, arte, música, dança, e principalmente em vendas.
Se você agendasse um jogo com o profissional número 1 do mundo de seu esporte preferido, você praticaria antes, para não passar vergonha? Mesmo que você pratique este esporte com certa regularidade, se você escolher não praticar, sua performance será um vexame colossal.
Para ser um vendedor extraordinário adote e pratique incansavelmente um processo de vendas que seja eficaz.
Você quer se tornar um vendedor extraordinário? Quer descobrir o seu jeito de vender? Quer aprender a vender em um processo Ganha-Ganha? Participe do workshop Promovendo o Sucesso dos Clientes, veja seus times melhorarem e suas vendas decolarem rapidamente.