Entenda o que é gestão comportamental e sua importância para os resultados das empresas!
Por muito tempo, o capital humano não foi priorizado nas companhias e os funcionários eram vistos apenas como profissionais facilmente substituíveis. Felizmente, esse pensamento mudou graças ao surgimento da gestão comportamental, que revolucionou o setor de RH nos últimos anos.
Esse tipo de gerenciamento deixa a gerência de pessoas mais estratégica e eficiente. O perfil comportamental, que inclui habilidades e competências, de cada colaborador é utilizado como ponto de partida para a formação de equipes mais fortes e adequadas, com potencial produtivo aprimorado.
Elaboramos este material para ajudar você a compreender melhor o conceito e a importância da gestão comportamental para os resultados do seu negócio. Aproveite a leitura.
O que é gestão comportamental?
É uma prática de gerenciamento de equipes focada nos traços de comportamento de cada integrante. Para que seja implementada, é preciso elaborar um mapeamento de perfil comportamental dos talentos da empresa.
Dessa forma, após a compreensão dos padrões e tendências de conduta dos funcionários, é possível idealizar planos estratégicos para o aproveitamento de suas capacidades. Tudo isso deixa o time mais produtivo e engajado.
Qual a importância desse tipo de gestão para os resultados das empresas?
O gerenciamento comportamental gera diversas vantagens que comprovam sua importância. Conheça os benefícios mais notáveis após sua implementação.
Valorização do capital humano
O primeiro destaque é valorização dos colaboradores. Ao compreender o perfil de cada profissional, como eles são, o que buscam e o que precisam para atingir uma boa performance operacional, você consegue definir ações, orientações, treinamentos e planos de carreira compatíveis com o que cada funcionário precisa.
Tal conduta de gestão faz com que eles se sintam valorizados, sabendo que a companhia compreende suas demandas e seus desenvolvimentos profissionais. Tudo isso leva ao reconhecimento mútuo entre ambas as partes.
Melhora no recrutamento e seleção
Aplicar a gestão de comportamento no processo seletivo faz com que as contratações sejam mais assertivas. Para isso, o RH deve mapear o perfil ideal para cada vaga e assim buscar candidatos que tenham as competências comportamentais necessárias. Com isso, a sua empresa encontra os talentos certos para os cargos, economizando tempo e dinheiro durante as etapas de seleção e integração.
Favorecimento do clima organizacional
Com uma companhia que conhece o perfil comportamental dos funcionários, eles se sentem valorizados e tendem a trabalhar em harmonia com as equipes. Assim, o ambiente laboral tende a ser mais positivo e colaborativo.
A convivência do time melhora, pois a liderança compreende os comportamentos e características de cada talento. Um bom clima empresarial é indispensável para manter os colaboradores engajados.
Aumento da produtividade
A gestão de comportamentos também beneficia a produtividade geral da empresa. Ao se sentirem valorizados e exercendo as funções certas em uma companhia que conta com um ambiente agradável, a performance dos profissionais é superior.
Os gestores de capital humano também podem fazer avaliações de desempenho periódicas para compreender como os funcionários têm se desenvolvido e o que fazer para que sejam cada vez mais produtivos.
Retenção de talentos
A retenção de talentos é um resultado de grande importância para reduzir a rotatividade da empresa. Compreendendo o perfil dos funcionários e promovendo orientações estratégicas para seu desenvolvimento, pode fazê-los permanecer na companhia por mais tempo — desconsiderando propostas da concorrência. Ao reduzir o turnover, você diminui custos gerados por novas contratações e integrações. Sem falar na possibilidade de candidatos promissores priorizarem sua marca para seguirem carreira.
Como implementar a gestão comportamento na empresa?
Cada funcionário é único e reage a situações de formas diferentes, de acordo com sua individualidade e vivência. Ao seguir essa premissa fica mais fácil implementar o gerenciamento comportamental com as práticas abaixo.
Mapeie os perfis comportamentais
Uma demanda muito ligada a esse tipo de gestão é o mapeamento de perfis dos funcionários. Essa atividade pode ser realizada em diversos procedimentos empresariais: durante a seleção, nos programas de qualificação e pesquisas de clima.
Serve para detectar e compreender com mais profundidade qual é o comportamento de cada um. As categorias comportamentais mais identificadas no mapa são:
- comunicadores: dialogam com facilidade entre colegas e superiores;
- executores: priorizam a realização de tarefas e obrigações;
- planejadores: idealizam procedimentos e estratégias a fim de melhorar a performance da empresa;
- analistas: estudam casos, processos e cenários com eficiência, mas não são muito colaborativos por conta do déficit em comunicação.
Se você, gestor, lida com pessoas é importante identificar o perfil de cada membro do time a fim de gerar harmonia laboral e evitar comportamentos passivos-agressivos, que geram estresse, frustração e ansiedade nos times.
Realize um planejamento estratégico
A elaboração do plano estratégico é essencial para contemplar toda a empresa, ou seja, suas áreas, departamentos, lideranças e colaboradores. Para isso, é preciso alinhar expectativas quanto à implantação do método, resultados almejados e perfis ideais para a companhia. Assim, o setor de Recursos Humanos e a liderança terão um direcionamento mais preciso para guiar a estratégia comportamental e sugerir novas práticas.
Invista em tecnologia para mapeamento de perfis
A essência desse modelo de gestão é o mapeamento. Logo, é necessário garantir recursos que possibilitem esse levantamento, como é o caso da tecnologia. Com sistemas de análise preditiva, é possível conhecer as características comportamentais dos funcionários, compreendendo seus padrões e tendências.
Dessa forma, é possível compreender comportamentos, pontos a corrigir e desenvolver, bem como descobrir os ambientes laborais que aumentam o desempenho de cada indivíduo.
Avalie habilidades e competências
Com o relatório gerado pelo sistema de análise comportamental fica mais fácil analisar as habilidades e competências do time. Isso porque você terá um panorama completo dos pontos fortes de cada talento, sabendo exatamente o que será necessário para melhorar seu desempenho.
Pensar em que cenário uma equipe está é indispensável para promover desenvolvimentos estratégicos ou fazer alinhamentos no modelo de gestão. Além disso, conhecer um time também beneficia os processos seletivos, pois o RH considerará as demandas e necessidades do grupo.
Possibilite o diálogo aberto entre líder e equipe
Como os perfis comportamentais são diferentes é preciso dar liberdade para que cada um se expresse naturalmente. Quando a comunicação é horizontal e menos hierárquico as pessoas se sentem à vontade para expor suas ideias e sugestões, sentindo-se mais acolhidas e compreendendo que sua experiência pode melhorar vários aspectos dentro da empresa.
Desenvolva ações para integração de perfis diferentes
Graças ao mapeamento dos perfis e da identificação dos pontos de melhoria é possível integrar equipes para troca de experiências. Compreender o perfil do colega de trabalho mutuamente melhora o convívio. Dessa forma, todos percebem o valor de cada um dentro do time e aprendem a respeitar suas individualidades.
Como visto, a gestão comportamental é uma prática de grande importância para o sucesso operacional de uma empresa. Com talentos devidamente orientados é possível tornar as atividades do cotidiano mais colaborativas e eficientes. Portanto, não deixe de investir nessa estratégia agora mesmo.
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