6 falhas na comunicação que você deve evitar com a sua equipe
Uma boa coordenação das atividades internas da empresa é fundamental para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos colaboradores e também para otimizar as tarefas cotidianas. Por isso, corrigir as falhas na comunicação contribui para que o time se torne focado e o clima organizacional fique mais leve.
Ao corrigir problemas de comunicação com a equipe, você consegue manter todos alinhados quanto aos objetivos e planos de longo prazo da empresa, além de evitar problemas, erros e retrabalho durante as atividades. Se você quer saber quais são as principais falhas na comunicação e como evitá-las, continue a leitura e confira as dicas que organizamos neste post!
Qual é a importância de ter uma boa comunicação com a equipe?
Por meio de um diálogo claro, as ideias tomadas pelos líderes podem chegar até os colaboradores, assim como as dificuldades de implementação podem retornar aos representantes de cada setor. Isso significa que a forma de comunicação é determinante para ditar o fluxo de tarefas, metas e de projetos que uma equipe pode realizar.
Com um time focado e um bom diálogo, é possível desenvolver grandes projetos, mesmo com um pequeno número de colaboradores. Isso é possível, pois cada um compreende com clareza o seu papel para o sucesso do projeto.
Desse modo, as empresas que não buscam melhorias nesse aspecto, estão fadadas a uma dinâmica interna lenta e a um ritmo de trabalho inferior. Para aproveitar ao máximo a força do seu time, é importante investir em comunicação, engajamento e motivação.
Quais são as principais falhas de comunicação em uma empresa?
Agora que você já conhece a importância de efetuar melhorias na comunicação do seu negócio, é importante entender o que está atrapalhando seu time na criação de um diálogo claro e objetivo. Veja, a seguir, quais as principais falhas de diálogo que normalmente ocorrem no dia a dia de qualquer corporação.
1. Não dar voz aos colaboradores
Um modelo de gestão arcaico, apenas os líderes eram ouvidos durante o processo de tomada de decisão e também na hora de definir o plano de ação da empresa. Isso significa que muitos colaboradores, plenamente capazes de oferecer uma visão diferenciada, ficavam de fora desse espaço de debate.
Por isso, não oferecer condições para que cada colaborador possa se expressar é um dos principais erros que você pode cometer. Seja para definir os rumos de algum projeto, para criar um produto ou melhorar a dinâmica interna de trabalho, é importante ouvir a aprender com cada membro do time.
Além de favorecer o surgimento de soluções inovadoras, você contribui para o sentimento de pertencimento do indivíduo para a empresa, melhorando seu engajamento e aumentando sua motivação.
2. Não dar feedbacks à equipe
Muitos líderes têm dificuldade para oferecer um feedback claro e justo para os colaboradores. Seja ele positivo ou negativo, é importante que cada membro do time tenha uma noção clara do que será exigido dele. Além disso, para quem está com o desempenho abaixo do que a liderança espera, essa é a oportunidade de corrigir a postura e ficar em dia com a necessidade da empresa.
Vale destacar que o feedback deve ser oferecido de maneira privada, garantindo o máximo de conforto para o funcionário, principalmente para defender sua situação diante de uma performance aquém do esperado.
3. Pouco conhecimento sobre o time
Entender sobre as habilidades e aptidões do time é fundamental para definir tarefas, usar um tom de voz adequado e extrair o melhor de cada membro da equipe. Por isso, vale dedicar um tempo para conhecer um pouco da história de cada um, sobre sua formação, suas ambições e como os projetos da empresa estão relacionados com esse indivíduo.
Assim, você sabe qual membro é mais adequado para um determinado cargo, qual deles consegue dar conta de um projeto com prazo curto e como se comunicar de forma a transmitir a mensagem com sucesso.
4. Excesso de comunicados
Muitas corporações encaminham comunicados com frequência para os canais de comunicação com o time. Seja por email, whatsapp, documento escrito ou qualquer outra maneira de compartilhar informações, é importante utilizar esses canais para tratar de questões pontuais.
Isso significa que os comunicados podem ser encaminhados apenas para os membros diretamente ligados ao assunto em questão e vale investir em uma linguagem breve em seu conteúdo. Do contrário, boa parte dos comunicados vai diretamente para o lixo eletrônico dos colaboradores e quando houver algo realmente importante, é possível que a mensagem seja ignorada.
5. Falta de clareza na fala
Além de ajustar a estrutura de comunicação interna, é importante melhorar o próprio diálogo em si. Muitas pessoas, acostumadas a uma linguagem extremamente formal, por exemplo, acabam confundindo alguns membros do time. Por isso, principalmente na hora de repassar tarefas e compartilhar as metas estabelecidas, vale tomar cuidado para que a mensagem seja simples e clara.
Com o uso de recursos menos formais de comunicação, como as redes sociais ou os aplicativos, o diálogo foi transformado pelo uso de emojis e de abreviaturas de palavras. Assim, vale ter cuidado ao se comunicar, principalmente para que sua fala não seja interpretada de maneira incorreta pelo interlocutor.
6. Uso de ferramentas inadequadas
As ferramentas de comunicação devem estar alinhadas ao dia a dia dos membros da equipe. Se a sua empresa conta com um grande time de vendedores externos, vale utilizar formas digitais de contato ao invés de memorandos por escrito, por exemplo. Agora, se você trabalha em um ambiente formal, vale evitar o uso de redes sociais e WhatsApp em seu contato.
Assim, não existem canais de comunicação que sejam ruins, apenas inadequados para determinados tipo de ambiente e de relacionamento. Vale dosar de maneira adequada a urgência da mensagem e o grau de
Como melhorar a comunicação no seu negócio?
Por meio de pequenos ajustes na sua rotina é possível melhorar a comunicação do time, tornar as metas mais claras e organizar as atividades conforme as habilidades da sua empresa.
Uma excelente estratégia é criar grupos no Facebook ou no WhatsApp para repassar informações relevantes para os projetos e manter a comunicação no cotidiano. Já para repassar as metas, definir responsabilidades e criar momentos de descontração, vale investir em reuniões seguidas de um coffee break.
Viu como é importante corrigir as falhas na comunicação com o seu time? Ao colocar tais ideias em prática, você consegue implementar uma cultura organizacional amigável na corporação, contribuindo diretamente para a retenção de talentos, redução do turnover e para o aumento da eficiência do seu negócio no mercado.
Gostou do nosso artigo? Viu como manter um canal de diálogo é importante? Então deixe um comentário e compartilhe, conosco e com os leitores, como funciona a comunicação na sua empresa.