Como gerir equipes em home office? Veja 5 dicas para sua empresa
Saber como gerir equipes em home office é essencial para se adaptar ao processo de transformação digital nas empresas. Essa mudança, oferece novos desafios para os líderes e gestores que necessitam comandar seu time de maneira remota. Para aproveitar todas as vantagens desse formato de trabalho, você pode aderir algumas ideias de gestão desenhadas para essa modalidade de trabalho.
Por meio de estratégias específicas de liderança, é possível criar um ambiente favorável para o desempenho dos colaboradores e ainda contornar qualquer desafio que o trabalho de maneira remota impõe. Se você quer saber como ter sucesso na chefia de uma equipe em home office, siga com a leitura e confira nossas dicas!
Quais são os desafios de gestão remota de equipes?
Comandar remotamente uma equipe exige certo esforço para lidar com os desafios dessa nova modalidade de trabalho. Questões relacionadas à comunicação, gestão de tempo, colaboração e falta de entrosamento são frequentes na administração de times e projetos funcionando em home office.
Mesmo que a maioria das pessoas valorize o tempo com a família após o confinamento, algumas dificuldades são naturais desse formato de trabalho. Além dos desafios pessoais, como estabelecer limites entre a rotina profissional e familiar, há questões voltadas para a gestão da equipe de forma remota:
- comunicação menos eficiente;
- dificuldade no acompanhamento de processos;
- falta de integração entre os setores; e
- processos mais lentos.
A melhor maneira de lidar com esses desafios é por meio de estratégias e recursos desenvolvidos exclusivamente para atender os profissionais que atuam nessa modalidade.
Quais são as melhores dicas para gerir equipes remotas?
Se você tem dificuldades para gerir a sua equipe em home office, é importante encontrar boas dicas que lhe ajudem nesse sentido. Pensando nisso, preparamos algumas boas práticas com potencial de facilitar o seu dia a dia e gerar harmonia entre você e seus liderados. Confira!
1. Use boas ferramentas de comunicação
Ter ferramentas de comunicação ajudam a melhorar a produtividade no trabalho remoto e esclarecer pontos importantes. Além disso, em caso de urgência para contactar os demais, você sabe onde encontrá-los e como ter uma comunicação ágil e fácil.
Atualmente, existem diversas opções que podem ser adotadas e gerar resultados instantâneos. Por exemplo, se você precisa realizar uma vídeo-chamada com algum membro do time pode recorrer ao Skype, Google Hangouts, Zoom e outras várias opções.
Caso seja necessário mandar uma mensagem rápida, o WhatsApp ou algum outro aplicativo de conversa pode ajudar. Portanto, ter boas ferramentas que proporcionem agilidade e facilidade é fundamental para gerenciar uma equipe no trabalho remoto.
2. Faça reuniões de feedback
Em algumas ocasiões pode ocorrer que um colaborador não se adaptou ao trabalho remoto e, dessa forma, não consegue entregar as demandas que surgem para ele, seja por falta de disciplina ou pela não familiaridade com as tecnologias.
Você no papel de líder deve chamá-lo para conversar e dar um feedback para corrigir e estabelecer regras que possam o ajudar. Da mesma forma, há também aqueles colaboradores que mandam bem no home office e conseguem cumprir todas as obrigações.
Vale a pena chamá-los para elogiar o desempenho e incentivar com o objetivo de que ele continue com uma boa performance. Assim, você garante mais motivação e acaba com possíveis dificuldades que surgem.
3. Separe um tempo para reuniões de alinhamento
Reuniões muitas vezes são desnecessárias e acabam tomando muito tempo de todo mundo. Dessa forma, marcar um encontro sem ter bem estabelecido o que será tratado serve apenas para aumentar a improdutividade.
Porém, algumas são extremamente necessárias e podem ajudar a otimizar a performance do time no trabalho remoto. Por meio de reuniões de alinhamento, é possível deixar definido as tarefas de cada membro da equipe e prazos para serem entregues.
Com isso, todos vão saber o que, como e quando devem completar suas atividades e entregá-las. Além disso, pode-se realizar encontros para acompanhar o andamento das demandas e responder potenciais dúvidas que aparecem.
4. Defina metas e objetivos bem claros
Traçar metas e objetivos é uma boa forma de se disciplinar e determinar meios para cumprir uma tarefa. Assim, para conseguir gerir uma equipe em home office com qualidade e produtividade.
Mas é importante que elas sejam claras e factíveis. Caso contrário, ninguém conseguirá alcançar os objetivos determinados e podem acabar sofrendo com a desmotivação. Portanto, vale a pena sentar com os seus liderados para definir metas claras e alcançáveis.
Assim, você consegue ter um time engajado e pronto para superar todos os desafios que o trabalho remoto pode apresentar, entregando um resultado cada vez mais incrível e expressivo.
5. Mensure os resultados
Essa é uma parte muito importante para garantir melhorias e assegurar que o trabalho remoto seja produtivo. Por meio de bons indicadores, você consegue entender quais são os pontos fortes e o que está dando errado no home office.
Contar com ferramentas tecnológicas é uma boa alternativa para conseguir acompanhar os resultados da equipe e ter uma direção do que precisa ser melhorado. Além disso, você consegue alinhar a rotina, garantir bons resultados e ter um time cada vez mais motivado nesse modelo de trabalho.
Como evitar o microgerenciamento por parte do gestor?
O microgerenciamento é um problema comum do home office. Líderes, ansiosos por finalizar etapas e colher os resultados, acabam assumindo grande parte das tarefas de sua equipe e desenvolvem as atividades de modo individual. Isso confunde os papéis dos colaboradores e sobrecarrega os gestores.
De maneira prática, o microgerenciamento ocorre quando um responsável pela equipe controla excessivamente as atividades executadas, até mesmo as operações mais simples, exigindo sua aprovação em cada etapa.
Para evitar esse tipo de problema, existem algumas boas práticas que podem ser adotadas durante o trabalho remoto:
- desenvolva uma linguagem clara com o time;
- estabeleça as metas e prazos de cada indivíduo;
- confie nas habilidades da equipe;
- ofereça treinamento para que os colaboradores se qualifiquem; e
- estimule a autogestão e a autonomia de cada um.
Viu como gerir equipes em home office pode ser mais fácil do que você imagina? Para aprender mais sobre esse assunto, vale conferir o conteúdo do livro Gestão de Alta Performance. Por meio dele, você consegue aprender algumas técnicas capazes de trazer um alto desempenho para seu time e contribuir diretamente para o sucesso de seus projetos.
Gostou do nosso artigo? Então siga nossa página nas redes sociais e confira conteúdos incríveis sobre as melhores maneiras de otimizar seus resultados profissionais. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!