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Comunicação na empresa: entenda o poder do storytelling

Home Gestão e Administração Comunicação na empresa: entenda o poder do storytelling
Comunicação na empresa: entenda o poder do storytelling

Comunicação na empresa: entenda o poder do storytelling

A comunicação na empresa é fundamental para uma boa cultura organizacional e reflete diretamente a forma com que os colaboradores enxergam a organização. Ela também afeta a fluidez das tarefas e o cumprimento das metas. Sendo assim, empresas que buscam por crescimento e melhorias constantes precisam investir em recursos para melhorá-la.

Pensando nisso, fizemos esse post para que você entenda melhor a importância da comunicação na empresa, como aumentar a sua eficiência por meio do storytelling, quais as vantagens disso e como implementar. Boa leitura!

Qual a importância da comunicação na empresa?

Extremamente importante tanto para gestores como para colaboradores, a comunicação na empresa vai muito além de transmitir informações, é também sobre criar um ambiente agradável e colaborativo, favorável à inovação, produtividade, desempenho, criatividade e desenvolvimento dos indivíduos.

Para isso, os conteúdos devem ser elaborados de forma clara e objetiva, a fim de alcançar os resultados esperados, ou seja, transmitir a mensagem de maneira que seja bem interpretada por quem a recebe. Assim, é possível aumentar consideravelmente as chances de as pessoas colocarem em prática o que ouviram, pois, o primeiro passo para uma ação eficaz é o entendimento efetivo.

Dessa maneira, também há maior compreensão por parte dos colaboradores, gestores e líderes sobre as metas, valores, missão e visão da empresa. Isso fortalece a cultura organizacional, estimula bons comportamentos e traz clareza para os colaboradores sobre a sua importância para o sucesso da instituição.

Tudo isso traz inúmeros benefícios para a organização, que afetam diretamente os seus resultados, como:

  • aumento da produtividade;
  • redução da taxa de rotatividade;
  • maior engajamento entre os colaboradores;
  • facilidade na integração de novos profissionais;
  • menos de fofocas e boatos;
  • diminuição dos efeitos de uma crise, entre outros. 

Como é possível aumentar a potência da comunicação por meio do storytelling?

O storytelling é uma poderosa estratégia que, se bem utilizada, pode potencializar e muito a comunicação da empresa. Ele nada mais é do que a arte de contar histórias.

Isso se torna extremamente eficiente para a organização, pois repassar informações por meio de narrativas é um jeito muito efetivo de transmitir conhecimento. E isso pode aumentar o nível de interesse e compreensão do leitor ou ouvinte, além de criar empatia e contribuir para a memorização das ideias.

Afinal, uma história, quando bem contada, ativa emoções, conscientiza e incentiva a mudança de comportamento dos indivíduos, apresentando uma nova ideia, um novo ponto de vista e um novo universo a eles. Histórias podem fazer as pessoas enxergarem situações de uma forma diferente e mais conveniente para o sucesso do negócio.

Portanto, o storytelling é uma forma de comunicação antiga, mas inovadora para as empresas. Ele estabelece uma nova forma de gestores e líderes se comunicarem com seus colaboradores, com mais identificação, conexão, eficácia, empatia e compreensão.

É importante ressaltar que, para que seja de fato eficiente e traga os resultados esperados, as histórias precisam envolver os colaboradores. Assim, é possível despertar sentimentos, ativar emoções, criar uma identificação e, consequentemente, tornar a mensagem mais interessante e compreensível.

Quais as vantagens?

Não há dúvidas sobre os benefícios que uma boa comunicação na empresa traz para qualquer negócio, isso porque ela afeta diretamente a produtividade da equipe e os resultados obtidos. Mas, afinal, qual a importância e as vantagens do storytelling nesse sentido? A seguir, listamos as principais. Acompanhe!

Cria conexões pessoais

Quando há identificação em uma história, os indivíduos tendem a estabelecer conexões pessoais com ela. Por isso é tão importante incluir a realidade e a perspectiva dos colaboradores na narrativa. Assim, o público se relaciona com os personagens e se interessa pela história, facilitando a compreensão e a conexão. 

Acessa funções cognitivas e afetivas

Ouvir histórias é um processo dinâmico e interativo, por isso, facilita a assimilação, memorização e construção de conhecimento. Para tal, ela deve ser bem pensada, estruturada e contada. Assim, funções cognitivas e afetivas são ativadas, fazendo com que a informação seja de fato internalizada pelos colaboradores, despertando o engajamento e a mudança de comportamento. 

Traz novidade para os colaboradores

Apesar de ser um método antigo, o storytelling é novidade no âmbito corporativo. Isso desperta o interesse nos colaboradores, pois é uma novidade, um processo diferente e interativo capaz de prender a atenção dos indivíduos. 

Como implementar no negócio?

Ficou claro que a utilização do storytelling na comunicação da empresa promove o engajamento das equipes, traz identificação aos colaboradores e conexão entre indivíduos e organização. Para implementá-lo de forma eficiente, separamos algumas dicas. Confira!

Relacione a narrativa aos propósitos da empresa

É importante associar a história com os objetivos e valores da organização. Assim, é possível estabelecer uma conexão entre a mensagem a ser repassada com os propósitos do negócio, facilitando a identificação por parte dos colaboradores.

Use recursos de narração

Há diversos recursos e eles precisam ser compreendidos e utilizados de forma estratégica, para que a comunicação seja a mais efetiva possível. Afinal, é importante tornar o processo de ouvir a história prazeroso e interessante para os colaboradores. 

Use os colaboradores como personagem

Essa é a forma mais efetiva de fazer com que o público se identifique com a história contada. Quando os colaboradores são representados na narrativa, além de promover a identificação e prender a atenção, eles se sentem valorizados e se veem como parte importante para o sucesso da empresa.

Varie o formato do conteúdo

Para enriquecer a história, é interessante variar os formatos de conteúdo, explorando recursos multimídia e canais de comunicação. As possibilidades são infinitas, entre elas estão podcasts, blogs e redes sociais. 

Como foi possível perceber, uma boa comunicação na empresa é imprescindível para que ela consiga alcançar bons resultados e obter sucesso. Existem diversas estratégias que são utilizadas para aumentar a eficiência da transmissão de informação, e uma delas é o storytelling, um método antigo, mas inovador para o setor corporativo.

A arte de contar histórias possibilita a identificação, desperta o interesse, facilita a memorização e o entendimento da ideia por parte dos colaboradores. Por ser muito eficiente para a comunicação na empresa, o storytelling traz diversos outros benefícios para o negócio e pode ser facilmente implementado.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber como melhorar ainda mais a comunicação no seu negócio? Então entenda a relevância de ter um endomarketing na sua empresa!

Tags: Gestão e Administração
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