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Aprenda como gerenciar corretamente uma equipe de vendas

Home Tecnologia e Inovação Aprenda como gerenciar corretamente uma equipe de vendas
Aprenda como gerenciar corretamente uma equipe de vendas

Aprenda como gerenciar corretamente uma equipe de vendas

Saber gerenciar uma equipe de vendas é um passo fundamental para conseguir alcançar os melhores resultados na empresa. Isso porque esses profissionais são, na maioria das vezes, responsáveis por tirar todas as dúvidas dos clientes sobre os produtos e serviços ofertados dentro de uma companhia. Isso significa que, mesmo que o cliente chegue no estabelecimento sabendo o que deseja comprar, é papel do vendedor estar com discurso na ponta da língua, pronto para ouvir a clientela e resolver os possíveis problemas que venham a surgir, ajudando o consumidor a fazer a melhor compra no seu negócio. 

Quer descobrir dicas e estratégias para gerenciar corretamente uma equipe de vendas? Confira os tópicos a seguir!

Qualifique os vendedores da equipe

Desde os vendedores que estão iniciando dentro da empresa até aqueles mais experientes, todos precisam de qualificação profissional. Eles devem estar aptos a saber como funcionam todos os processos dentro da empresa, desde a melhor forma de realizar o atendimento até um pós-venda. A partir disso, conseguirá ter uma equipe mais preparada para pôr em prática todas estratégias de vendas.

Mas lembre-se: a qualificação deve ser feita de forma periódica. Isso porque, sempre que surgir novas técnicas de vendas e novas estratégias de trabalho, é importante que todo seu time saiba. Isso permite que os colaboradores se desenvolvam da melhor forma possível, evitando falhas durante as demandas diárias. 

Forneça ferramentas tecnológicas

As empresas que conseguem incorporar as ferramentas tecnológicas no dia a dia de trabalho, tendem a ser mais bem-sucedidas do que as demais organizações. Isso porque a tecnologia está em todo lugar e já faz parte da vida de grande parte das pessoas. Então, se o seu negócio não investir nesse tipo de estratégia, pode acabar ficando para trás e perdendo a lucratividade.

Ao contar com as plataformas digitais, sua equipe de vendas pode ser um ponto de apoio na hora de trocar informações. Além de poder verificar o desempenho da empresa, o percentual de vendas e outras informações relevantes do negócio. 

Por meio de plataformas de organização de cronogramas, por exemplo, também é possível distribuir tarefas para equipe, de forma simples e prática. Já com CRM (Customer Relationship Management) os profissionais conseguiram entender melhor sobre os comportamentos dos consumidores e dos leads. O que possibilita o surgimento de insights, que ajudam os vendedores a ter desempenho otimizado. 

Crie e estimule um ambiente colaborativo

Outra estratégia para gerenciar uma equipe de vendas corretamente é criar e estimular um ambiente colaborativo entre os profissionais. Quando todos se ajudam mutuamente, o trabalho é executado da melhor maneira. Além disso, os profissionais que trabalham em conjunto, permitem que haja um crescimento total maior do que quando os resultados são alcançados isoladamente por cada vendedor.

Por isso, na hora que for realizar o treinamento com sua equipe para estimular as vendas, nada de incentivar competição, em vez disso, incentive um ambiente colaborativo. Dessa forma, todos conseguem sair ganhando: o seu empreendimento, os colaboradores que atuam no local e os clientes do estabelecimento.  

Trabalhe com metas claras

Na maioria das vezes, o bom desempenho de uma equipe de vendas depende de eles saberem qual a meta estão perseguindo. Por isso, é importante ter transparência com essas informações, permitindo que elas sirvam como motivação para a equipe de vendas. Além disso, ter metas claras também é fundamental para evitar frustrações recorrentes causadas pela insatisfação do profissional que está em busca de um objetivo que eles desconhecem. 

Isso significa que, em vez de informar ao seu time que o objetivo é “aumentar as vendas”, por exemplo, diga que a meta é “aumentar 10% nas vendas de determinado produto/serviço”. A parte disso, fica mais fácil manter o foco dos colaboradores, para conseguir alcançar resultados mensuráveis, gerando retorno significativo para a companhia. 

Dê autonomia para os colaboradores

Dar autonomia aos colaboradores não significa que eles vão fazer tudo que desejam, mas é dar confiança para que eles tomem decisões dentro da empresa que ajudem no bom funcionamento das atividades do dia a dia, seja na resolução de problemas, ou na hora de dar um desconto para um cliente, por exemplo.

Mas, para que essa estratégia funcione corretamente, é preciso que escolha um dia da semana para os profissionais fazerem um relatório de suas atividades, dificuldades e conquistas. A partir das informações coletadas, é possível traçar um plano de ação que dê autonomia para cada profissional desempenhar o seu papel da melhor forma possível, aumentando sua produtividade e otimizando o seu tempo de trabalho. 

Dê e receba feedbacks 

O feedback é indispensável para quem deseja gerir uma equipe de vendas corretamente. Isso porque ele funciona como uma via de mão dupla, no qual o gestor deve dar e pedir feedback aos colaboradores com frequência para otimizar o processo produtivo da organização. 

Como os vendedores estão sempre em contato direto com os clientes, eles conseguem ter uma visão privilegiada sobre os processos que precisam ser melhorados na empresa, assim como as dificuldades que a clientela tem enfrentado no ato da compra. Por isso é tão importante saber ouvir os vendedores, visto que eles têm informações preciosas sobre o seu negócio.

Além disso, como os gestores têm uma visão ampla sobre o processo produtivo de todos os profissionais da companhia, os feedbacks que você oferece para a equipe são fundamentais para melhorar o trabalho dos funcionários. Isso acontece porque saberá como está sendo o desempenho dos profissionais no seu dia a dia de trabalho. 

Mas, para alcançar os resultados esperados, é preciso que esses feedbacks sejam feitos de forma construtiva. Ou seja, se tiver alguma coisa para reclamar, fale isso de forma amigável e mostrando sempre as saídas para que os vendedores consigam melhorar o seu atendimento. Nesse momento, também é importante que todos entendam que fazem parte de um grande time e que os erros são etapas do processo evolutivo do profissional e da companhia.

Portanto, se você deseja gerenciar corretamente sua equipe de vendas e alcançar o sucesso do empreendimento, é preciso seguir todas as dicas que elaboramos ao longo do artigo. E, não esqueça que os treinamentos são peça fundamental nesse processo, pois ajudam a melhorar as técnicas de venda. Além de fazer com que os profissionais sejam mais empáticos, ao entender as necessidades dos clientes e ter a possibilidade de atuar como líderes, tendo autonomia para decidir qual a melhor estratégia a ser desempenhada durante o atendimento.  

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir o próximo texto sobre os “15 segundos que fazem toda diferença nas vendas”. Você não vai se arrepender!

Tags: Tecnologia e Inovação
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