Como pedir feedback para um liderado? Confira sua importância
Um bom líder precisa de abertura para admitir que também enfrenta dificuldades e desafios em seu trabalho. Por mais excelente que ele seja, é natural que algumas atitudes e soluções desenvolvidas não sejam perfeitas. Falhas acontecem também por parte dos gestores. Assim, pedir feedback é essencial para manter um bom gerenciamento do time e otimizar as possibilidades na organização.
O feedback é um retorno pelo desempenho em um determinado contexto, sendo uma ferramenta construtiva, que objetiva ajudar a pessoa que o recebe a melhorar. Ele inclui observações sobre os aspectos positivos e também informações sobre pontos que precisam ser desenvolvidos. Além disso, oferece indicações e apontamentos. No feedback, as partes dialogam e busca-se formar um plano para a superação dos pontos negativos.
Porém, sabemos que a equipe pode apresentar uma certa resistência em dar devolutivas para o gestor. Por isso, preparamos este conteúdo especial com diversas informações sobre como pedir feedback para os colaboradores. Continue acompanhando para aprender mais sobre o tema!
Qual a importância da liderança pedir feedback?
É fundamental que o gestor peça feedback para os colaboradores, pois essa medida contribui para uma liderança mais justa e alinhada. A atitude permite criar a integração entre você e o liderado, formando um vínculo benéfico para as duas partes. Pedir feedback é uma forma de promover um diálogo honesto, construtivo e também de agir com humildade.
Quando o profissional pode dar uma devolutiva sobre os posicionamentos da gestão, é possível criar uma relação de confiança. As contribuições do trabalhador podem ser muito positivas, estimulando a abertura de novas formas de agir e abrindo espaço para o desenvolvimento de soluções criativas diante das dificuldades enfrentadas.
Como uma liderança pode pedir feedback para os colaboradores?
Pedir feedback envolve alguns desafios, como a superação do receio que os funcionários têm de dar uma devolutiva para o gestor. Vamos apresentar indicações que podem facilitar a prática e mostrar as melhores atitudes para o processo ser benéfico para os envolvidos. Veja mais a seguir!
Esclareça o processo para os colaboradores
Antes de começar a pedir feedback para os profissionais, é importante esclarecer o processo perante a equipe. Explique que você está investindo em melhorar, buscando alternativas para se tornar uma liderança positiva para o time e que precisa da perspectiva de cada um para saber a quais pontos deve dedicar mais atenção.
Esclareça que o conteúdo falado não será motivo para punições e que a proposta é realizar um processo construtivo. Aponte que isso vai fornecer recursos para a sua aprendizagem e aperfeiçoamento da gestão.
Faça um rapport
Um rapport permite reduzir a ansiedade e a tensão do processo, atribuindo maior naturalidade ao feedback. Você pode perguntar sobre questões mais fáceis de conversar, desvinculadas do âmbito da empresa, como família, hobbies ou algum curso que o colaborador tenha feito. A medida ajuda a amenizar o clima na reunião.
Escute atentamente e evite responder de imediato
Nas conversas cotidianas, as pessoas apresentam a tendência de reagir rapidamente a qualquer crítica ou abordagem de um ponto negativo. Destacamos que é necessário evitar essa atitude, pois ela pode inibir o colaborador.
Dessa forma, escute atentamente o feedback, agradeça e deixe para dar um retorno em outro momento. Quando for dar uma resposta, mostre seus esforços em realizar correções e indique o quanto aquela opinião o ajudou a ter uma visão mais fácil para melhorar os problemas.
Peça exemplos e especifique projetos
Uma boa forma de facilitar o entendimento do conteúdo abordado e estimular o colaborador a falar é especificar as situações e os projetos. Pergunte ao profissional o que ele achou da sua liderança em determinados contextos e momentos críticos. Você pode também pedir exemplos sobre o que o liderado fala. Dessa forma, o funcionário tem mais facilidade em organizar as próprias ideias.
De acordo com as pontuações do trabalhador, peça sugestões de melhorias. Pergunte sobre alternativas que você acha que podem ser mais positivas para a equipe e veja se ele as aprova. Faça do momento uma oportunidade para a construção de soluções em conjunto. Lembre-se de registrar as indicações após a conversa, para consultá-las ao longo do dia a dia.
Faça as perguntas certas
Há perguntas que podem ser facilitadoras, auxiliando o colaborador a falar. Esses questionamentos apresentam sinalizações de disposição em ajudar e desejo de escutar as pontuações do profissional.
Indique seu objetivo de aperfeiçoar sua performance e de tornar o contexto mais fácil para a equipe. Aponte também que o funcionário pode contribuir para esse processo. É possível dizer, por exemplo: “Estou tentando melhorar minha liderança para tornar as coisas mais favoráveis para nosso time. O que você acha que eu poderia aprender com você?”.
Realize o processo de pedir feedback com frequência
Feedbacks são muito importantes para o desenvolvimento de uma boa performance e a busca de aperfeiçoamento contínuo. Destacamos que é necessário torná-los mais frequentes e naturais, a fim de que se tornem parte da cultura da empresa. Assim, pedir feedback da equipe deve ser uma estratégia adotada com frequência.
Peça um feedback anônimo se perceber dificuldades no diálogo
Em algumas situações, os funcionários podem ter dificuldade em dar um retorno sobre a sua performance. Alguns podem ter medo ou receio de ocorrer algum problema, mesmo que você tenha esclarecido que essas situações não vão acontecer.
Caso as dificuldades nas devolutivas apareçam, é possível pedir feedback por bilhetes anônimos e digitados. Lembre-se de deixar o contexto bastante claro para a equipe, explicando que esse procedimento é importante para lhe oferecer direcionamentos a fim de melhorar. Nesse caso, após um tempo, é possível realizar um momento em grupo para responder aos feedbacks.
Pedir feedback para os colaboradores é essencial para melhorar as oportunidades com a equipe e aperfeiçoar seu desempenho como líder. Essa atitude cria um relacionamento positivo e de confiança, estimulando o apoio mútuo e uma comunicação aberta. É uma postura de humildade e que resulta em muito aprendizado e crescimento de ambas as partes.
Neste post, você pôde conferir diversas propostas para tornar o pedido de retorno sobre o desempenho uma situação mais fácil e natural. Invista em manter um bom diálogo e em ter abertura para as contribuições dos profissionais. A construção conjunta de soluções é um ponto essencial de times produtivos e deve ser estimulada pelas lideranças.
Gostou de aprender a pedir feedback para os colaboradores? Confira também nosso conteúdo especial sobre os 4 atributos fundamentais de uma equipe eficaz!