­
  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato
FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil FranklinCovey Brasil
  • All Access Pass
  • Todas as Soluções
    • Desenvolvimento de Liderança
      • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
      • Os 7 Hábitos para Gestores®
      • Aplicação dos 7 Hábitos
      • Os 7 Hábitos – Fundamentos
      • Abrace a Diversidade
      • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
      • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
      • Descubra o Porquê
    • Soluções de Execução
      • As 4 Disciplinas da Execução®
      • Sistema Operacional 4DX
    • Aumentando Produtividade
      • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
      • Gerenciamento de Projetos®
      • Foco em Mim
      • Fundamentos da Gestão do Tempo
    • Construindo Confiança
      • Liderando na Velocidade da Confiança®
      • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
    • Soluções de Lealdade de Clientes
      • Liderando a Lealdade de Clientes
      • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
    • Desempenho de Vendas
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
      • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Como Funciona
    • Faculdade FranklinCovey
    • Política de Privacidade
  • Blog
  • Agenda
  • Contato

    Saiba tudo sobre o people analytics e como aplica-lo no seu negócio!

    Home Gestão e Administração Saiba tudo sobre o people analytics e como aplica-lo no seu negócio!
    Saiba tudo sobre o people analytics e como aplica-lo no seu negócio!

    Saiba tudo sobre o people analytics e como aplica-lo no seu negócio!

    A gestão de pessoas evoluiu bastante nos últimos anos e, hoje, é crucial ao sucesso das empresas. Ela determina a contratação de bons profissionais, criação de equipes talentosas e o alcance das metas. Mas, para ter melhores resultados, é preciso do people analytics.

    Em resumo, people analytics faz referência ao trabalho com base em dados sobre a gestão de pessoas. Ao utilizar essa ferramenta, o gestor de RH não irá atuar baseado no “achismo”, mas em dados consistentes, que levem até informações e conhecimento aplicado.

    Nos tópicos seguintes, explicamos tudo o que é necessário saber sobre o people analytics — que é, quais seus benefícios, como usar e qual sua importância para o RH 4.0. Continue lendo para conferir.

    Afinal, o que é people analytics?

    Você provavelmente já ouviu falar em big data. É um termo do inglês que representa o trabalho com grandes volumes de dados, permitindo a extração de certas informações. Uma indústria de automóveis, por exemplo, pode extrair dados dos motores dos seus veículos para antecipar problemas e realizar manutenções prévias, reduzindo erros e gastos extras.

    Veja, o people analytics é o big data aplicado ao RH. O objetivo é extrair grandes volumes de dados, de diferentes fontes (como planilhas, sites de busca e softwares gerenciais), para encontrar informações estratégicas, antecipar problemas e aprimorar a gestão de pessoas.

    No processo de recrutamento e seleção, por exemplo, é possível extrair dados dos últimos processos seletivos, tanto das páginas de busca, quanto do registro dos atuais funcionários, para avaliar o perfil dos talentos e onde, geograficamente, eles se concentram. Desse modo, da para direcionar o processo de seleção, reduzir gastos e melhorar os resultados.

    Quais as principais vantagens do people analytics?

    Estima-se que uma pessoa comum toma cerca de 35 mil decisões por dia. Dentro do RH, muitas dessas decisões são importantes e podem determinar o futuro da organização e dos empregados. Por conseguinte, é preciso tomá-las com cautela e objetivar o máximo acerto.

    O people analytics é a ferramenta mais importante para a decisão acertada. Ela tira o foco do “achismo”, isto é, do que o gestor pensa estar correto, e direciona o gestor para dados e informações reais, com menos vieses.

    Por consequência, a primeira vantagem é a tomada de decisão acertada. Existem muitas outras vantagens, como a redução de custos, a criação de um sistema de gestão mais justo, mitigação de erros, o aprimoramento contínuo e a manutenção das boas práticas de RH.

    Outra vantagem é a construção de um RH mais moderno, adequado à indústria 4.0. Esse modelo de RH é menos focado nas tarefas operacionais e burocráticas, e mais focado no que é estratégico. Isso soma ganhos à toda a organização, nos diferentes níveis e áreas.

    Como aplicar o people analytics na empresa?

    Há diferentes táticas para usar o people analytics ao longo do expediente. Nos próximos tópicos, explicamos as principais e ensinamos como usá-las. Confira!

    Encontre dados volumosos, variados e verídicos

    O principal insumo do people analytics é o dado, a unidade básica de conhecimento. Ao agrupar diferentes dados, torna-se possível extrair informações específicas. Exatamente por isso, é importante que os dados sejam volumosos (muitos) e variados (diferentes).

    Uma terceira característica crucial aos dados é a veracidade. Veja, se o dado coletado for incorreto, ele resultará em análises incorretas — que mais prejudicam do que beneficiam a empresa. Logo, é preciso ter atenção à veracidade, volume e variedade dos dados usados.

    Determine um conjunto de métricas e indicadores

    As métricas representam dados não lapidados, não números brutos, como o número de clientes ou funcionários que estão na empresa. Os indicadores, por sua vez, representam dados lapidados, por exemplo, o percentual de clientes ou funcionários satisfeitos.

    É importante estabelecer um conjunto de métricas e indicadores de RH que estejam alinhados ao objetivo genérico da gestão de pessoas. Desse modo, terá informações mais consistentes e estratégicas para trabalhar, definir novas metas e corrigir problemas.

    Mantenha o foco nos objetivos do RH e da empresa

    Há uma infinidade de dados que podem ser levantados e tentar levantar todos, além de impossível, é contraproducente. Portanto: é preciso estabelecer um foco. Levante dados que estejam alinhados ao objetivo genérico tanto do RH quanto da organização.

    Se o objetivo é reduzir a evasão de talentos, o chamado turnover voluntário, monitorar dados que indiquem a satisfação dos empregados, lealdade, assiduidade e presenteísmo é de grande importância. O importante é que os dados, de alguma forma, levem aos objetivos.

    Conte com tecnologias de BI

    Os dados são importantes, mas precisam ser cruzados de maneira inteligente para gerar informações estratégicas e ainda mais úteis à empresa. Todavia, é muito difícil e demorado cruzar grandes volumes de dados de forma manual. Logo, tecnologias de BI são cruciais.

    O termo BI é um acrônimo de Business Intelligence, e consiste em uma tecnologia que se dedica ao cruzamento de dados para minerar informações. Tecnologias de BI funcionam em 4 principais etapas: coleta de dados, análise, estruturação e disseminação de informações.

    Qual a importância para o RH 4.0?

    A gestão de pessoas precisa se adequar à quarta revolução industrial, chamada de indústria 4.0. Ela precisa trabalhar de modo eficiente e eficaz, em outras palavras: fazer a coisa certa da maneira certa, afinal de contas, não existe muita margem para erros.

    Nesse processo, o people analytics é essencial. Ele permite a construção de um RH mais consistente, que não trabalhe com base no “achismo”. Por consequência, também se torna um RH mais estratégico e adequado à quarta revolução industrial.

    Caso o RH não se atualize, tornando-se 4.0, pode colocar toda a empresa em desvantagem. Os profissionais mais talentosos não serão contratados ou retidos e, portanto, as melhores equipes não serão arquitetadas. Por outro lado, ao construir um RH 4.0, a gestão de pessoas pode obter melhores resultados e toda a empresa, nos vários níveis e áreas, é beneficiada.

    Como pôde observar, o people analytics é o big data aplicado ao RH. Consiste no uso de grandes volumes de dados para melhorar a gestão de pessoas. Isso tira o foco do “achismo”, aumenta o acerto nas decisões e contribui para a construção de um RH mais estratégico.

    Gostou do nosso artigo, correto? Aproveite para aprender mais sobre o conceito de RH 4.0 e quais suas contribuições para a gestão de pessoas. Vamos lá!

    Tags: Gestão e Administração
    Share

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

    ...
    Como FranklinCovey pode ajuda a sua empresa a aumentar a produtividade dos colaboradores?

    Como FranklinCovey pode ajuda a sua empresa a aumentar a produtividade dos colaboradores?

    set 24, 2019

    Diariamente grandes, médias e pequenas empresas procuram maneiras de como[...]

    Experiência do cliente: como melhorar para atrair e fidelizar

    Experiência do cliente: como melhorar para atrair e fidelizar

    dez 21, 2021

    Você já ouviu falar em Customer Experience? Se não, talvez[...]

    Descubra as vantagens das habilidades sociais e saiba como promovê-las no seu negócio

    Descubra as vantagens das habilidades sociais e saiba como promovê-las no seu negócio

    maio 7, 2019

    Antes de tudo, você sabe o que significam habilidades sociais[...]

    Categorias

    • Carreira
    • Estudos de Caso
    • Gestão e Administração
    • Podcast
    • Tecnologia e Inovação
    • Todos os Artigos
    • Treinamento e Desenvolvimento

    Siga-nos

    Assine a Newsletter





    INFORMAÇÕES CORPORATIVAS

    • Quem somos
    • Política de privacidade

    SIGA-NOS

    • Twitter
    • Facebook
    • Linkedin


    FC BRASIL CONSULTORIA E REPRESENTACOES LTDA
    CNPJ 03.736.621/0001-26

    © Copyright 2019. FranklinCovey Brasil. Todos os direitos reservados.

    • All Access Pass
    • Todas as Soluções
      • Desenvolvimento de Liderança
        • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
        • Os 7 Hábitos para Gestores®
        • Aplicação dos 7 Hábitos
        • Os 7 Hábitos – Fundamentos
        • Abrace a Diversidade
        • Os 4 Papéis Essenciais do Líder
        • As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes
        • Descubra o Porquê
      • Soluções de Execução
        • As 4 Disciplinas da Execução®
        • Sistema Operacional 4DX
      • Aumentando Produtividade
        • As 5 Escolhas para uma produtividade Extraordinária®
        • Gerenciamento de Projetos®
        • Foco em Mim
        • Fundamentos da Gestão do Tempo
      • Construindo Confiança
        • Liderando na Velocidade da Confiança®
        • A Velocidade da Confiança: Fundamentos
      • Soluções de Lealdade de Clientes
        • Liderando a Lealdade de Clientes
        • Conquistando a Lealdade dos Clientes: Os 7 Hábitos do Atendimento ao cliente Excepcional
      • Desempenho de Vendas
        • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Abastecendo seu Pipeline
        • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Qualificando Oportunidades
        • Promovendo o Sucesso dos Clientes: Fechando Vendas
    • Institucional
      • Quem Somos
      • Como Funciona
      • Faculdade FranklinCovey
      • Política de Privacidade
    • Blog
    • Agenda
    • Contato