Missão de vida: como conseguir a sua!
Desde que a vida é vida os seres humanos são movidos por alguma coisa, seja ela comer, sobreviver, ser uma pessoa melhor, conseguir um cargo melhor na empresa em que trabalha nós somos movidos por alguma coisa e nós da FranklinCovey Brasil desenvolvemos uma maneira mais fácil de chamar esse “instinto” que é a Missão Pessoal.
Nesse post você aprenderá o que é uma missão, os porquês de ter uma missão e maneiras de como você pode fazer a sua missão do zero com alguns métodos do nosso treinamento exclusivo “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes 4.0”!
Não perca esse texto único e transformador da equipe FranklinCovey Brasil! Boa Leitura!
O que é uma missão?
Uma missão falando da maneira mais básica possível é algo que te guia, uma vontade que você transforma em um objetivo e se for bem feito aquilo tem a possibilidade de se tornar um mantra para a sua vida inteira.
Uma missão deve ser um paradigma, ou seja, algo que te guie e você mesmo sem perceber esteja sempre buscando. Uma missão deve ser a razão pela qual você existe.
Só essa definição já convence muitas pessoas a fazer a própria missão, mas é claro que nós temos muitos outros motivos para que nós possamos te inspirar a criar a sua missão!
Por que ter uma missão?
Por que ter uma missão é tão importante assim? É simples! Todos nós precisamos de um objetivo. É impossível você chegar em algum lugar se você não sabe aonde ir!
Há diversos tipos de missões que são guiam diversas áreas da sua vida como: a missão pessoal, a missão profissional, a missão familiar, missão de equipes no antro profissional, e essa missões nunca tem um padrão elas são sempre diferente e seguem as vontades da e sonhos das pessoas que a fazem.
Mas o que são essas missões pessoais, familiares e profissionais
I. Missão Pessoal
A missão pessoal é algo que nós decidimos que é nosso objetivo de vida como: “Viver a vida como se não houvesse o amanhã”, “Amar a todos os que eu encontrar”, “Aprender com meus erros” e etc., lembrando que essa missão pessoal também é chamada de missão de vida.
II. Missão Profissional e Organizacional
A missão Profissional diferente da sua missão pessoal é um objetivo que você quer alcançar em termos da sua profissão, seja ela qual for, como por exemplo: “Me tornar um CEO na empresa que eu atuo nos próximos anos” isso é algo que você pode fazer como meta pessoal profissional.
Há também a missão de organização que no caso é a missão da empresa como um todo, e o melhor exemplo possível é “Promover a grandeza das pessoas e organizações em todo o mundo” que é a missão da FranklinCovey Brasil!
III. Missão Familiar
A missão Familiar é uma definição do seu objetivo em melhorar a vida da sua família ou a sua relação com a sua família, como por exemplo: “Criar um ambiente estimulante e apoiador baseado em amor incondicional para com os meus filhos”, “Não haverá cadeiras vazias na nossa casa!” e etc.
Mas agora que você sabe os tipos de missão que existem, vamos descobrir como você pode criar a sua missão envolvente única!
5 maneiras de desenvolver a sua missão
Agora preste muita atenção para não perder nenhuma maneira pois todas elas têm um papel extremamente importante para desenvolver a sua missão da melhor maneira possível.
1. Defina seus papéis
A definições de papeis vem do segundo hábito do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” que é a exemplificação de que você tem papéis diferente com cada pessoa que você tem alguma relação não importa qual seja.
Essas relações têm dois pilares: O seu papel e a pessoa chave que no caso é a pessoa que você está “afetando”. Por exemplo: A pessoa chave é ou o seu pai ou sua mãe, nesse caso o seu papel é o filho.
2. Identifique objetivos
Definidos os papéis agora a necessidade é identificar qual é o seu objetivo com esse seu papel pré-definido e para com a pessoa chave ou no caso da missão profissional a empresa.
Objetivos esses que podem ser objetivos simples como “passar tempo junto como família”, “ter compaixão” e etc., mas também podem ser mais complexos como “crescer em 28% o faturamento da sua empresa”.
3. Tenha a sua missão escrita
Sua missão é algo que você deve ter como um mantra na sua vida, deve ser algo visível não só para você, mas como para os seus companheiros, para que se baseiem e seja uma inspiração para todos.
A sua missão é algo que deve se tornar o caminho para que você faça qualquer coisa.
4. Faça missões para outras áreas da sua vida
Uma missão de vida não deve ser apenas a pessoal, deve ser para todas as áreas da sua vida como as ditas acima no post que são a profissional, a familiar, e a corporativa.
Essas missões para as outras áreas vão te deixar com mais direcionamento (que nunca é demais) para basear a sua vida.
5. Atualize-a sempre
Nada é eterno, assim como a sua missão pode não fazer mais sentido para você no futuro. Você pode modificar a sua missão com base na missão dos outros, veja a missão de grandes nomes da liderança mundial e baseie-se nelas para modificar a sua.
Não precisa se prender ao tempo, dependendo da mudança de culturas, tecnologias e etc., você pode adaptar com o tempo.
Conclusão
Uma missão de vida tem muitos objetivos, mas o primordial é te guiar e se tornar uma das coisas mais importantes do mundo para você, deve ser um mantra para que você não perca o foco nunca.
Leu até aqui?! Então não pare agora e acesse o nosso blog e leia mais posts sobre gestão, treinamentos, administração, educação, guest posts e muitos outros!
Já ouviu falar ferramenta de missão da FranklinCovey Brasil? Ainda não? Então não perca tempo e vá lá criar a sua missão! Lá é possível criar diversas missões de vida respondendo uma série de perguntas que vem diretamente do nosso treinamento “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.