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Entenda a relevância de ter um endomarketing na sua empresa

Home Gestão e Administração Entenda a relevância de ter um endomarketing na sua empresa
Entenda a relevância de ter um endomarketing na sua empresa

Entenda a relevância de ter um endomarketing na sua empresa

O endomarketing é uma atuação da área de comunicação visando criar ações e estratégias voltadas para o público interno de uma empresa, exclusivamente para colaboradores.

 As ações de endomarketing podem possuir diversos objetivos diferentes e devem ser trabalhadas de acordo com as necessidades da empresa e está voltada a atrair, integrar e engajar os funcionários. 

Dessa maneira, o endomarketing é uma boa forma de melhorar a imagem de uma organização perante os seus funcionários. Com isso, uma série de benefícios podem ser alcançados, tais como a diminuição da rotatividade de funcionários 

Nesse sentido, o texto abaixo irá explicar mais sobre o que é o endomarketing, quais as suas vantagens e como ele acontece dentro das empresas.

No que consiste o endomarketing?

O endomarketing é uma estratégia conhecida como marketing interno, que tem o objetivo de atingir o seu público interno. O propósito do endomarketing é tornar os colaboradores de uma empresa  satisfeitos com os seus trabalhos e as suas condições de vida dentro das empresas.

Para exemplificar esse assunto, podemos pegar o caso de uma empresa que desenvolve móveis planejados para escritório pequeno. Quando há uma estratégia de endomarketing, os funcionários satisfeitos tendem a compartilhar essa imagem positiva que a empresa passa a eles, fazendo com que ela fique conhecida não só pelos seus móveis, mas também pela forma como ela cuida dos seus funcionários.

Desse  modo, o endomarketing serve para criar uma visão mais humana a respeito de uma empresa, levando pessoas de fora a desenvolverem um certo sentimento de adoração por certos negócios.

Como o endomarketing acontece nas empresas?

Sabendo que o endomarketing é uma estratégia voltada para a parte interna das empresas, é necessário saber identificar todas as dificuldades e necessidades pelas quais uma equipe de funcionários passa durante o seu trabalho. Portanto, essa é a primeira etapa que deve ser cumprida para a implementação adequada do endomarketing dentro do ambiente empresarial.

 1) O planejamento

Como  toda ação de marketing realizada, é preciso fazer um planejamento do que será colocado em prática futuramente. Por meio do setor de Recursos Humanos das empresas, elas devem entrar em contato com os colaboradores daquele ambiente com o intuito de descobrir o que eles pensam a respeito da organização. 

Dessa maneira, questões como “o que pode ser mudado”, “como a empresa pode auxiliar no trabalho dos funcionários” e “o que deveria ser reestruturado” podem ser feitas como forma de obter um panorama geral da situação.

Seguindo essa lógica, algo muito importante que as empresas podem fazer é realizar pesquisas de satisfação com os seus pesquisadores.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, tais pesquisas não podem e nem devem ficar restritas apenas aos consumidores de um negócio. Nesse sentido, o setor de RH pode desenvolver pesquisas para saber formas de atender às necessidades dos colaboradores.

Com isso, uma fabrica de caixas de papelão personalizadas, por exemplo, pode implementar atitudes cabíveis que buscam melhorar a qualidade e a saúde do ambiente de trabalho. 

Além disso, sugestões feitas pelos funcionários podem ser aceitas com o interesse de dar voz a quem, muitas vezes, está mais a par do processo produtivo de uma empresa,  seguindo o exemplo citado, os colaboradores que estão trabalhando no “chão de fábrica” podem ter preocupações não levadas em consideração pelos seus superiores. 

2) A execução

Com as ações de endomarketing que precisam ser feitas em mente, o próximo passo é incrementar o ambiente de trabalho dos seus funcionários, e  colocar tudo o que foi aprendido em prática. Ainda neste momento, devem ser feitas pesquisas de satisfação para acompanhar se está tendo mudanças ou não.

Uma maneira interessante de promover uma melhoria no ambiente de trabalho são as iniciativas de integração. Elas são, basicamente, ações que buscam fazer com que os colaboradores sintam-se essenciais para o funcionamento de uma empresa. 

Ou seja, uma empresa de desratização, por exemplo, utiliza tais iniciativas para reconhecer a importância do trabalho dos seus funcionários durante os serviços de desratização. Isso pode ser feito por meio de atividades especiais, como “happy hours” e festas de final de ano, momentos em que as organizações buscam aumentar a amizade e a proximidade entre os seus colaboradores.

Outra maneira interessante de integrar os funcionários de uma empresa é a criação de grupos de estudos para a troca de conhecimentos e de experiências como uma forma de possibilitar um crescimento intelectual dos funcionários. 

Portanto, uma empresa que produz piso de concreto armado, por exemplo, ao perceber que existem interesses em comum dentro do ambiente organizacional, tais como futebol, pode influenciar a formação de grupos que permitem a integração entre os seus colaboradores além do ambiente de trabalho.

Além dessa estratégia de endomarketing, ainda existem diversas outras técnicas que podem ser utilizadas, tais como:

  • A organização de eventos comerciais;
  • A participação de workshops;
  • O oferecimento de cursos e palestras para a comunidade;
  • A promoção de relações públicas;
  • A criação de vídeos institucionais;
  • A divulgação dos bons funcionários;
  • O treinamento e a capacitação de colaboradores;
  • O agradecimento pelo trabalho prestado;
  • O estabelecimento de um plano de carreiras;
  • A participação dos funcionários no andamento da empresa;
  • A melhoria na comunicação interna;
  • A promoção de palestras motivacionais;
  • Entre outras várias técnicas.

3) A mensuração

Depois de todas as estratégias de endomarketing, cabíveis, terem sido realizadas, é o momento de praticar a mensuração dos resultados. Entretanto, é importante ter em mente que essa mensuração pode ser feita já durante a realização das ações planejadas.

Assim, uma empresa pode, simplesmente, continuar realizando pesquisas de satisfação como uma forma de medir qual foi a mudança que aconteceu antes, durante e após a implementação das ações.

Quais são as vantagens para as empresas?

Um bom trabalho de endomarketing, resulta em uma produtividade otimizada. Isso porque, quando os funcionários de uma determinada organização estão se sentindo satisfeitos e motivados com os seus trabalhos, eles conseguem fazer os seus serviços de uma maneira mais adequada, proativa e ágil, rendendo retornos interessantes para as empresas.

Assim, o setor de finanças de uma firma de instalação de painéis solares, ao contar com uma motivação no seu trabalho, consegue fazer o orçamento energia solar com muito mais entusiasmo, buscando se destacar dentro da organização.

Além disso, os colaboradores de uma empresa se tornam-se  mais leais e compromissados com os objetivos definidos pelos gestores. Portanto, uma empresa que demonstra preocupação com seus funcionários, buscando sempre aceitar as suas necessidades e sugestões do cotidiano, consegue impactar diretamente a maneira como os colaboradores enxergam o seu papel lá dentro.

Com isso, uma produtora de etiquetas em rolo, por exemplo, consegue manter seus melhores funcionários dentro da empresa, visto que eles tornam-se leais a ela.

Outro detalhe de grande importância, é o  resultado do investimento da empresa em endomarketing, pois a melhoria da capacitação dos funcionários, o oferecimento de treinamentos e de cursos por parte de uma organização é um fator essencial para que os colaboradores se sintam mais valorizados ao mesmo tempo em que as suas principais aptidões podem ser exploradas. 

Dessa maneira, uma empresa que realiza a manutenção de bobina térmica para relógio de ponto, por exemplo, pode oferecer cursos e treinamentos especiais para os seus funcionários como uma forma de torná-los mais capacitados diante das mudanças e exigências que o mercado está cobrando. 

Com isso, um técnico em manutenção pode receber um curso de especialização para que o seu conhecimento possa trazer um retorno para a lucratividade de uma empresa. 

Além disso, vale a pena apostar em treinamentos de seguranças para funcionários que trabalham em indústrias tais como uma fábrica de caixa de hidrante, por exemplo. Isso porque a ocorrência de acidentes dentro da linha de produção dessa indústria pode reduzir  a capacidade produtiva dessa empresa.

 Tendo em vista as informações transmitidas acima a respeito do endomarketing, é possível perceber que essa área do marketing pode fazer parte da cultura organizacional de uma empresa com o intuito de garantir o engajamento dos colaboradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags: Gestão e AdministraçãoGuestpost
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