Será que as políticas de RH estão sendo positivas? Saiba como avaliar!
Sabemos que gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, ao pôr em prática boas políticas de RH, é possível que o trabalho de todos os colaboradores fique alinhado com cultura organizacional da empresa. Mas o que seriam essas políticas? Se trata de documentos que são produzidos com o objetivo de deixar claro aos funcionários da empresa como ela atua em relação à gestão de pessoas.
Tais políticas são essenciais para qualquer empresa, visto que elas atuam como aliada dos gestores. A partir delas, é possível que a organização tenha regras definidas de maneira objetiva, na qual busque considerar quais os direitos e deveres de cada colaborador no ambiente de trabalho.
As principais políticas que RH que todo empreendimento deve ter, são: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; benefícios; cargos e salários; desligamentos e gestão de indicadores. Agora, que tal aprender algumas dicas para avaliar as práticas e políticas de H que vão fazer da sua empresa uma das melhores empregadoras do mercado? Continue a leitura!
Dicas para avaliar as práticas e políticas de RH
Agora que você já sabe do que se trata as políticas de RH, nada melhor do que aprender como colocá-las em prática da melhor forma possível, não é mesmo? Confira!
Desenvolva um plano estratégico
Antes de pôr em prática as políticas de RH que pretende implementar no seu negócio, é preciso que desenvolva um plano estratégico bem definido do seu empreendimento. Ele deve servir de guia para elaboração de ações dentro na empresa, no qual tenha como objetivo fazer com que a companhia cresça.
Para que tal plano estratégico seja desenvolvido da melhor forma possível, é necessário que se faça uma avaliação do ambiente de trabalho e qual sua atual situação. Além disso, é preciso planejar metas, objetivos e estabelecer as medidas que devem ser tomadas para alcançá-las.
Foque no desenvolvimento dos colaboradores
Para alcançar as metas, é preciso que também haja um investimento no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores. Treinamentos de profissionais são uma ótima opção para fazer seu negócio prosperar. Então, busque definir quais assuntos devem ser abordados e como eles devem ser ofertados aos funcionários.
Caso a organização tenha algum colaborador que tenha o conhecimento aprofundado sobre algum assunto, ele pode ministrar uma palestra ou curso na companhia. Outra opção é analisar a possibilidade de chamar um profissional externo para realizar a ação.
Ofereça novos benefícios
Sabemos que a remuneração é um dos fatores cruciais para que o colaborador esteja satisfeito com seu trabalho. Entretanto, essa não é só uma das formas de fazer com que o funcionário se sinta satisfeito com o local de trabalho. Existe um conjunto de fatores que fazem reter os melhores talentos na organização, um deles é oferecer novos benefícios aos funcionários.
Entre os benefícios que a empresa pode ofertar estão descontos em universidades e academias. Além de premiação por bom desempenho, como viagens, remuneração extra etc.
Proponha avaliação de desempenho
Ao definir as políticas de RH, não podemos esquecer de como será feita a avaliação de desempenho dos colaboradores. É por meio dela que é possível saber se sua empresa está se desenvolvendo e se está tendo lucro ou prejuízo, por exemplo. Portanto, essa parte não pode ser deixada para trás.
Algumas opções para avaliar o desempenho das pessoas que fazem parte do empreendimento é dar feedback e analisar os resultados gerados para a empresa. Além disso, o gestor pode estabelecer metas aos colaboradores e premiá-los por bom desempenho.
Para que tudo fique bem definido e organizado, defina a pessoa que ficará responsável por realizar a avaliação de desempenho. Da mesma forma que é preciso estabelecer a frequência que o processo deverá ser realizado e quais serão os critérios avaliativos.
Faça uma análise do clima organizacional
Sabemos que, para que uma empresa prospere, é preciso escutar os funcionários e saber qual a visão que eles têm da organização que fazem parte e se estão satisfeitos com o ambiente de trabalho. Por isso, é importante que se aplique pesquisas de clima organizacional para que se tenham boas políticas de RH.
Com isso, é possível colocar em prática estratégias para aumentar os índices de motivação, comprometimento e engajamento dos funcionários. A partir disso, também é possível melhorar o clima organizacional com oferta de benefícios para o colaborador, como planos de saúde e de carreira, entre outros.
Verifique as técnicas de recrutamento e seleção
Já pensou nas vezes que contratou um funcionário que não deu certo e precisou demiti-lo pouco tempo depois? Essa é uma situação bem delicada. Entretanto, é possível evitar a rotatividade de funcionários dentro da organização. Para que isso se torne possível, é preciso que o gestor defina os critérios que serão levados em conta na hora de recrutar e selecionar os novos colaboradores.
Ao agir dessa forma, é possível fazer uma triagem mais aprofundada dos melhores talentos que vão ingressar na organização e que, consequentemente, tornam-se mais produtivos nas atividades diárias. Isso é possível pelo fato de os colaboradores estarem alinhados à cultura organizacional da empresa.
Otimize a comunicação interna
Uma das formas mais eficientes de otimizar a comunicação interna é realizar ações de endomarketing. Com ela, é possível compreender melhor os processos dentro da companhia, além de fazer com que os trabalhadores se tornem mais comprometidos com suas atividades diárias.
Informativos sobre a empresa, e-mails institucionais, mural de informações, campanhas para o bem-estar e motivação dos funcionários, são exemplos de ações de endomarketing que otimizam a comunicação interna da organização. Eles têm, entre outros, o propósito de aproximar os colaboradores para que saibam o que acontece nos demais setores do negócio.
Hora de colocar as dicas sobre políticas de RH em prática
Para colocar as dicas sobre políticas de RH em prática, é importante alinhar os trabalhos e a relação entre empresa e funcionário, como citamos ao longo do artigo. Com isso, todos ficam cientes de quais são seus direitos e deveres dentro da companhia, desde o processo de seleção até os treinamentos ofertados.
Tais políticas de RH também ajudam o colaborador a permanecer na empresa, desde que sejam ofertados benefícios para ele, como plano de cargos e salário, além de um bom ambiente organizacional. É preciso que os gestores pensem no bem-estar dos funcionários para que desempenhem o trabalho com excelência.
Agora que você sabe avaliar se as políticas de RH da sua empresa estão sendo positivas, que tal aprender o que é e como fazer uma gestão de desempenho? Garantimos que vai auxiliar ainda mais no sucesso do seu negócio.