Saiba como evitar 6 erros na gestão estratégica de pessoas
A gestão estratégica de pessoas tem sido cada vez mais trabalhada nas organizações. Ela está relacionada com saber administrar uma equipe com qualidade, escolhendo as pessoas certas para desempenhar cada função. Isso acaba tornando o negócio mais produtivo e eficiente e as melhorias são capazes de alavancar os resultados da companhia.
É de grande importância que seu negócio tenha uma boa gestão estratégica de pessoas, pois, com isso, é muito provável que se consiga ter funcionários mais motivados, satisfeitos e felizes com o seu local de trabalho, o que traz benefícios à organização e melhores resultados por parte dos colaboradores.
Uma gestão estratégica de pessoas eficiente faz parte do sucesso das grandes empresas. Entretanto, é preciso evitar os 6 principais erros cometidos pelas empresas. Vamos conferir?
1. Contratar profissionais inadequados
Mais comum do que se imagina, muitas empresas pecam no ato da contratação de novos colaboradores, seja pela urgência em preencher as vagas, seja pela dificuldade de encontrar profissionais qualificados.
Entretanto, esses fatores não podem ser usados como desculpas para contratar uma pessoa que não tem o perfil da empresa. Agir tomando medidas precipitadas acaba gerando um mal-estar entre os gestores e colaboradores, além de quebra de contrato antecipada.
Ao final, acaba que o empreendimento gera mais despesas e precisa fazer uma nova contratação para preencher a vaga do colaborador demitido. Se essa atividade for recorrente, a empresa passa a ser vista de forma negativa no mercado de trabalho, por conta das constantes demissões.
Saber escolher o candidato certo para a vaga vai muito além do que citamos anteriormente, visto que há pessoas que colocam informações no currículo que não condizem com a realidade. Então, para que sua empresa não venha a se “decepcionar” com o profissional contratado, é preciso ter cautela.
Antes de tudo, verifique se todas as informações que constam no documento do candidato condizem com a realidade e com o perfil esperado. Para isso, faça perguntas a ele, peça para ver os certificados dos cursos realizados e, se possível, entre em contato com as empresas em que o candidato já trabalhou. Dessa maneira, todas as informações podem ser confirmadas.
2. Comunicar-se com falta de clareza
Para que se tenha um bom funcionamento nas atividades da companhia, é imprescindível que haja clareza na comunicação. Caso uma empresa não consiga passar todas as informações necessárias para toda a equipe, é possível perceber que existe uma falha na gestão estratégica de pessoas.
Quando falta clareza na comunicação, pode acontecer de as informações erradas serem espalhadas entre os funcionários, resultando em vários problemas para o trabalho dos colaboradores. Esse tipo de problema de ruido pode ser especialmente ruim para o futuro da empresa, pois muitas vezes gera insatisfação sobre algo que, muitas vezes, não é verdade.
Para uma comunicação clara, é preciso padronizar os canais de comunicação e divulgá-los para toda a empresa. Dessa forma, os colaboradores saberão que uma informação é verídica sempre que ela vier desses canais.
3. Dar feedbacks inconsistentes
Sua empresa costuma dar feedbacks aos funcionários de modo regular? Saiba que isso impacta significativamente no processo de gestão estratégica de pessoas. Afinal, como um funcionário vai saber se está cuidando de suas atividades da melhor forma sem receber um retorno acerca da qualidade do seu trabalho?
Além disso, existem empresas que costumam dar o feedback, mas de forma inconsistente. Entretanto, para que todos os processos sejam otimizados, não basta dar uma “nota” aos funcionários pelo seu trabalho.
Uma boa gestão de pessoas vai muito além disso. É preciso deixar claro quais atividades foram desempenhadas com excelência e os pontos que precisam ser ajustados. Indique também quais são as maneiras de evoluir no trabalho.
4. Deixar de oferecer treinamentos
É claro que uma empresa precisa conter os gastos. Entretanto, deixar de fornecer treinamento aos colaboradores afeta diretamente a gestão estratégica de pessoas. Muito além do que “gastar dinheiro”, investir em capacitações está relacionado a investimento em longo prazo, visto que resultará em colaboradores eficientes e qualificados para desempenhar suas funções.
Por isso, é preciso que sua organização ofereça capacitações tanto para os colaboradores veteranos, quanto para os que acabaram de ser contratados. Assim, eles vão conseguir desempenhar seu trabalho cada vez melhor, já que estarão atualizados em relação às novidades em sua área de trabalho. Ao agir dessa forma, ganham você, seus funcionários e sua empresa.
5. Deixar de dar reconhecimento
Já vimos como é importante dar um feedback de qualidade, não é? Mas, além disso, é preciso que se reconheça o bom trabalho dos seus funcionários. Alguns gestores estão tão acostumados a ter um trabalho bem feito que se esquecem do quanto o colaborador se esforçou para conseguir realizar aquela demanda urgente dentro do prazo.
Por isso, sempre mantenha contato direto com seus funcionários e, quando possível, elogie e reconheça os seus esforços para desempenhar tanto as atividades quanto as complexas. Afinal, quem não gosta de um elogio, não é mesmo?
6. Achar que os colaboradores nunca vão sair da empresa
Provavelmente em sua organização existe ao menos um colaborador que é “nota 10”, estamos certos? Você conseguiria imaginar como seria sua equipe se ele não estive lá? Na verdade, achar que os colaboradores nunca vão sair da empresa é uma grande falha na gestão estratégica de pessoas.
Não podemos pensar que os colaboradores são pessoas insubstituíveis na companhia, ainda mais com as constantes mudanças que acontecem no mercado de trabalho. Afinal, as pessoas mudam de emprego, adoecem, viajam para outro país e assim por diante.
Por isso, é preciso que o pensamento esteja alinhado com a realidade, de forma que novas pessoas possam ser incorporadas à organização em caso de demissão de algum funcionário. Então tenha uma visão ampla para evitar erros na gestão estratégica de pessoas.
Com todas essas dicas sobre como evitar os principais erros na gestão estratégica de pessoas, fica mais fácil conquistar o sucesso do seu empreendimento, concorda?
Portanto, assine agora mesmo a nossa newsletter para receber dicas de assuntos que o ajudarão a gerir o seu negócio de forma eficiente e produtiva. Até breve!