Entenda as 6 melhores práticas de gestão de RH
A gestão de RH (Recursos Humanos) diz respeito a um conjunto de práticas que objetiva o desenvolvimento das pessoas e da organização. Por exemplo, a contratação e a retenção de novos talentos. Assim, contribui para o êxito de todo o empreendimento.
Estudos provam a importância do RH. Ao monitorar 53 empresas entre os anos de 2011 e 2016, estudiosos descobriram que empresas com boas práticas de RH têm desempenho, em média, 51% superior aos índices das suas respetivas bolsas de valores.
A questão é: quais são as melhores práticas de gestão de RH e como elas podem ganhar vida dentro do negócio? É o que abordaremos nos próximos tópicos. Siga a leitura e fique bem informado sobre o assunto!
1. Contrate gente com aderência à cultura
A contratação é um dos processos mais importantes. Ela determina os profissionais que farão parte da empresa e, portanto, modela a força de trabalho. No entanto, gestores erram ao considerar apenas as competências técnicas e deixar de lado as questões comportamentais.
Tendo isso em vista, é importante contratar gente com perfil comportamental alinhado à cultura organizacional. Por exemplo, se tem uma cultura inovadora, é preciso buscar por gente que pense “fora da caixa”. Do contrário, é provável que o recém-contratado não tenha aderência ao trabalho.
Há muitas estratégias para avaliar essa afinidade (também chamada de fit cultural). Por exemplo, é possível realizar testes de análise de perfil comportamental, dinâmicas em grupo, provas de conhecimentos específicos e entrevistas direcionadas. Portanto, vale a pena investir no assunto.
2. Ofereça feedbacks consistentes e equilibrados
O feedback é uma prática realmente importante, mas comumente deixada em segundo plano. Como muitos gestores têm medo de oferecer retornos negativos aos subordinados, a prática vai sendo protelada e, no fim das contas, nunca acontece — um erro enorme.
É papel do gestor oferecer bons feedbacks, pois, assim, os profissionais podem identificar suas forças e fraquezas, bem como melhorar continuamente. Um bom feedback deve ser:
- claro;
- consistente;
- equilibrado (tratar dos erros e acertos dos talentos);
- construtivo.
Na verdade, esse retorno de informação deve fazer parte da rotina de trabalho. De tempos em tempos, o superior imediato ou gestor de RH deve conversar com os profissionais para indicar o que está indo bem (e deve ser mantido) e o que precisa melhorar.
3. Forme times de alta performance
Para atingir os resultados rotineiros, basta contar com grupos de trabalho. No entanto, se quer obter resultados fora do lugar-comum, é preciso investir na formação de times de alta performance. Isto é, um conjunto de pessoas íntegras, hábeis, motivadas e alinhadas.
A formação de times começa na contratação, ao selecionar gente com aderência à cultura. Passa ainda por programas de integração, treinamento e desenvolvimento. O desafio é fazer com que, dotados de competências únicas, os colaboradores se enxerguem como um só time.
Uma boa ideia é investir em programas de team building (em tradução livre: formação de equipes). Consiste em desafios e dinâmicas, como canoagem ou arborismo, capazes de dar “asas” ao espírito de equipe e fazer com que os profissionais trabalhem em conjunto.
4. Monitore os indicadores de desempenho
As atuais práticas de gestão de RH precisam ser subsidiadas em dados e informações reais. Não basta decidir com base na intuição ou experiências passadas, pois tudo está mudando rápido e o gestor não pode se dar ao luxo de errar. Para tanto, os indicadores ajudam muito.
Em resumo, os indicadores (também chamados de KPIs) funcionam como uma bússola. Eles determinam se o time está na direção certa e se os resultados até então alcançados são satisfatórios. Dessa forma, o gestor pode corrigir sua “rota” e garantir ótimos resultados.
O desafio é que existem muitos indicadores, sendo quase impossível acompanhar todos. Com isso em mente, cabe ao líder definir um conjunto de KPIs alinhados ao seu interesse. Se o objetivo é aumentar a produtividade, faz sentido mensurar a assiduidade e a performance do time.
5. Promova programas de treinamento
Por mais talentoso que um atleta seja, caso fique anos sem treinar, é provável que tenha um desempenho baixíssimo e perca até para atletas amadores. Dentro da empresa, não é diferente: se o time não é treinado, pode render muito menos que o desejado e afetar toda a organização.
Por esse motivo, uma das melhores — e principais — práticas de RH é promover ótimos programas de treinamento e desenvolvimento. Os profissionais precisam ser aprimorados para que alcancem suas metas e entreguem resultados que superem as expectativas.
A definição de um programa de treinamento, no entanto, deve ser apoiada em análises do atual conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais. É preciso verificar quais competências estão atrofiadas para, então, desenvolvê-las com acerto.
6. Invista na qualidade de vida no trabalho
Por vezes, a qualidade de vida no trabalho é um tema deixado em segundo plano e, nesses casos, os gestores dão pouca atenção ao assunto. O problema é que, sem bem-estar, os profissionais tendem a ficar insatisfeitos, render menos e, quando possível, migrar para a concorrência.
Por outro lado, um estudo da Sodexo aponta os benefícios de investir no bem-estar do time. Quando há qualidade de vida, os colaboradores trabalham com maior empenho e entregam melhores resultados, o que resulta em ganhos de produtividade e rentabilidade.
Investir na qualidade de vida depende de muitas coisas, como avaliar os aspectos básicos do ambiente de trabalho — luminosidade e temperatura, por exemplo. Incentivar a prática de exercícios físicos e investir em horários flexíveis também são ações que podem ajudar muito.
Essas são algumas das melhores práticas da gestão de RH. Como vimos, é preciso contratar gente talentosa, oferecer feedbacks consistentes, monitorar os resultados alcançados, oferecer programas de treinamentos de ponta e investir no bem-estar. Assim, todos saem beneficiados.
É importante lembrar ainda que o trabalho diário não é sobre lucro ou rentabilidade, mas sobre propósito. O ótimo desempenho financeiro é uma consequência da disposição e do acerto da equipe, e não o objeto principal. Logo, o time deve ser motivado com um propósito grande e inspirador. Do operário ao CEO, todos devem abraçar a missão da organização.
Agora que você entende as melhores práticas de gestão de RH, aproveite para aprender mais sobre trabalho com propósito e sua importância para a empresa. Vamos lá!