Entenda o Lifelong Learning e saiba como aplica-lo na sua empresa
O lifelong learning é uma cultura de aprendizado contínuo que pode ser implementada em nível individual, mas que se encaixa perfeitamente na dinâmica organizacional. Criar essa cultura na empresa gera uma série de resultados positivos para o fluxo de trabalho, estimulando o engajamento, produtividade e o compartilhamento de conhecimentos.
Preparamos este conteúdo especial para explicar os detalhes que envolvem o lifelong learning e para que você entenda os benefícios e a forma de implementá-lo no empreendimento. Ficou interessado? Siga conosco e aproveite a leitura!
O que é lifelong learning?
O lifelong learning é um conceito que surgiu na década de 90 e consiste no processo educativo contínuo ao longo da vida. Essa aprendizagem envolve tanto os meios formais quanto os informais. Ou seja, caminhos convencionais para apreensão de conhecimento são valiosos, juntamente com os recursos novos, como a internet, os podcasts, blogs corporativos e cursos a distância.
É importante pensar que lifelong learning envolve um dinamismo e que ele pode ser uma escolha pessoal, mas também uma parte importante da cultura corporativa. A ideia é acompanhar a evolução do mercado, por meio do aprimoramento constante.
Não por acaso, a cada dia, surgem novas tecnologias, metodologias e alternativas, o que torna a atualização ao longo da carreira uma necessidade. A aprendizagem é fundamental para oferecer um trabalho efetivo e para liberar suas potencialidades na superação de desafios.
Qual a importância do lifelong learning para as empresas?
Há vários fatores que mostram que o lifelong learning é importante para as empresas. Veja quais são eles a seguir!
Aumento da produtividade
O lifelong learning torna os profissionais mais competentes para lidarem com as demandas do dia a dia da empresa. Ele instrumentaliza os colaboradores com recursos para que enfrentem as dificuldades e construam soluções criativas para os problemas.
O resultado desse cenário é que a produtividade aumenta, aliada à eficiência e eficácia das atitudes tomadas. A pluralidade de recursos facilita o desenvolvimento de alternativas e de propostas para o alcance de melhores resultados.
Vantagem competitiva
Uma cultura de lifelong learning proporciona vantagem competitiva para o empreendimento, já que ela potencializa as habilidades dos colaboradores. O aprendizado contínuo na empresa proporciona que o time fique mais capacitado para criar estratégias e prover soluções criativas. Com esses fatores, a empresa tem um diferencial competitivo diante dos concorrentes.
Criação de um ambiente estimulante e dinâmico
O lifelong learning também permite criar um ambiente de compartilhamento de conhecimento na organização. Os colaboradores podem aprender uns com os outros, tanto na difusão dos novos conhecimentos adquiridos quando no auxílio mútuo. Desse modo, a empresa cria um espaço para que todos busquem se desenvolver e colaborar para o crescimento conjunto.
O principal efeito desse processo é uma empresa mais estimulante e dinâmica, com um time motivado e em aprimoramento contínuo. A possibilidade de aprender é naturalmente reforçadora e a chance de compartilhar conhecimento promove a formação de laços e a melhoria do clima organizacional.
Elevação da criatividade
Para ser efetivo, o processo criativo precisa contar com os conhecimentos adequados. Assim, você tem a possibilidade de encadear as ideias e estruturar propostas sólidas. Com os saberes necessários, a criatividade é um motor decisivo para o desenvolvimento de excelentes projetos.
Quando o colaborador tem acesso a uma rede de saberes bem estruturada e dinâmica, ele pode conhecer mais ideias, propostas e alternativas. Com uma base sólida de conhecimentos e em constante construção, o profissional tem maior possibilidade de liberar seu potencial criativo.
Quais os impactos do lifelong learning para os negócios?
Para aprender, é preciso investir. Mostramos para você as várias potencialidades que indicam que o lifelong learning é muito importante para uma empresa e, junto a isso, destacamos a palavra “investimento”, o que envolve a aplicação de dinheiro, tempo, atenção, técnicas de memorização, exercícios e várias outras tarefas. Parte importante desse termo é o retorno. Investir é como plantar — há frutos do trabalho e dedicação realizados.
Os impactos do lifelong learning para os negócios são vários. Há uma parcela de tempo e capital investidos e uma série de resultados positivos obtidos em contrapartida. A empresa melhora seus rendimentos e passa a ter colaboradores com maior expertise, o que gera menos erros e retrabalho. Isso diminui prejuízos e evita dificuldades e emergências.
Sobretudo, o fluxo de trabalho caminha com dinamismo, mas há bases sólidas de saberes que orientam as ações dos profissionais. Nesse cenário, o lifelong learning alimenta as reflexões dos colaboradores, gerando melhores estratégias para os negócios.
Para completar, as discussões em reuniões e as ferramentas de análise de valores e métricas se tornam mais sólidas, embasadas em uma rede multidisciplinar de conhecimentos. Com isso, a empresa tem mais efetividade nos seus processos gerenciais e operacionais.
Como o lifelong learning pode ser aplicado para os colaboradores?
Para aplicar o lifelong learning na sua organização, é fundamental adotar fontes confiáveis de aprendizado. Essa cultura envolve a aprendizagem por múltiplas fontes e metodologias, mas é necessário que essas referências tenham credibilidade e competência. Assim, artigos científicos, livros acadêmicos e empresas especializadas em gestão do conhecimento são ótimas alternativas.
Outro passo importante é estabelecer metas para a capacitação, pois as referências são muitas, e é preciso focar aquilo que caminha junto aos seus objetivos e propósitos. Com isso em mente, invista no consumo ativo de conhecimento, o que envolve questionar, fazer exercícios e aplicar o saber no trabalho.
Um passo bastante valioso é buscar o apoio de pessoas capacitadas para tirar dúvidas e ter feedbacks sobre o processo de aquisição do saber.
Como vimos até aqui, esse conceito traz uma série de benefícios para a empresa, promovendo mais produtividade, crescimento, reciclagem de saberes, criatividade e efetividade na resolução de desafios. Ele facilita os negócios ao estimular a potencialização das capacidades do time e gerar ótimos resultados para o empreendimento.
Se quiser obter os benefícios do lifelong learning, invista nos treinamentos da FranklinCovey. Somos uma empresa global de consultoria e treinamento in company. Atuamos com uma combinação única de treinamento e consultoria, trabalho que produz resultados altamente significativos para os negócios!
Aproveite a oportunidade e entre em contato conosco por este link para começar a implementar uma cultura de educação corporativa contínua com sucesso!