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Trabalho em equipe: Crie sinergia

Home Gestão e Administração Trabalho em equipe: Crie sinergia
Trabalho em equipe: Crie sinergia

Trabalho em equipe: Crie sinergia

O princípio de toda equipe é gerar mais resultados, e para gerar resultados é preciso uma grande quantidade e qualidade de trabalho em equipe.

Esforços conjuntos são necessários para a o sucesso da sua organização, o seu desenvolvimento pessoal e também para o seu desenvolvimento profissional.

Grupo x equipe

Você sabe citar quais são as diferenças entre Grupos e de Equipes? Muitas pessoas não entendem o qual é o significado oculto dessas nomenclaturas. Para muitos é a mesma coisa, porém há uma diferença gigante entre eles.

Grupo

Grupos são pessoas que apesar de ter um mesmo propósito não tem a disciplina para trabalhar em conjunto com outras áreas. Ninguém sabe direito o que o outro pensa pois o grupo não se comunica de forma eficaz, e falam de uma forma política sem realmente expressar as suas verdadeiras intenções.

No grupo há uma mentalidade de cada um por si, pois o líder não está conectado com a sua própria equipe pois se acha melhor que seus funcionários.

Todo conflito que é gerado em um grupo tem alta probabilidade de gerar ainda mais conflitos, pois o grupo na maioria das vezes é extremamente reativo.

Uma boa forma de descrever um grupo é: Pessoas ligadas apenas com os próprios objetivos, mau lideradas que não tem a mentalidade Ganha-Ganha.

Equipe

Equipes são parte importantes de uma empresa de sucesso, uma equipe bem estruturada gera melhores resultados como também muita sinergia, porque expandem muito seu círculo de influência e se ajudam entre as áreas.

Tudo começa com um objetivo comum, a equipe sempre deve compreender onde a equipe pretende chegar, e também entender o que todos estão fazendo e tendo consciência de sua importância para a conquista dos resultados em comum.

Em uma equipe pode sim haver conflitos, porém, os conflitos que são resolvidos com diálogos construtivos.

Para que a equipe se desenvolva e cresça cada vez mais, gerando mais resultados, o papel do líder é de extrema importância.

Um líder de qualidade ajuda seus funcionários a despertar sua voz interior dando feedbacks construtivos de qualidade, as tornando melhores e mais autônomas a cada dia que se passa.

As 4 papeis essenciais do líder na gestão de equipes

Esses 4 papéis que os líderes tem de trabalhar para gera uma equipe que trabalha em prol dos objetivos da empresa. Aqui estão elas:

1- Inspirar confiança

Seja um líder confiável a quem as pessoas escolhem seguir, seja um indivíduo que tem caráter e competência.

Confiança é essencial para qualquer líder, para desenvolver uma equipe eficaz é ainda mais necessário, seja confiante e confiar nos outros.

2- Criar uma visão

Defina claramente para onde a equipe está indo como chegará lá.

Alinhar os objetivos e clarear os caminhos para realizado é necessário para que ninguém se perca e que todos saibam onde podem influenciar.

3- Executar estratégias

Alcançar resultados consistentemente, com e por meio de outras pessoas, usando processos disciplinados.

A execução de estratégias é o core de toda operação e é preciso focar no mais importante para realiza-la.

4- Coach de Potencial

Liberar a habilidade de cada pessoa da equipe para melhorar performances, solucionar problemas e desenvolver suas carreiras.

O coach de potencial propriamente dito é despertar a voz interior dos seus colaboradores e ajuda-los a crescer.

Se você desenvolver essas habilidades você verá suas equipes se desenvolvendo cada vez mais.

Sinergia

Sinergia é uma palavra extremamente importante em qualquer organização, assim como na vida.

Sinergia pela definição de Stephen R. Covey é que o todo é maior que a soma das partes, ou seja que 1+1 não é igual a 2, pode ser 3, 4, 5, 10, 1.000, pois quando você tem uma equipe trabalhando de maneira sinérgica você pode conseguir resultados muito superiores do que quando sozinho.

Sinergia é o trabalho em equipe eficaz, o último estágio de uma boa cooperação. A sinergia pode ser descrita como: todas as áreas estarem tão bem conectadas que uma ajuda a outra.

O trabalho em equipe é uma das partes mais importantes para o sucesso da sua organização e ter uma equipe que performa diariamente com sinergia e pensamento ganha-ganha é uma pequena parte das soluções que FranklinCovey oferece, entre em contato conosco e saiba mais de como podemos transformar sua empresa inteira em uma equipe eficaz.

Tags: Gestão e Administração
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