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Inteligência emocional: o que é e como desenvolver na sua equipe?

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Inteligência emocional: o que é e como desenvolver na sua equipe?

Inteligência emocional: o que é e como desenvolver na sua equipe?

Fundamental porque aumenta a capacidade do indivíduo não apenas de administrar as próprias emoções e utilizá-las a seu favor, mas também de entender o que se passa com os outros — basicamente, é assim que pode ser descrita a inteligência emocional.

Quem a tem desenvolvida é capaz de pensar, sentir e agir de maneira sensata e totalmente consciente, não permitindo que seus sentimentos tomem o controle de sua vida. O problema, no entanto, é que são raras as pessoas que realmente podem ser consideradas emocionalmente inteligentes.

Quando observadas como integrantes de um grupo, a exemplo das equipes de trabalho, não ter inteligência emocional pode transformá-las em um grande fracasso, por mais competentes que sejam em suas áreas.

Neste artigo, vamos abordá-la sob uma visão geral e mostrar o que pode ser feito para desenvolvê-la nos seus colaboradores. A leitura é importante e, por isso, merece toda a sua atenção. Não perca!

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é uma característica que consiste nas oportunidades que o ser humano tem para aprender e lidar com as emoções, de modo a usufruir delas em benefício próprio. Além disso, ela também se traduz, como citamos, na compreensão dos sentimentos das outras pessoas.

Sua importância é para a vida, em todos os sentidos. O porquê? Pelo fato de que sua essência se dá quando nos tornamos capazes de conciliar o lado emocional do cérebro com o racional, neutralizando as emoções negativas e potencializado as positivas: é isso que permite aos emocionalmente inteligentes evitar as ações e os pensamentos destrutivos e fortalecer os comportamentos que possam gerar os resultados desejados.

Quais são os seus pilares de sustentação?

Para que o indivíduo consiga construir relações saudáveis, tomar decisões conscientes e não venha a se arrepender de suas atitudes impulsivas, entender os pilares da inteligência emocional e aplicá-los no dia a dia é uma obrigação.

Esses pilares são:

  • autoconhecimento;
  • controle das emoções;
  • empatia;
  • automotivação;
  • relacionamento interpessoal.

Autoconhecimento

Tudo deve começar pelo autoconhecimento, que nada mais é do que o processo de conhecer as emoções e as ações que você toma como resposta aos mais diversos estímulos. Sem medo algum, podemos afirmar que essa é a chave que abre as portas da inteligência emocional.

Contudo, é preciso estar ciente de que o tempo para adquiri-la é gradual, variando de acordo com cada pessoa. Apressar as coisas não ajuda, portanto, é necessário ter paciência e não se desesperar.

Controle das emoções

É sempre bom lembrar que todos nós passamos por situações de estresse. Sejam quais forem, aprender a lidar com elas é o que nos colocará no controle de nossas emoções e na direção correta conforme os acontecimentos do cotidiano.

Nessa linha, uma das recomendações é não pensar em resultados negativos, pelo menos, de imediato. O alicerce é o otimismo, procurando enxergar somente o lado positivo das coisas. Mesmo que haja pontos desfavoráveis, a dica é não se esquecer de que tudo tem uma saída, basta procurar.

Quando sob pressão, a atitude mais importante é tentar manter a calma. Distrações que envolvam atividades prazerosas e que canalizem a ansiedade são de grande auxílio.

Empatia

A empatia também está entre os pilares da inteligência emocional. Pessoas empáticas são aquelas que sabem se colocar no lugar dos outros, reconhecendo os sentimentos e as emoções dos demais e entendendo o porquê de seus comportamentos: são sensíveis e abertas.

Automotivação

De maneira geral, pensar e refletir antes de tomar uma decisão pode trazer uma série de benefícios. Entre eles, está a prevenção de conflitos por conta de um ato mal pensado. Ninguém gosta de se arrepender sobre algo que fez, principalmente quando envolve algum tipo de ofensa ou agressão a um de seus pares.

Ao controlar as emoções e utilizá-las adequadamente, você chegará aos seus objetivos. E é exatamente nesse aspecto que a automotivação entra em cena, pois, tratando-se da inteligência emocional, esse é o pilar que recorda o indivíduo em relação à conscientização dos seus atos.

Relacionamento interpessoal

O último dos pilares é o relacionamento interpessoal. Aqui, a inteligência emocional significa ter boas relações e saber como guiar as emoções dos outros. Em teoria, isso criará, à sua volta, um ambiente positivo capaz de contagiar os demais.

Qual a importância da inteligência emocional para os profissionais de uma empresa?

Pessoas que são emocionalmente inteligentes tendem a ser mais bem-sucedidas em suas vidas, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Compreender e saber lidar com as emoções e os sentimentos é algo essencial por inúmeros motivos.

Ter um dia a dia mais feliz e saudável e não sofrer com os impactos negativos que uma decisão ou atitude mal tomada podem causar é o suficiente para ilustrá-los. Todavia, quando observados o cotidiano, as habilidades, os desafios e as obrigações associadas ao trabalho, a inteligência emocional é importante porque:

  • ajuda no desenvolvimento da liderança;
  • fortalece as capacidades para as tomadas de decisão;
  • melhora a performance profissional como um todo;
  • desenvolve a curiosidade e a automotivação;
  • aprimora a comunicação;
  • aumenta o poder de influência;
  • traz clareza para as metas e os objetivos (pessoais e profissionais).

Como desenvolvê-la na minha equipe?

O que você deve estar se perguntando agora é como desenvolver a inteligência emocional na sua equipe, certo? Pois bem, a questão a salientar, aqui, é que estamos falando de um atributo que não pode ser ensinado, apenas adquirido por conta própria.

Entretanto, uma vez conhecidos os seus pilares de sustentação, fale sobre eles e dê dicas de como poderiam ser desenvolvidos. Por mais que você queira, é impossível ensinar alguém a ser emocionalmente inteligente.

Porém, se puder ajudar, ajude. Como? Orientando os seus colaboradores a melhor conhecerem as suas próprias emoções. Diga a eles para escreverem, em um papel, os sentimentos e comportamentos relacionados a um determinado estímulo, refletindo sobre isso sempre que possível. Entenda que empresas vencedoras são aquelas em que as emoções não estão no controle!

O que achou deste artigo sobre a inteligência emocional? Gostou? Então, não deixe de conferir os benefícios do treinamento personalizado e quando utilizá-lo!

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